Veteranos do rock alternativo, Matthew Caws (Nada Surf) e Juliana Hatfield lançam disco em parceria

Minor_Alps


Bandas paralelas sempre geram uma grande expectativa nos fãs. No ano em que o consagrado disco ‘Give Up’ do The Postal Service (grupo de Ben Gibbard do Death Cab For a Cutie e amigos) completa 10 anos, outro companheiro de cena, Matthew Caws, anuncia um novo projeto batizado de Minor Alps.

O multi-instrumentista nova iorquino que lidera o Nada Surf há 20 anos, decidiu juntar forças em sua nova banda com uma amiga de longa data: Juliana Hatfield. Ela tem passagens por grupos como Blake Babies, Some Girls, The Juliana Hatfield Tree além de uma consistente carreira solo.

Matthew e Juliana já fizeram algumas parcerias ao longo dos anos. Ele participou da faixa ‘Such A Beautiful’ do último álbum solo da cantora lançado em 2008, além dela ter participado de um B-side do Nada Surf no mesmo ano intitulado ‘I Wanna Take You Home’. O bom entrosamento fez com que a ideia de um projeto conjunto amadurecesse, até que neste ano o Minor Alps finalmente virou realidade.

O nome inspirado na infância de Matt – ele foi criado na França antes de fixar-se em Nova Iorque, faz referência a um trecho de uma paisagem dos Alpes que o músico contemplava. Por ser bem mais baixo que sua cordilheira, o local era ironicamente quase sempre esquecido ganhando dele o apelido que batiza a nova banda.

Sobre a razão do paralelo entre esse projeto e o The Postal Service lembrado lá em cima no texto, ele se revela em dois distintos fatores: os recursos musicais e o caráter existencialista dos dois discos. Ambos fazem uso de vocais pop, arranjos de guitarra e elementos de música eletrônica como base.

A diferença fica por parte do talento de Matthew, no qual toca todos os instrumentos do disco em suas 11 faixas e o perfeito casamento entre as vozes. A sintonia é tanta que numa audição mais dispersa do álbum fica difícil distinguir qual dos dois esta cantando, ele ou Juliana Hatfield.

Talvez o que tenha dado a tônica do duo foi exatamente o momento de reflexão sobre a vida de dois músicos veteranos, algo que mostra a química e predestinação desse encontro.

O lançamento mundial do disco de estreia da dupla, ‘Get There’, está marcado para o dia 29 de outubro via Barsuk Records e no Brasil pela Inker Agência Cultural. Eles já têm uma tour de lançamento marcada para o mês de novembro que deve passar por pontuais capitais americanas.



Colaboração feita para a Madmag publicada no dia 16/08/2013.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s