TikTok e ECAD fecham contrato para pagamento dos direitos autorais

 TikTok e ECAD fecham contrato para pagamento dos direitos autorais

Não é de hoje a polêmica da arrecadação dos direitos autorais por parte do TikTok. A rede social famosa pelas dancinhas (e também responsável por viralizar o trabalho de novos talentos), segundo artigo publicado em 2019 no portal Jusbrasil, possuia alguns acordos antigos de licença com as majors Warner, Universal e Sony, no exterior. Porém, no Brasil não existia nenhum acordo com o ECAD, nem licença com nenhuma gravadora, ou produtora, tão pouco editorias ou distribuidoras digitais, assim, até o momento os titulares não tem recebido nada de direitos autorais.


TikTok anuncia partceria com ECAD


O Acordo entre TikTok e ECAD

Nesta quarta-feira (28/07) o TikTok e ECAD anunciam um contrato para o pagamento de direitos autorais no Brasil, garantindo uma nova fonte de receita para compositores, editoras musicais e artistas.

Este acordo inclui ainda o pagamento retroativo pelo uso de músicas na plataforma, estabelecendo uma parceria para o futuro.

“Essa primeira parceria entre o ECAD e o TikTok é mais um importante passo para a indústria da música no Brasil e para os autores e artistas no nosso país. Este acordo não poderia chegar num momento mais oportuno para compositores e artistas, que agora precisam mais do que nunca dessa renda digital. O ECAD vem trabalhando duro para fechar acordos importantes como esse”, comenta Isabel Amorim, superintendente executiva do ECAD.

“Estamos entusiasmados com essa parceria firmada entre o TikTok e o ECAD no Brasil. Com esta cooperação, vamos estimular o crescimento de novas fontes de receita para autores e editores utilizando o dinamismo da nossa plataforma.

Estamos animados para oferecer esse fantástico conteúdo musical para nossos creators incríveis”, reforça José María Escriña, diretor de Licenciamento Musical e Parcerias do TikTok para a América Latina.

Para entender um pouco mais sobre como é feita a distribuição dos repasses, trazemos um infográfico feito pelo G1 abaixo.


10-06-direitos-autorais- ECAD TIKTOK

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *