Radio Color #1 – 10 Bandas Independentes Argentinas que Você Precisa Conhecer

 Radio Color #1 – 10 Bandas Independentes Argentinas que Você Precisa Conhecer

Lista reúne dez bandas independentes argentinas da nova safra

Com inspiração em publicações anteriores do Hits Perdidos e apoio do editor Rafael Chioccarello, nasce uma coluna dedicada especialmente em escavar o que há oculto no mundo da música independente da América Latina.

A Radio Color nasceu como uma página no Instagram, tendo como maior objetivo o rompimento dessa bolha comercial “mainstreaminzada”, e divulgando a infinidade de materiais musicais que se encontram espalhados em nossos países vizinhos e também no mesmo Brasil que vivemos, e que talvez não tenham o devido reconhecimento do seu trabalho.

Radio Color - Bandas Independentes Argentinas

10 Bandas Independentes Argentinas

Hoje nos juntamos ao site (referência em dar voz a músicos independentes, vide nome Hits Perdidos) para compartilhar um pouco o trabalho de algumas bandas espalhadas por aí. Já separei a primeira lista, com os dez primeiros projetos argentinos desta saga, e já aviso: A lista é grande!

1) Fus Delei


Fus Delei - Bandas Independentes Argentinas



Banda formada em La Plata no ano de 2014, que aborda a partir da experimentação o pop, o rock e a música eletrônica, a que ressignificam como “metalpop”. Lançaram em 2017 o álbum “Ideas Para Un Mundo Imaginario”, e neste ano emblemático, ousado e catártico “Dímelo” (para mim, um dos melhores discos do ano). 

2) Rayos de la Niñez


Rayos de la Niñez - Bandas Independentes Argentinas



Banda originária da zona sul da Grande Buenos Aires e formada em 2015. Seu estilo musical, difícil de categorizar, se autoproclama “uwupop” após terem sido marcados dessa forma por um blog.

O som da banda se destaca pela guitarra nostálgica e absolutamente cativante, e pelos vocais de Maty de Planeta Tierra entoando versos românticos e nostálgicos. Dentre diversos singles , um EP e um álbum lançado El Final de Los Veranos, lançaram também em dezembro do ano passado o single “Brodi”, juntamente com um videoclipe onde predominam as referências pop, como videojogos,  séries de TV, pizza e gatos. Impossível não se apaixonar.

3) Weste


Weste - Bandas Independentes Argentinas



As canções de Weste apresentam uma viagem musical e idiossincrática entre Buenos Aires e Montevidéu, mas com um cunho contemporâneo e global que explora o diálogo entre a eletrônica, o chill-hop e o folclore.

Um diálogo experimental, mas fluido, que resiste a ser categorizado e foge do gênero. Definem uma identidade sonora com seu primeiro álbum Vísceras (2015) que os consagrou como uma das revelações Indie do Rio de la Plata. O seu segundo álbum Huestes (2017) tem a co-produção de Pedro Canale. O novo álbum Abanico foi lançado em Abril do ano passado. Mais recentemente lançaram um single em conjunto a Los Pilotos “La Llave Del Juego”.

4) Delfines Entrenados Para Matar


Delfines Entrenados para Matar - Bandas Independentes Argentinas



Grupo de jovens que se caracterizam pelo som enérgico, guitarras impactantes e melodias que flertam com o post punk e o techno. Formada na cidade de La Plata (local com uma cena musical interessantíssima) no ano 2017, lançaram de forma independente um EP de 3 canções “Cafeína”, e um álbum atmosférico e hipnótico no ano passado “Insolación”,  ambientado por um clima praiano e ao mesmo tempo urbano e irreverente (no bom sentido da palavra).



5) Playa Nudista



Banda feminina de punk rock com ares de surf, formada em Buenos Aires. Investem em um som ruidoso e caloroso, com aquele toque de homestudio absolutamente aconchegante.

Lançaram um EP Ruta Hotel que é difícil de escutar só uma vez.

6) Los Bilis


Los Bilis - Bandas Independentes Argentinas



Quinteto eletropunk formado em Buenos Aires no ano de 2015. Em 2017 lançaram seu primeiro EP homônimo, em 2019 o EP Número 2, e no ano passado o single “La Tele”.

Segundo Lapoplife.com, “Los Bilis são o único grupo punk argentino sem guitarrista”. 

7) Norma



Banda formada em La Plata no ano 2002. Lançaram seu primeiro disco independente no ano 2005 Rock2tonos, aclamado pela revista Rolling Stone como um dos 50 melhores do ano. Em 2008 lançam também de forma independente o disco Norma, em 2011, o disco A por Scatter Records/ Sony Music, e em 2015 lançaram o disco “Siguiente”. Atualmente, se encontram em processo de finalizar seu quinto álbum. 

8) Tati Falco



Músico e produtor nascido em Córdoba, Argentina, mas agora radicado em Lucca, Itália. Lançou um álbum em 2016 Providencia, e um EP neste ano (2021) Selva y mar, que será o primeiro volume de uma trilogia.

Os três volumes representam uma viagem, um diário de viagem, parcialmente escrito e com algumas páginas ainda em branco. O caloroso som de Tati Falco visa criar imagens, a partir de informações que foram decantadas durante e após viagens feitas nos últimos anos.

9) Barco



Barco, banda argentina de pop / rock formada em 2011 em Buenos Aires, composta pelo cantor e guitarrista Alejandro Alvarez, o baixista Justo Scipioni, o tecladista e percussionista Ramiro Cremona e o baterista Francisco Alvarez.

Seu primeiro álbum, Before Fainting, que inclui os singles “El No Lugar” e “Sobre La Surface”, tornou-se um sucesso inesperado para a curta vida da banda, ocupando posições de destaque em algumas rádios locais e internacionais. Mais tarde, o single “Atravesarnos” mostrou claramente a variedade de influências e um toque no som da banda. Seu último álbum “Era Es Sera” confirmou esse salto.

O último single “Ey” traz um soft funk absolutamente viciante.

10) Vita Set



Banda formada no início de 2015. Pertencente à nova geração da música argentina, conseguiu posicionar-se na emergente cena La Plata levando o pop como bandeira.

Seu novo álbum Affaire aprofunda a busca, através de uma jornada intensa e fugaz que inclui os singles “Romance de Fin de Semana”, “Entre Líneas”, “Si no hay con quién bailar” e “En Movimiento”.

Gostaram a lista com bandas independentes argentinas? Qual deve ser o próximo país que devemos visitar?

Marina Cananda

Atriz e produtora cultural. Criadora da Radio Color, que nasceu para dar um pouco de voz aos músicos independentes espalhados pela América Latina.

Related post