As Melhores Live Sessions | Março (2025)
Raça tem live session em destaque na lista de Março. – Foto Por: Breno Melo
As Melhores Live Sessions | Março (2025)
O Que São Live Sessions?
Live Sessions tem sido um recurso bastante utilizado pelas bandas e em março não foi diferente. Muito por conta da necessidade de mostrar seu trabalho ao vivo para contratantes. Mas também é uma oportunidade de engajar seu público a comparecer em eventos futuros. Por isso desde 2018 reunimos as mais legais que tem surgido no país.
Confira a lista com as Melhores lançadas em Março (2025); e não esqueça de enviar sua live session lançada nos próximos meses, vai que ela aparece também por aqui!
1) BASE SESSIONS #001 – Raça ft. Gab Ferreira e Marina Nemesio [by Coleta.Lab]
A empresa BASE.CO, fundada em 2020, consolidou-se como um espaço de criação, produção e colaboração para artistas, entre eles Jup do Bairro, Derek, Recayd MOB, Luiza Possi, Clara Valverde, Luedji Luna, no dia 21 de março realizou a estreia do novo projeto audiovisual, Base Sessions, em parceria com a produtora Coleta Lab.
Que participou da estreia foi a banda Raça ao lado das cantoras Gab Ferreira e Marina Nemesio, que participaram de versões especiais de faixas do quarto álbum de estúdio, 27 (leia mais).
“Foi um susto bom”, conta Popoto, vocalista da Raça.
“Recebi uma ligação do Phelipi Sgarbi, da Coleta, perguntando se a gente conseguiria organizar uma session pro dia seguinte. Quando falou que seria no estúdio da Base, ficamos super felizes e decidimos aproveitar ao máximo. Convidamos a Marina e a Gab para trazer um recorte das participações delas no disco. Mesmo sem ensaio e com o Santiago (guitarrista) ausente, topamos o desafio pra não deixar essa oportunidade passar.”, completa
O projeto Base Sessions nasceu de uma vontade antiga da BASE.CO de criar uma série audiovisual com estética única e som de alta qualidade. Para Gustavo Siqueira, produtor musical e sócio da BASE.CO, a colaboração com a Coleta Lab foi essencial: “O Base Sessions surge de uma vontade que sempre tivemos de desenvolver um projeto audiovisual com uma estética única e uma alta qualidade sonora. Já é um projeto que tínhamos em mente há um tempo, mas que só ganhou vida a partir de um convite da Coleta Lab para gravarmos e desenvolvermos em conjunto esse projeto.
É interessante mencionar que esta gravação foi a estreia da sala de gravação do nosso estúdio, que ainda não estava finalizada. Por estar com as paredes lisas, conseguimos fazer projeções em tempo real com a Bells Horemans de VJ, que processava as imagens captadas pela câmera VHS e projetava nas paredes, contribuindo para a vibe da sessão e também para a estética da session como um todo. Estamos muito felizes com o resultado e esperamos que vocês gostem tanto quanto a gente! Tem muitos outros vindo aí!”.
“Achei demais a experiência de gravar um material audiovisual num estúdio, com as projeções ao vivo em VHS, uma estética que me agrada muito, nunca tinha feito. Expectativa é uma música que amo demais, me identifico com o som, e sou fã dos meninos há muitos anos — fã das composições, das letras tão sensíveis, despretensiosas no melhor sentido, uma coisa crua assim, me pega muito!”, comenta Marina Nemesio
“Quando ouvi a música pela primeira vez, eu instantaneamente fiquei envolvida. O Raça é uma banda que eu tinha muita vontade de colaborar. A experiência de gravar a session junto deles foi muito divertida.”, relembra Gab Ferreira
O material tem direção audiovisual da Coleta Lab, projeções ao vivo da Bells Horemans.
“A primeira Base Session é essa do Raça, que são parceiros de longa data e acreditamos muito no som. Nos próximos lançamentos vamos trazer alguns artistas do selo e artistas que estamos trabalhando ativamente aqui no estúdio — podem esperar Dupoint, Banana Kush, Maria Esmeralda e muito mais!”, finaliza Gustavo Siqueira
2) Hurricanes “Over The Moon” (Live Session)
Em março o Hurricanes lançou uma live session gravada no estúdio Space Blues, em São Paulo, onde tocou músicas do novo álbum Back to the Basement (ForMusic Records).
Atração do Best of Blues and Rock no dia 14 de junho, ao lado de Deep Purple e Judith Hill, a banda é composta por pelo guitarrista Leo Mayer, o vocalista Rodrigo Cezimbra, o baterista Guilherme Moraes e o baixista Henrique Cezarino. Para a gravação da live session, a banda contou ainda com Jimmy Pappon nos teclados e Julia Benford nos backing vocals.
3) Corama “Contadores de Farsas”
A artista amazonense Corama escolheu divulgar a inédita “Contadores de Farsas” no dia 21/03 por meio de uma live session. Segundo o material de divulgação, “expressa o que Luiza Ribeiro, a Corama, não conseguiu verbalizar naquele cenário específico, e a canção se manifesta como a resposta que precisava: o inevitável fim daquele ciclo.”
O vídeo foi gravado em locais urbanos de Manaus, como o Aeroclube e o Impact Hub.
“A cena independente de Manaus é cheia de gente talentosa, mas não é fácil. A galera daqui enfrenta um monte de estereótipos, como se a gente só pudesse existir dentro de um molde folclórico. Isso faz com que a cena musical do Norte seja meio esquecida, como se não tivesse o mesmo peso que outras regiões do Brasil.
Ser artista independente em Manaus e ainda por cima LGBT é um desafio enorme. A gente precisa sempre entregar um trabalho impecável, acima da média, só pra ter um mínimo de reconhecimento. Enquanto isso, artistas de outros estados conseguem visibilidade com muito menos esforço. Não é só sobre talento, é sobre quebrar preconceitos e desafiar expectativas”, comenta Corama.
4) Pedra Relógio – Sessão do álbum – Estúdio LaDoBê
Para divulgar o seu álbum de estreia, a Pedra Relógio, de Juiz de Fora (MG) disponibilizou uma live session registrada por Yan Gabriel no estúdio LaDoBê. Por lá eles apresentaram quatro canções presentes no disco, “Pensando Demais”, “Ciranda”, “Se Eu Não Voltar” e “Enforcado”.
“Foi muito divertido fazer esse processo de levar parte do álbum para o ao vivo e registrá-las nesse formato. Pudemos deixar as canções mais próximas de como elas foram criadas, de maneira mais crua, sem adicionar camadas e arranjos extras como costumamos fazer em estúdio e foi muito legal ver que as faixas nos soam bem dessa maneira também.
Um detalhe legal é que a textura vintage do vídeo reflete as inspirações de som desse álbum, que são bandas de rock alternativo dos anos 90. Foram ótimos dias de ensaio e gravação.”, diz Marcelo
5) Brisa Flow @ Cultura Livre
No fim de março, a cantora Brisa Flow que já possuí 3 álbuns de estúdio, passando por estilos como rap, jazz, eletrônico e o neo/soul participou do Cultura Livre, programa apresentado por Roberta Martinelli. Por lá além das músicas, também foi entrevistada para falar sobre a carreira e trajetória.
6) Boogarins – Casarão Sessions
A apresentação dos goianos do Boogarins gravada no ano passado em Piracicaba (SP) teve sua session disponibilizada no Casarão Sessions. O setlist contempla o show em comemoração dos 10 anos do álbum Plantas que Curam.
A captação de som foi realizada por Franco Torrezan e Leo Luca, as câmeras foram operadas por Matheus Fractal, Gabriel Albertini, Franco Torrezan e João Fernando Vieira, a direção de fotografia é de Matheus Fractal.
7) Paula Cavalciuk @ Lobotomia Sessions
Paula Cavalciuk se apresentou no Lobotomia Sessions e teve sua live session disponibilizada no canal.
As imagens são de Luan Lima, Marceli Marques, Rafael Augusto e Thiago Roma, com edição de Rafael Augusto, coloração de Thiago Roma e som por Camilo Pasin e Marcel Marques.
8) Papisa | Lobotomia Sessions
Quem também passou pela Lobotomia Sessions foi a paulistana Papisa, Paula Cavalciuk, também participa da session em feat com a artista.
9) Amabbi, Modestto “Na Rua” (Ao Vivo)
Gravada na Audio, Amabbi lançou uma live session com participação de Modestto para a faixa “Na Rua”.
A artista conta com backin vocals de Fabiano Mascarenhas, Erika Hansen e Jaqueline Vigliatto, Diego Ferreira da Silva, nas guitarras, Robson Lira Barros, no baixo eWashington Ferreira de Sousa, na bateria. Entre as participações especiais estão Dudu MC, FBC e NP Vocal. O vídeo é assinado por Ricardo Luiz de M. Costa, Marcel Carneiro, Fernando Cirillo e Pedro C. Cerqueira, com edição de Raul Machado.
10) SALA VERMELHA: Azzy
A live session produzida pelo MOVIMENTO, canal da parceria entre Rock Danger e UnitedMasters, recebeu a artista Azzy, de São Gonçalo (RJ) em março.
“Estamos muito empolgados com o lançamento da Sala Vermelha. Quando Hideki e Natan nos apresentaram o projeto ficamos muito impressionados com a ideia e todo o trabalho empregado para que fosse executada. Acreditamos que seja um esforço de reunir de maneira estética e dinâmica o que melhor existe na cena urbana e uma excelente oportunidade de revelar novos nomes”, diz Gabriel Miranda, gerente de A&R da UnitedMasters.
11) SALA VERMELHA: Boombeat
Boombeat, de Bauru (SP), que lançou no ano passado METamorFOSE, também participou da live session SALA VERMELHA em março.
12) SALA VERMELHA: Cynthia Luz
Cynthia Luz, de Itajubá (MG), participou da live session SALA VERMELHA em março em faixa produzida por Ribb, WEY e Pedro Lotto.
Qual das Live Sessions | Março (2025) você mais gostou?
Quer ver sua live session na lista do próximo mês?
Não deixe de enviar ao longo de Abril!