Josyara em feat com Margareth Menezes coloca “LadoAlado” lutas do cotidiano
“LadoAlado” une duas gerações pulsantes da Bahia, Josyara e Margareth Menezes
Uma das novas potências da nova geração da música popular brasileira, Josyara, de Juazeiro, encontra uma das vozes mais potentes e marcantes da música brasileira em feat reflexivo e questionador. Ela encontra nada mais nada menos que Margareth Menezes para discorrer sobre o momento delicado enfrentado por todos durante os dias mais obscuros da pandemia.
O novo single chega nesta sexta-feira (22/07) nas plataformas digitais e adianta o novo disco da artista que sairá pela Deck. A inspiração para a composição assinada por Josyara é um momento intenso e de reclusão, no qual as quase 700 mil vidas perdidas ainda doem no coração de milhões de brasileiros.
Neste contexto ela aponta questionamentos tanto sob a esfera como indivíduo como também como coletivo. Coletividade esta que deu forças para enfrentar problemas como a crise sanitária, política, econômica e social.
Em “LadoALado” ela se posiciona sem a necessidade de cravar com questionamentos sobre quem estamos do lado num momento tão frágil da nossa história como humanidade.
A parceria enriquece mostrando como o encontro entre duas vozes potentes, reverberantes e de diferentes gerações conectam as lutas sociais de ontem e de hoje.
“Margareth Menezes é uma das maiores cantoras brasileiras, que representa muito o Brasil, que traz essa força no canto, além de ser uma grande compositora. Sou muito fã. Ela foi muito carinhosa, acolhedora e generosa, dando abertura inclusive para eu dirigi-la no momento da gravação. Foi uma grande honra!”, declara Josyara sobre a oportunidade de dividir vocais com Margareth
Ela está pronta para apresentar o trabalho que trará no lado artesanal e no detalhe percussivo um novo conceito sonoro distinto do elogiado Mansa Fúria (produzido por Junix – BaianaSystem) que abriu tantas portas para a cantora e compositora. Desta vez, inclusive, ela própria assume a produção do disco.
Josyara feat. Margareth Menezes “LadoAlado”
Com percussão característica do pagodão baiano mas sem perder a produção moderna, e refinada, a canção chega com o grito de indignação que clama por união em momentos onde tudo parece estar em queda livre. Algo que o momento da pandemia nos colocou à prova em diferentes momentos. Do abandono e descaso de governantes, passando pela crise econômica e o abalo de ver entes queridos e amigos partindo para outro plano.
“Quem sustentará o meu sofrimento / Quem se importará com a minha dor?” deixa clara a revolta e a vontade de reconhecer quem realmente não deixou de apoiar os outros. O reconhecer os aliados em uma luta que não parece ter fim, entre o abandono, a repulsa, a fuga da responsabilidade, onde a vida parece valer a cada dia cada vez menos. A voz de Margareth Menezes traz ainda mais à tona o lado politizado e consciente social das lutas sociais espalhadas pelo país, estão tão necessárias para reconstruir a nação que queremos.
Letra
Quem sustentará o meu sofrimento
Quem se importará com a minha dor
Quem suportará quem eu sou
Quem tá lado a lado
Lado a lado
Rasgando a goela
Lado a lado
Soltando feras
Lado a lado
Irmãs distantes
Lado a lado
Sambando alegre
Lado a lado
Enfrentam a guerra
Lado a lado
Do abandono
Lado a lado
A importância da cor
(Quem foi que disse, quem ordenou)
Seja lá quem for
(Quem foi que disse, quem ordenou)
To canto que eu vou
(Quem foi que disse, quem ordenou)
A importância da cor
Ficha Técnica
Produção musical, base, arranjo, violão e voz: Josyara
Percussão: Icaro Sá, Jadson Xabla e Gabriel Santana
Baixo: André Vasconcellos
Mixagem: Otavio Carvalho (Submarino Fantástico)
Masterização: Carlos Freitas
Gravadora/Editora (Deck)
Gravação| Fevereiro 2022 e Maio de 2022 Tadeu Mascarenhas (Casa das Máquinas, Salvador/BA)
Matheus Gomes (Deck, Rio De Janeiro/RJ)
Foto da Capa: Maria Mango
Design: Pedro Tré Hansen