Christine Valença desafia narrativas distorcidas em “Bubblegum Stadium”, seu novo clipe

 Christine Valença desafia narrativas distorcidas em “Bubblegum Stadium”, seu novo clipe

Christine Valença no videoclipe para “Bubblegum Stadium”. – Foto: Reprodução/YouTube

“Bubblegum Stadium” ganha videoclipe dirigido por Juliana Colinas

A cantora, compositora e multi-instrumentista, Christine Valença, volta a dar as caras por aqui com mais um novo lançamento em Première no Hits Perdidos. No ano passado mesmo tivemos a oportunidade de apresentar uma versão de “John Riley” por aqui (confira). Seu som costuma flutuar por diversos gêneros musicais, entre eles o soul, bossa nova, yé-yé, garage rock, funk setentista, folk e a MPB.

Após lançar seu álbum de estreia, Lentes de Âmbar (2023), em junho do ano passado a cantora disponibilizou o split Recomeçará com uma versão da faixa presente em sua estreia, no lado A, e “Lãs de Abril”, no lado B.

Agora, para complementar o lançamento do single “Bubblegum Stadium”, é a vez de soltar no mundo em primeira mão por aqui o videoclipe para a faixa que marca uma nova fase na carreira da artista carioca. Ela mesma brinca que a sonoridade seria meio “samba rock alternativo”. Já no campo lírico, parece que a enxurrada de fake news, entre falsos portais jornalísticos, montagens de inteligência artificial e correntes de WhatsApp, ganham luz em uma crítica direcionada à artificialidade.


Christine Valença - Still do Videoclipe Bubblegum Stadium - Foto Reprodução YouTube
Christine Valença no videoclipe para “Bubblegum Stadium”. – Foto: Reprodução/YouTube

Christine Valença “Bubblegum Stadium”

A respeito do momento da criação, ela conta como os baluartes da música brasileira a inspiraram.

“Escrevi a música durante um longo período de experimentos, tentativas e erros, em torno da voz e do violão ritmado, ainda quando fechava as músicas que entraram no meu primeiro álbum autoral. Gostei dessa possibilidade que foi surgindo e meu inspirei um pouco no jeito de cantar do Jorge Ben Jor, e do (Gilberto) Gil, sempre grandes referências para mim”, disse Christine.

Os limites da liberdade de expressão, entre desinformação e manipulação das massas, em um mundo cada vez onde a informação corre mais rápido que a apuração dos fatos, acabam ecoando na composição que ressoa como um grande desabafo.

“Então a música nasceu desse desejo de me aprofundar no ofício mesmo de compor, e a música se constrói nesse olhar bem atual, bem afiado, maturado sobre as diferenças, plasticidades, a autonomia nos nossos tempos, tratando um pouco do debate em torno da liberdade, da natureza da liberdade de expressão, que se fazem sensíveis nesse mundo altamente conectado. “Bubblegum” traz essa atitude de não baixar a cabeça, de se agarrar à nossa cultura com unhas e dentes”, finaliza a artista carioca.

“Bubblegum Stadium” teve videoclipe dirigido por Juliana Colinas para retratar justamente a amplitude da composição. São várias metáforas que incrementam a narrativa visual, entre o peixe que representa o cardume cerceado em um aquário (a sociedade), a mente do mal que desinforma e o meio como a mensagem é passada para frente. A distorção da narrativa na tela ganha cores vibrantes e dominadas pela artista que assume o controle, e consequentemente, o papel de vilã, transitando entre o nebuloso e o descompasso das redes.

“Trabalhamos com o conceito de manipulação, comunicação distorcida, onde Christine traz a intervenção das informações que chegam para um peixe e o peixe simboliza a nossa sociedade, como ela recebe as informações sempre por meio de alguém” – explica a diretora.



Ficha Técnica (videoclipe):

Direção-Geral: Juliana Colinas/Lagar CC
Direção de Arte: Paulo Ricardo Miranda
Produção: Barbara Nadai
Assistência de Produção: Jenni Lemos
Finalização/Cor: Matheus Maia
Créditos: Matheus Maia
Still: Ana Moraes
Câmera: Juliana Colinas/Lagar CC
Edição de Vídeo: Juliana Colinas
Direção de Movimento: Larissa Fernandes
Assessoria Artística: Bruno Bellini
Marketing Digital/Mídias Sociais: Coda Content
Maquiagem e Cabelo: Thiogo Andrade
Locação: Terra Mater e Parque de Gericinó

error: O conteúdo está protegido!!