Carismático, Macca (apelido de Paul McCartney) tenta algumas palavras em português,
chama John Lennon de “Mano” e George Harrison de “parça”.
Na terça-feira (15), primeira noite (esgotada) de duas, no Estádio Allianz Parque, em São Paulo, não poderia começar de melhor forma senão com o DJ Chris Holmes. O parceiro de Paul McCartney iniciou os trabalhos com “Para Lennon e McCartney” de Milton Nascimento, e uma homenagem a Rita Lee com sua versão de “In My Life”.
Quem conhece e já foi em algum show de Sir Paul McCartney sabe que não costuma atrasar – afinal já foram 36 apresentações no país desde 1990 e ao final dessa turnê terá atingido a marca de 39 shows no Brasil -, mas dessa vez, ocorreu um atraso de 30 minutos. O atraso foi por um motivo nobre – estender o tempo que os fãs poderiam entrar no estádio por conta do trânsito caótico da região. No telão, era exibida uma timeline da carreira do cantor dos primórdios a atualidade, causando uma certa ansiedade aos fãs na pista.
Milton Nascimento esteve presente no show a convite da produtora e publicou em suas redes sociais
Aos 82 anos, Paul McCartney segura a peteca de uma grande apresentação com suas 3 horas de duração, mesmo menos agitado que das últimas vezes, mas bem entusiasmado com a plateia. Em momentos de troca de instrumentos, ele fazia dancinhas para entreter o público.
O setlist, sempre protocolar, não deixou de emocionar o público e trazer histórias como em “Let Me Roll It”, música dos Wings, que encerrou com uma jam de “Foxy Lady” de Jimi Hendrix, já emendando a história de quando o conheceu nos anos 60. Também foi a primeira vez que presenciamos ao vivo a “nova” faixa lançada em novembro do ano passado “Now And Then”, que utilizou tecnologias de IA para recuperar áudio de takes de John Lennon. Com certeza um dos pontos mais altos e emocionantes de toda a apresentação, acompanhado do telão que exibiu o clipe da música.
Macca arriscou o português entre canções para interagir melhor com o público – “Essa noite vou tentar falar um pouquinho de português”, e assim arriscou frases como “O pai ta on!”, chamou John Lennon de “mano” em sua homenagem com “Here Today” e “Something” ao seu “parça” George Harrison. Em “Hey Jude”, Paul pediu para os “manos” cantarem o refrão e depois só as “minas”.
Com um setlist cheio de hits, ainda houve espaço para a primeira música composta por ele e John Lennon “In Spite Of All The Danger”, quando ainda se chamavam Quarrymen. Sempre oscilando entre faixas dos Beatles e carreira solo, Paul ainda homenageou sua esposa Nancy Shevell, que estava presente, com a faixa “My Valentine” do disco Kisses On The Bottom.
Outro ponto alto do show -sem perder fôlego no bis – que a tecnologia permitiu acontecer foi em “I’ve Got A Feeling”, com um dueto virtual entre Paul e John no telão, retirado do concerto clássico no topo da sede da gravadora Apple. Paul ainda seguiu com “Birthday” homenageando todos os que estavam fazendo aniversário no momento, “Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band (reprise)”, “Helter Skelter”, “Golden Slumbers”, “Carry That Weight” e “The End”.
É sempre impressionante notar como Paul ganha novos fãs a cada apresentação, com uma pista cheia de crianças, adolescentes, millennials e mais velhos. Todas as gerações estão ali para presenciar mais uma apresentação histórica. No fim, Paul diz que já quer voltar ao país e crava “best crowd on the planet”.
Sempre temos a sensação de que talvez seja a última apresentação, mas Paul não parece sentir tanto os efeitos do tempo e torcemos para novas apresentações em que novas gerações ainda possam o ver. Hoje, dia 16, você tem mais uma chance.
Hard Days Night
Juniors Farm
Letting Go
Drive My Car
Got To Get You Into My Life
Come On To Me
Let Me Roll It
Getting Better
Let Em In
My Valentine
1985
Maybe I’m Amazed
I’ve Just Seen A Face
In Spite Of All The Danger
Love Me Do
Dance Tonight
Blackbird
Here Today
Now And Then
New
Lady Madonna
Jet
Mr Kite
Something
Obla Di Obla Da
Band on the Run
Get Back
Let It Be
Live and Let Die
Hey Jude
I’ve Got A Feeling
Birthday
Sgt Pepper reprise/Helter Skelter
Golden Slumbers
Carry That Weight
The End
This post was published on 16 de outubro de 2024 11:48 am
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