Internacional

Catarse coletiva marca o show do The Lemonheads em São Paulo

The Lemonheads em São Paulo, show lotou o Cine Joia em noite memorável

Quando foi anunciado o show do The Lemonheads em São Paulo, pouco mais de um ano da série de shows do Evan Dando no Sesc Avenida Paulista, foi inevitável resgatar memórias daquela ocasião. Até porque aquela apresentação foi longe de ser tranquila. O músico nascido em Boston é famoso por seu comportamento, entre dias de fazer shows perfeitos e dias onde tudo pode acontecer, até mesmo desavenças e perder totalmente o controle da apresentação.

Brigão por natureza, a formação que veio ao país para essa série de shows especial que contempla em seu setlist majoritariamente canções dos discos It’s a Shame About Ray (1992) e Come On Feel The Lemonheads (1993), está longe de ter em sua companhia os membros da formação original. Ao todo já passaram 24 integrantes ao longo dos 38 anos de atividades do grupo (tendo um hiato de 6 anos, de 99 a 2005).


Evan Dando no show do The Lemonheads em São Paulo – Foto Por: Rafael Chioccarello

Sobre essa natureza cáustica dos Lemonheads, em seus shows, dá até para fazer um paralelo com o The Replacements. A banda de Mineápolis também conseguia ser em um dia brilhante, na execução ao clima favorável, como também entregar um show onde as piadas, desaforos e arruaças ganhavam mais o primeiro plano que qualquer outra coisa.

Basta ouvir os bootlegs e conferir os vídeos da época em que o grupo esteve em atividade para entender. Outro ponto que liga as duas bandas, além de estarem presente no mesmo período da febre do College Rock, ao lado de grupos como Hüsker Dü, Pixies e Sebadoh, é o fascínio por covers.

Se muitos associam o Lemonheads a versão de “Mrs. Robinson”, originalmente do Simon & Garfunkel, em que em entrevista para o Hits Perdidos admite odiar o cover, mas gostar de ter sido inclusivo em filmes, era uma caixinha de surpresas assistir a um show dos Replacements e ganhar de bônus 40 segundos de alguma música dos Rolling Stones ou dos Beatles, ou do T. Rex, ou até mesmo do Mötley Crüe. Eles têm um disco todo chamado The Shit Hits the Fans e várias bonus tracks ao longo da carreira. Procure saber!

Com os Lemonheads não é muito diferente, “Luka”, aparece em Lick, “Brass Buttons”, do Gram Parsons, se faz presente em Lovey, “Skulls”, dos Misfits aparece em “Favorite Spanish Dishes” e o hit “Into Your Arms”, do Love Positions, é um grande exemplo como eles podem ser bons em um repertório de uma banda.

Este recurso aparece no show, de 27 músicas, em três momentos. “Frank Mills”, do Galt MacDermot, “Into Your Arms” do Love Positions e “Will You Love Me Tomorrow?” da estrela Carole King.


The Lemonheads no palco do Cine Joia. – Foto Por: Rafael Chioccarello

Mas bem diferente do show do SESC Avenida Paulista, onde Evan Dando, discutia com a produção e derrubou todos os equipamentos quando a equipe do SESC informou que o tempo do show estava esgotado, o músico que atualmente reside na Serra da Cantareira, fez um show memorável no formato power trio no Cine Joia.

Com pouco tempo para conversa e histórias, como foi na última apresentação por aqui, a turnê que terá uma longa perna nos Estados Unidos, anunciada nos últimos dias, mostrou uma banda coesa e com sangue nos olhos. Evan Dando fez com que o público quisesse pagar o ingresso duas vezes.

O estilo caladão era contraposto com a fúria por querer entregar o máximo de músicas possível em sua apresentação. O que resultou em um show com afiadas quase 30 músicas em seu plantel. Mal tinha tempo para respirar e já era emendada uma canção em cima da outra.

A sequência inicial, para terem uma ideia, já contava com “Confetti”, “It’s a Shame About Ray”, “Rudderless” e “My Drug Buddy”, isso em menos de 20 minutos de apresentação. Se no show de Belo Horizonte, de uma mini-turnê nacional que passou também por Florianópolis, não teve “Bit Part”, no show na Liberdade teve e essa foi entoada por fãs em sua maioria 40+ que lotaram a casa.

É inegável como o arsenal de hits sustenta o show de forma tranquila, quem tem faixas como “Ceiling Fan in My Spoon”, “Being Around”, “Favorite T” e “It’s About Time” sabe que sustenta. Ainda mais com a vontade que estava de fazer aquele show. A sensação é que o músico mal piscava e logo entrava outra música. Teve até momento onde Dando foi tocar baixo e depois violão, o músico teve um dia de showman.

A volta para o bis, depois de 25 músicas, é a maior prova de que Evan Dando e sua gangue, queriam entregar um show digno para ficar na memória. Até por isso, fechar com “If I Could Talk I’d Tell You” foi um tanto quanto simbólico. Desta forma, a sensação que fica é de quem viveu esse momento, viveu bem vivido.


Apresentação do The Lemonheads teve 27 músicas no total com direito a 3 covers. – Foto Por: Rafael Chioccarello

Setlist The Lemonheads em São Paulo (Cine Joia, 19/07/2024)

Rockin Stroll
Confetti
It’s a Shame About Ray
Rudderless
My Drug Buddy
The Turnpike Down
Bit Part
Alison’s Starting To Happen
Hannah & Gabi
Kitchen
Ceiling Fan in My Spoon
Frank Mills (Galt MacDermot cover)
The Great Big No
Into Your Arms (Love Positions cover)
It’s About Time
Down About It
Paid to Smile
Big Gay Heart
Style (Evan no baixo)
Rest Assured
Being Around
Favorite T
Dawn Can’t Decide
Fear of Living
Hospital

Encore:
Will You Love Me Tomorrow? (Carole King cover) (com solo do Evan)
If I Could Talk I’d Tell You

This post was published on 21 de julho de 2024 1:30 pm

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Renata Swoboda lança clipe apolítico para “Meu Dengo ♥️” às vésperas do segundo turno das eleições

Após lançar na sexta (18) o single "Meu Dengo ♥️", a artista catarinense Renata Swoboda…

23 de outubro de 2024

C6 fest anuncia line-up da 3ª edição com Nile Rodgers & Chic, Air, Wilco, Pretenders, Gossip, The Dinner Party, English Teacher e mais

C6 Fest chega a sua terceira edição com line-up de peso Após a primeira edição…

22 de outubro de 2024

Paul McCartney encerra passagem pelo Brasil em Florianópolis

No sábado (19), Paul McCartney fez a última apresentação da atual passagem da Got Back…

21 de outubro de 2024

Fin Del Mundo mergulha nas profundezas em “Hicimos crecer un bosque”

Que a cena de rock argentino é bastante prolífica não é nenhuma novidade. Após lançar…

18 de outubro de 2024

Maria Beraldo reflete sobre identidade de gênero e explora timbres em “Colinho”

Não parece, mas já se passaram 6 anos do lançamento de CAVALA (RISCO), álbum de…

18 de outubro de 2024

Dora Morelenbaum explora as curvas sonoras em “Pique”

Após o fim do ciclo ao lado da Bala Desejo, os músicos têm retomado suas…

18 de outubro de 2024

This website uses cookies.