Nacional

Bruna Pena busca através da sinestesia cravar sua identidade em “Destrambelhada”

“Destrambelhada” é o primeiro single a ser revelado do EP de estreia de Bruna Pena 

Hoje é dia de conhecer o trabalho da cantora, compositora, designer, roteirista e diretora audiovisual, Bruna Pena. Natural de Curitiba (PR) ela já está na música há 15 anos, tendo já integrado das bandas Janela Oval, Six Pack Squad e Hot Beigal Shop. Desde 2022, ela, que também fundou a produtora Salted Films, iniciou sua carreira solo e agora está prestes a lançar seu primeiro EP.

A busca pela autenticidade e fuga de rótulos é o que norteia o single que antecipa o EP de estreia projeto, “Destrambelhada”. É por meio da desordem, quebra rítmica e joguetes que a faixa traz consigo o tom anárquico para cravar sua identidade.

“Esse estigma me acompanhou durante muito tempo, principalmente na infância. Era ruim porque me fazia não querer ser quem eu era. Então, a música surgiu como uma maneira de me apropriar dessa ideia para criar outras percepções sobre mim e sobre o que é certo ou errado em ser mulher, questionando padrões sociais e até mesmo o que é ser bonita, por exemplo”, ela explica.

A primeira mostra do vindouro EP, tem letra e melodias compostas por Bruna, e produção da instrumentista, professora e arranjadora, Érica Silva, ela que ficou nacionalmente conhecida por ter integrado a banda conterrânea, Mulamba.

A sinestesia também faz parte deste capítulo da carreira da multi-artista que brinca com as curvas da música, e suas possibilidades, de efeitos, beats e mixagem para ir do introspectivo a exaltação. Ela explica que as vivências em seus projetos, além da música, culminaram criativamente nesta entrega.

“Eu quis contar a história através das sensações despertadas pela harmonia da música baseada nas minhas vivências no audiovisual”, Bruna Pena explica.


Bruna PenaArte Por: Fernanda Simões & Bruna Pena

O Processo Criativo de “Destrambelhada”

“Eu não levei músicas de referência para a Érica, eu levei vídeos pra ouvirmos o desenho de som.”

A respeito da composição, ela quis explorar justamente a construção da palavra e sua sonoridade: “destrambelhada era uma palavra que já tinha uma fonética e sonoridade interessantes.”

Bruna complementa: “Trabalhei com repetições para criar uma sensação de trava-línguas, e a melodia foi feita sem o acompanhamento de um instrumento. Sinto que assim eu tenho mais liberdade criativa porque conheço muito mais a minha voz do que o violão, então crio pensando no ritmo das palavras e das sílabas.”

Para dar ainda mais força para a faixa, Bruna escalou um grupo de artistas formado por Klüber, Mayah, Noe Carvalho, Rubia Divino e Uyara Torrente (A Banda Mais Bonita da Cidade) para compor o coro.

“Acredito que isso reforçou o simbolismo da música. Era importante reunir outras vozes e subjetividades para construir essa história. Em algum lugar, todas compartilhamos angústias similares”, reflete a artista.

Como produtora audiovisual, claro que o visualizer não ficaria fora do processo, e ela foi buscar justamente na infância a inspiração.

Lembrando dos recortes de revistas que decorava os cadernos, ela utilizou técnicas de stop motion e colagem para realizar sobreposição analógica e digital das imagens, e assim chegar onde queria. Alternando com takes das artistas cantando junto, assim, transformando em uma experiência coletiva.

 “Eu sou cantora-diretora, essas duas coisas se interseccionam naturalmente no meu trabalho”, finaliza



O EP, ainda sem nome, será lançado ainda este ano em parceria com Henrique Geladeira.

Bruna Pena fará shows de lançamento do single em Curitiba (dia 29/03, Camaleão Cultural) e em São Paulo (dia 30/03, na Jai Club).

This post was published on 27 de março de 2024 9:00 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Terno Rei revela o single duplo “Nada Igual / “Viver de Amor” com diferentes inspirações

Novidade em dose dupla! É o que o Terno Rei entrega para os fãs nesta…

20 de fevereiro de 2025

terraplana vê a memória se esvair em “hear a whisper”, parceria com Winter

"hear a whisper", parceria com a Winter, é o segundo single do novo álbum a…

18 de fevereiro de 2025

Festival Cecília Viva 2025: Entre a Resistência e o Recomeço

Há espaços que transcendem a ideia de apenas paredes e um palco. A Associação Cultural…

18 de fevereiro de 2025

Uma noite (inesquecível) com Marina Lima

Imagina só: numa noite de muita sorte, você tem um date com uma das maiores…

17 de fevereiro de 2025

Sting canta sucessos do The Police e da carreira solo no Parque Ibirapuera

Sting é daqueles artistas que tem uma história com o Brasil. A turnê da América…

17 de fevereiro de 2025

Os Melhores Clipes Independentes | Janeiro (2025)

Confira os melhores clipes independentes | Janeiro (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

13 de fevereiro de 2025

This website uses cookies.