“Destrambelhada” é o primeiro single a ser revelado do EP de estreia de Bruna Pena
Hoje é dia de conhecer o trabalho da cantora, compositora, designer, roteirista e diretora audiovisual, Bruna Pena. Natural de Curitiba (PR) ela já está na música há 15 anos, tendo já integrado das bandas Janela Oval, Six Pack Squad e Hot Beigal Shop. Desde 2022, ela, que também fundou a produtora Salted Films, iniciou sua carreira solo e agora está prestes a lançar seu primeiro EP.
A busca pela autenticidade e fuga de rótulos é o que norteia o single que antecipa o EP de estreia projeto, “Destrambelhada”. É por meio da desordem, quebra rítmica e joguetes que a faixa traz consigo o tom anárquico para cravar sua identidade.
“Esse estigma me acompanhou durante muito tempo, principalmente na infância. Era ruim porque me fazia não querer ser quem eu era. Então, a música surgiu como uma maneira de me apropriar dessa ideia para criar outras percepções sobre mim e sobre o que é certo ou errado em ser mulher, questionando padrões sociais e até mesmo o que é ser bonita, por exemplo”, ela explica.
A primeira mostra do vindouro EP, tem letra e melodias compostas por Bruna, e produção da instrumentista, professora e arranjadora, Érica Silva, ela que ficou nacionalmente conhecida por ter integrado a banda conterrânea, Mulamba.
A sinestesia também faz parte deste capítulo da carreira da multi-artista que brinca com as curvas da música, e suas possibilidades, de efeitos, beats e mixagem para ir do introspectivo a exaltação. Ela explica que as vivências em seus projetos, além da música, culminaram criativamente nesta entrega.
“Eu quis contar a história através das sensações despertadas pela harmonia da música baseada nas minhas vivências no audiovisual”, Bruna Pena explica.
“Eu não levei músicas de referência para a Érica, eu levei vídeos pra ouvirmos o desenho de som.”
A respeito da composição, ela quis explorar justamente a construção da palavra e sua sonoridade: “destrambelhada era uma palavra que já tinha uma fonética e sonoridade interessantes.”
Bruna complementa: “Trabalhei com repetições para criar uma sensação de trava-línguas, e a melodia foi feita sem o acompanhamento de um instrumento. Sinto que assim eu tenho mais liberdade criativa porque conheço muito mais a minha voz do que o violão, então crio pensando no ritmo das palavras e das sílabas.”
Para dar ainda mais força para a faixa, Bruna escalou um grupo de artistas formado por Klüber, Mayah, Noe Carvalho, Rubia Divino e Uyara Torrente (A Banda Mais Bonita da Cidade) para compor o coro.
“Acredito que isso reforçou o simbolismo da música. Era importante reunir outras vozes e subjetividades para construir essa história. Em algum lugar, todas compartilhamos angústias similares”, reflete a artista.
Como produtora audiovisual, claro que o visualizer não ficaria fora do processo, e ela foi buscar justamente na infância a inspiração.
Lembrando dos recortes de revistas que decorava os cadernos, ela utilizou técnicas de stop motion e colagem para realizar sobreposição analógica e digital das imagens, e assim chegar onde queria. Alternando com takes das artistas cantando junto, assim, transformando em uma experiência coletiva.
“Eu sou cantora-diretora, essas duas coisas se interseccionam naturalmente no meu trabalho”, finaliza
O EP, ainda sem nome, será lançado ainda este ano em parceria com Henrique Geladeira.
Bruna Pena fará shows de lançamento do single em Curitiba (dia 29/03, Camaleão Cultural) e em São Paulo (dia 30/03, na Jai Club).
This post was published on 27 de março de 2024 9:00 am
As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…
"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…
M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…
Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…
215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…
55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…
This website uses cookies.