Papisa vivencia os limites entre o real e a ilusão no videoclipe para “Amor Delírio”; faixa tem feat. de Luiza Lian
“Amor Delírio”, terceiro single do novo disco da Papisa ganha clipe dirigido por Lucas Mooluscos
Após lançar Fenda (2019) Rita Oliva, conhecida pelos projetos Cabana Café e Parati, que assina seus projetos como Papisa, está prestes a apresentar seu segundo álbum de estúdio. Nesta quinta-feira (29) é a vez de realizarmos a Premiere do terceiro single do vindouro disco homônimo.
“Amor Delírio” tem produção musical de Felipe Puperi (Tagua Tagua) – que por aqui você pode ler uma leitura de tarôt da artista sobre o disco do Tagua Tagua (a nem tanto tempo assim) – além da participação de Luiza Lian, um dos nomes mais aclamados da cena indie brasileira contemporânea.
O lançamento do álbum homônimo está sendo realizado em parceria com o selo espanhol Costa Futuro [Queralt Lahoz (Espanha), Lucia Tacchetti (Argentina), Atalhos (Brasil) ou El Culto Casero (Paraguai)].
O amor & as estações do ano
A canção trata de brincar com as estações do ano usando como recurso as metáforas para descrever o desenvolvimento dos sentimentos. Da intensidade aos esvaziamento, tudo isso para de certa maneira deixar mais leve o fim de um amor de verão. Tudo isso de forma leve, mas sem perder a intensidade das emoções.
As linhas psicodélicas das guitarras criam ambiências feito um travesseiro onde a cabeça se agarra para refletir sobre tudo. O sentimento de saudade também mora nos versos, reverb e delay quando Papisa vocaliza “Quando o verão voltar…”
“Amor Delírio é uma canção que fala de um relacionamento que teve suas fases e se desgastou e retrata o exato momento em que a gente constata que está pronto para terminar. Ela foi produzida e gravada em São Francisco Xavier em uma imersão, junto com o resto do disco. A música tem uma malemolência imersiva e um groove saudosista, diria que transborda uma desilusão esperançosa.”, reflete Papisa
Sobra a parceria Luiza Lian que teve recentemente o show de 7 Estrelas | quem arrancou o céu? eleito como o show do ano pela APCA comenta:
“Minha conexão com a Papisa já é antiga, vejo as nossas trajetórias na música, na cena independente de São Paulo, são paralelas. Eu gosto muito do trabalho dela. Esse feat me fez lembrar de um lado meu que ficou de lado nesses últimos trabalhos, mas que eu amo, da relação com o rock, com o jazz. A gente se encontra nesse lugar também, de tentar achar as flores no asfalto dessa cidade nossa, com um pouco de magia e um pouco de psicodelia.”
Papisa feat. Luiza Lian “Amor Delírio”
Amor ou delírio, é essa a grande questão presente no videoclipe, entre memórias e possíveis desfechos. A intensidade ganha as telas com muita delicadeza e contornos. A fotografia é um dos grandes destaques do vídeo que faz um paralelo entre o real e o universo onírico.
Entre olhares, passagens e introspecção, elementos como estrada, fogo, fuga da realidade e memórias turvas, criam uma atmosfera que aproxima o espectador de todo sentimento envolvido. Os fragmentos, entre o real e a ilusão, dão asas a todas as possibilidades de novas narrativas que aquela relação poderia ter, ser ou até se desenvolver, mas que devido ao desfecho que a vida tratou de escrever: nunca ganhará a luz do dia.
O vídeo teve a direção de Lucas Mooluscos, que assina o roteiro ao lado de Ana Mori, direção de fotografia de Pedro Saviolli e participação do ator Rafael Américo contracenando com Rita.
“Amor delírio é um videoclipe que narra uma aventura de memórias, coisas construídas pelo amor e re-construídas pelo delírio. Uma saudade não falada, um devaneio do intenso sentimento do amor. Quando a Papisa me chamou para roteirizar e dirigir esse filme pensamos várias obras que traziam o tema do amor delírio, sendo a principal referência “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” filme de Michel Gondry, que foi um diretor inspiração para vários caminhos que o filme tomou. Conversamos muito também sobre obras de arte que retratam o tema como “os amantes” do René Magritte, “o beijo” de Gustav Klimt. Assim fomos construindo essa narrativa composta por memórias que se seguem através de uma linha narrativa que passeia entre o real e irreal.
Junto com a nossa diretora de arte Ana Mori construí esse roteiro que tinha como base uma road trip de um trajeto já feito pela personagem em algum momento, essa estrada se torna cada vez mais familiar a ponto de memórias se tornarem muito vívidas.
Assim aterrizamos numa linguagem fotográfica analógica. Com a ajuda do Pedro Saviolli nosso diretor de Fotografia, escolhemos lentes clássicas da Nikkor para trazer esse look nostálgico para o filme.
Buscamos trazer símbolos opostos durante o filme todo, como a água e o fogo, o inverno e o verão, tendo em mente que a grande jornada do amor se trata de um grande conflito e abraço entre opostos. A letra da música e as instrumentalizações sensoriais que elas trazem guiaram a linguagem do filme para que trouxéssemos uma história que mostrasse que nada é para sempre, mas que em algum lugar entre o delírio e a realidade tudo pode ser para sempre.”, conta Lucas Mooluscos
Sobre as referências ele completa: “Quando a Papisa convidou-me para roteirizar e dirigir o clipe, pensamos sobre várias obras que traziam o tema do amor delírio, e a principal referência foi o filme ‘O Despertar da Mente’, de Michel Gondry. Conversamos também sobre obras de arte, como ‘Os amantes’, de René Magritte, e ‘O beijo’, de Gustav Klimt. Assim, construímos esta história composta por memórias que passeiam entre o real e o irreal”
Para fechar um bônus de um relato bastante divertido, e pessoal, da artista sobre o vídeo:
mostro o clipe novo pra minha mãe (é uma historia romântica) e ela:
mas filha, vc parece mais apaixonada que ele (o ator). foi ele que terminou com vc? tá tudo bem?
mães.
— Rita Oliva (@papisabrisa) February 28, 2024
Ficha Técnica do clipe
Produtora: Mooluscos Filmes
Direção: Mooluscos
Roteiro: Mooluscos e Ana Mori
1⁰ Assist. de direção: Giulia Araújo
Produção executiva: Pedro Saviolli e Mooluscos
Produção de Set: Jota Sant’anna
Assist. Produção: João Pedro Barile
Direção de Fotografia: Pedro Saviollii
1⁰ Assist. de câmera: Desirée Vasconcelos
Gaffer: Humberto Catta Preta
Drone: Desirée Vasconcelos
Direção de arte: Ana Mori
Asist. de Arte e styling: Araíne Calegare
Maquiagem e Beleza: Bia Borghi e Ana Mori
Elenco: Papisa e Rafael Américo
Making of: Amilcar Neto
Catering: Isabela Molinari
Assist. Catering: Araíne Calegare e Bia Borghi
Edição: Mooluscos
Edição material de apoio: Juan Pablo Carrascosa
Color Grading: Pedro Saviolli
VFX: Caio Campos
Apoio: 22 Locações
Letra “Amor Delírio”
o risco é grande no verão
quando o sol demora pra se pôr
era um encontro breve
até se tornar, amor delírio
uma noite vira uma semana
já passou um mês
você não sai da minha cama
até o outono invadir o verão
e meu suspiro não ser por prazer
até o outono invadir o verão
o vento seco acelera
minha confissão
tem vida lá fora
e eu não vou morrer por dentro
uma noite em claro
passa a vida inteira
sem você na minha cabeça
sei que o inverno chegou pra nós dois
você já sabe o que eu quero dizer
o compromisso fica pra depois
quando o verão voltar
só se o verão voltar
Turnê norte-americana
Papisa embarca em março para shows em uma turnê estadounidense em março. Ela que passa pelo SXSW, em Austin, e o Treetfort Fest, em Boise. Confira todas as datas!