Victor Fortes homenageia pequena cidade da Itália em “Bella Panzano”
O músico sorocabano Victor Fortes iniciou já alguns anos a sua caminhada com seu projeto Pobre Orfeu. Nele o jovem músico procura articular influências bastantes distintas para criar sua própria identidade. Para ter uma ideia o som vai do folk ao garage rock, ele mesmo diz que as bandas que influenciaram os primeiros dias foram King Gizzard and The Lizard Wizard e Ty Segall.
Até o momento ele disponibilizou três álbuns distintos, até por isso podemos fazer um paralelo criativo com os australianos citados. O primeiro foi Feio Por Fora (2020), e os outros dois foram lançados em um intervalo de 6 meses; Quimera (2022) e Projetar e Espalhar (2022). Já que cada um explora um universo e sonoridades diferentes, talvez até um pouco pelo efeito da pandemia onde muitos músicos tiveram tempo para produzir e testar bastantes experimentos.
Outro aspecto a se ter em mente é como ele participa de todos os processos em suas criações. Por exemplo, em seu novo single, ele foi o responsável pela gravação, mixagem, masterização e a arte da capa. Evidenciando como produzir arte independente tem seus momentos em que é necessária a autogestão, arregaçar as mangas e pouco glamour.
Nesta quinta-feira (03/08), em Premiere no Hits Perdidos, o músico apresenta o single “Bella Panzano”. Desta vez Pobre Orfeu optou por lançar uma música com a levada folk e homenageia uma pequena cidade do velho continente.
O paulista teve a oportunidade passar uma temporada em Panzano in Chianti, cidade localizada na região da Toscana conhecida por ser o lar do famoso açougueiro Dario Ceccini…mas além da gastronomia, Victor acabou se encantando pela beleza da região e sua cultura. Como na mão de um artista tudo pode virar arte, ele pegou seu violão e compôs uma canção para homenagear e registar o momento em que estava presente na cidade.
“Panzano in Chianti é um pequeno vilarejo no topo de uma colina, com uma história intrigante que pode ser conhecida em meio às ruas medievais. No passado, esta comunidade centenária estava na linha de fogo entre duas fortalezas. Se estiver pela região aproveite para conhecer uma igreja antiga, muros medievais, vistas fascinantes para os vinhedos de Chianti e diversas cafeterias e restaurantes a céu aberto.
A história de Panzano in Chianti abrange mais de 2000 anos e data da ocupação dos etruscos e dos romanos. Durante muitos anos, durante a Idade Média, a cidade foi disputada pelos poderes rivais de Siena e Florença.
A estrutura mais antiga que sobreviveu no local é o castelo, que data do período medieval. Construída como parte das ruínas do antigo forte está a Chiesa di Santa Maria Assunta (Igreja de Santa Maria Assunta). Trata-se de uma reconstrução do século XIX da igreja original que ocupava o mesmo lugar. Antes de entrar no local, observe a fachada de pedras e o relógio e a torre do sino ao lado.
Outra igreja que vale a visita é a Pieve di San Leolino (Paróquia de São Leolino), que fica a uma curta distância saindo de Panzano. Acredita-se que essa igreja data do século VIII, embora a construção atual tenha sido feita em torno do século XII. Admire o portal do século XVI e examine a arte sacra do lado de dentro.” (via Expedia)
Para se aproximar dos cidadãos e estreitar a relação com a cidade, que é bastante turística, ele optou por escrever seus versos em inglês e o refrão em italiano.
Com pouco menos de 3 minutos de duração, o lado romântico de uma cidade provinciana ganha acordes leves e arranjos de violino para nos levar diretamente para o vilarejo. Ele descreve a paisagem, as iguarias, a beleza e a alegria da cidade. Desta forma tenta transportar o ouvinte para a pequena Panzano in Chianti. Benvenuti a Panzano!
There is a little town in Italy
where the people go to see a famous butcher and his meat
everyone is happy and the table is full
of a lot good food and the butcher says to you
Buon Apetitto a tutti
Buon Apetitto
Buon Apettito
There is a little town in italy
where the windows are green like the view they see
everyone is passing by the church on the hill
and they know how it feels
everybody says the same
Bella Panzano che gioia mi fai
Bella Panzano
Bella Panzano
when you’re sad you always know my name
there is no place that make you feel the same
Bella Panzano che gioia mi fai
Bella Panzano
Bella Panzano
This post was published on 3 de agosto de 2023 9:00 am
The Vaccines é daquelas bandas que dispensa qualquer tipo de apresentação. Mas também daquelas que…
Demorou, é bem verdade mas finalmente o Joyce Manor vem ao Brasil pela primeira vez.…
Programado para o fim de semana dos dia 9 e 10 de novembro, o Balaclava…
Supervão evoca a geração nostalgia para uma pistinha indie 30+ Às vezes a gente esquece…
A artista carioca repaginou "John Riley", canção de amor do século XVII Após lançar seu…
Quando foi confirmado o show do Travis no Brasil, pouco tempo após o anúncio do…
This website uses cookies.