NPKN explora diferentes camadas do Pop no EP “Amor”

 NPKN explora diferentes camadas do Pop no EP “Amor”

NPKN lança EP “Amor”- Foto Por: Mai Luize

Nesta quinta-feira (11/05) é lançado o EP Amor das catarinenses da NPKN. De Joinville, o duo de indie pop brasileiro/argentino formado por Kimberlly Arce (piano e synths) e Nattana Alvarenga (voz e guitarra) e tudo começou quando elas deram partida no motorhome, carinhosamente chamado como Nine, em uma viagem pelos Estados Unidos, que começou em Julho de 2021, iria render um projeto com diferentes produtores renomados, que rendeu além de dois EPs e um álbum deluxe.

Em dezembro elas apresentaram em Premiere no Hits Perdidos o terceiro single do material, “Scatterbrained”, uma canção com temática natalina que trouxe consigo uma história bastante pessoal das integrantes.

Amor está sendo lançado via Loop Discos, e de novidade mesmo teve a faixa “Live In My Heart“, faixa produzida por JUNE revelada somente agora (ela também produziu “Scatterbrained”). As canções do EP, inclusive, foram produzidas por diferentes produtores: Lucas Silveira (que produziu “Let Go All The Pressure“),  Rod Krieger (“Sol En Mi Piel”), Nattana Alvarenga (“Vente Conmigo”) e JUNE.

Um diferente produtor assina a mix e a master em cada faixa, Vivian Kuczynski (em “Scatterbrained” e “Sol En Mi Piel”),Lucas Silveira (em “Let Go All The Pressure”), Kimberlly Arce (“Vente Conmigo” e “Live In My Heart”) e Gustavo Brier (em “Live In My Heart”).

Além de Amor, o EP Aventura vai compor o projeto, e também, o álbum deluxe Amor, Aventura e Música, que reunirá os dois EPs, além de canções inéditas. Podemos até carinhosamente apelidar de trilogia do Amor, não mesmo?

 “Amor, o primeiro EP, vem com músicas que falam exatamente sobre esse sentimento, e de várias formas: amor próprio, amor conjunto, amor ao próximo, até das melancolias da saudade, emoções a flor da pele, enfim, sentimentos bons, doces e genuínos”, explica Kim.


NPKN lança EP Amor por Mai Luize
NPKN lança EP “Amor”- Foto Por: Mai Luize

O Processo de Composição

“A composição dos sons desse EP, foi junto com todos os outros sons também do projeto. Tínhamos as demos em meados de outubro e novembro de 2021, e logo que alinhamos as parcerias de produções de cada som, fomos gravando cada um. Tivemos três parcerias de produtores incríveis, Lucas Silveira, JUNE e Rod Krieger, cada um em seu lugar e espaço no mundo. Lucas estava em Sampa, JUNE em Floripa, Rod em uma aldeia no interior de Portugal e nós estávamos nos EUA, na época. As produções foram remotas cada uma no seu estúdio, lembra TTan

Foi a primeira vez que estávamos tendo o prazer de trabalhar com parceiros de produção dos sons, mesmo cada um deles estando bem longe da gente, a troca sempre foi muito sincera e leve, foi fácil de trabalhar, de nos alinharmos. Com Lucas Silveira e JUNE nós conseguimos ter uma troca presencial porque já estávamos de volta ao Brasil, conseguimos fazer as captações de vozes, com ambos, e foi demaaais!

Com o Rod foi tudo remoto, mas nadinha deixou a desejar por conta disso! O resultado foi na verdade assustador pra gente (assustador de bom tá), foi surpreendente como conseguimos chegar em um resultado tão bom sem passar por todo o processo que é estar em um estúdio. Sem falar na ‘conexão monstra’ que tivemos já logo na primeira call, foi bizarro!! O Rod é mestre demais!”, completa

NPKN Amor

Cada canção acompanha um vídeo, seja ele videoclipe ou um visualizer, para complementar a narrativa.

Quem abre o disco é “Vente Conmigo” canção que como elas relatam nasceu no início da viagem e teve o videoclipe filmado em Atlanta, o local foi escolhido justamente por ser o fio condutor do projeto. Além das canções, elas idealizaram e produziram uma minissérie contando o dia a dia de mais de 40 dias de viagem à bordo de um motorhome tendo a companhia somente de Tyler, um cachorrinho.

Misturando espanhol inglês, a canção chega com batidas imersivas e uma atmosfera dançante, com referências do pop, dos beats pulsantes de ritmos como o reggaeton, a vibe intimista do indie, tendo espaço para o rap e explorando as baixas frequências.



A segunda canção é “Deixe Ir Toda Pressão” (faixa que apesar do nome em português é cantada 100% em inglês) que tem a energia mais elétrica feito uma canção pop, que vai do alternativo ao pop em questão de segundos, da pressão do baixo, e das suaves camadas de guitarras do indie, ao pop de artistas como Taylor Swift e Katy Perry. Composta durante a passagem por Nashville, Tennessee, terra de artistas como Paramore, Miley Cirus e Justin Timberlake, mostra como o a atmosfera dos artistas acabou de certa forma contagiando.

“A música fala muito sobre amor próprio. Na verdade, mostra como às vezes a gente não se coloca como uma prioridade e acaba vivendo para os demais. Precisamos notar que fazemos isso para deixar isso de lado e dar prioridade para o que realmente importa: a nossa felicidade”, crava TTana



“Sol en Mi Piel” é a terceira canção do material, totalmente em espanhol, ela foi produzida por Krieger e é o ponto de equilíbrio do registro. Mais séria a canção de alinhamento é reflexiva e parece até mesmo retratar aquela famosa DR.



“Scatterbrained”, como adiantamos, tem toda uma história particular de esquecimento de natal – e por isso foi lançada em dezembro para marcar a data. Cheia de ginga, e com direito a guitarra dançante, ela é propositalmente focada no refrão. Daquelas açucaradas que cresce em você a cada nova execução.

Os avoades também amam. Às vezes, se esquecem de certas coisas, mas amamm, conta Alvarenga sobre a composição

Simplesmente, esqueci que se comemora o Natal, que se dá presentes no Natal, que EXISTE NATAL… kkkrying! Fui me dar conta disso tudo no momento da troca de presentes. Recebi de todo mundo, e, é óbvio que a Kim comprou o melhor presente de todos os tempos pra mim! E eu, claro, não tinha nada, nem sequer um abraço decente.

Depois de ter me deparado com toda aquela situação, entrei em um pequeno lapso de choque momentâneo, foi indescritível a sensação de péssimo estar que senti. Pedi mil perdões a todos mas principalmente para Kim que devia estar esperando nada mais que um presente a altura e nada obteve… que pecado. Fiquei malzona por diiiias, e aí tive a brilhante ideia de fazer uma música como uma forma de me desculpar, relembra a artista sobre a história que deu origem a tudo



Quem tem a missão de fechar é a até hoje inédita, “Live In My Heart”, que em seu instrumental flerta com beats do R&B indo de encontro com o moderno. Algo que Missy Elliott, Usher, Ciara, J.Lo e tantos outros nomes exploraram ao longo dos anos 90.

Talvez seja essa experimentação, no modo revival, que a deixe o material tão diverso entre o pop e o alternativo. Algo que se reflete nas apresentações como a realizada no Fffront, dentro do projeto “Não Tem Banda Com Minas”, em noite em que dividiram o palco com a Horney e The Mönic.

Em um modo geral, queríamos trazer uma sonoridade pra cada música, algo que se diferenciasse mas que não perdesse a essência da NPKN”, diz Kim.

“Como todas as faixas são com produtores, rolou algo muito bonito que foi a assinatura que cada um deixou em cada som, pedimos por algo que remetesse nossa infância, os 90s, e cada um com sua virtuosidade trouxe a sonoridade perfeita, tudo linkou, foi mágico!”, completa TTana



Ouça Amor, o novo EP do NPKN



Próximos Shows

Para dar início a turnê do EP, elas agora tem uma série de shows no estado de Santa Catarina.

13/05 – Stannis Pub – Jaraguá do Sul
18/05 – The Back Door Pub – Itajaí

19/05 – Noites Saravá – Matura – Florianópolis
20/05 – Don Pub – Blumenau

A intenção é passar em breve também pelos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

error: O conteúdo está protegido!!