Atlântico Negro (Capítulo 6): Manguebeat, Afrojazz e Afrobeat

 Atlântico Negro (Capítulo 6): Manguebeat, Afrojazz e Afrobeat

Chico Science, um dos artistas mais importantes do movimento Manguebeat. Foto: Divulgação.

Capítulo Final da série Atlântico Negro fala sobre a conexão entre o Manguebeat, o Afrojazz e Afrobeat

Atlântico Negro é uma série de edições em imagem e vídeo onde eu DJ Will da Leste conto de maneira livre a relação entre musicalidades africanas e afro diaspóricas e o mundo pop ou underground. Nesse último episódio demonstro a relação afro diaspórica entre Manu Dibango, Chico Science e Fela Kuti. Entre o Kossa, o Manguebeat e o Afrobeat.



A música “Samba Makossa” é a sexta feira do primeiro álbum do grupo Chico Science e Nação Zumbi denominado da “Da Lama ao Caos” (gravadora Chaos, 1994). Ela faz uma referencia a canção “Soul Makossa” do camaronês Manu Dibango lançado em 1972. A canção é uma das obras que compõem o gênero criado pelo grupo: Afrobeat.



“Soul Makossa” foi lançado como single em 1972 e está presente no álbum de 1973 “Soul Makossa” (Selo Decc, 1972) de Manu Dibango, sendo a música de maior sucesso do saxofonista, a canção é classificada entre Afro Jazz, Afrobeat e Funk. “Makossa” é um tipo de música e dança popular de Camarões presente, sobretudo, entre os Duala chamada “Kossa”.

A referencia a Manu Dibango não é por acaso, embora, não utilizassem do “Afrobeat” ou do “Afrojazz”, a banda seguia os passos de Manu Dibango conectando a música de matriz africana e a música popular, nesse caso: Maracatu, Coco e a Ciranda, entre outros, com o que havia de novo na música afro diaspórica. O conceito musical por traz do álbum era “Afrociberdelia” (subtítulo da canção “Coco Dub (Afrociberdelia)” última faixa do álbum.

O “Beat” do Manguebeat e o conceito de mescla do que havia de novo na música diaspórica com a música popular é uma referência ao Afrobeat gênero criado por Fela Kuti e que mesclava as sonoridades, os trajes, as danças Yorubanas com o Highflife Jazz (surgido em Gana, Serra Leoa e Nigéria), o Funk (sobretudo de James Brown) e a percussão.



E aí sabia dessa conexão afro diaspórica entre esses artistas e canções? Esse foi o último episódio da série Atlântico Negro.

Leia também:

error: O conteúdo está protegido!!