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Atlântico Negro, capítulo 2: Swing e antirracismo no Negritude Jr

Atlântico Negro, capítulo 2: Swing e antirracismo no Negritude JR

Atlântico negro é uma série de edições em imagem e vídeo onde eu DJ Will da Leste conto de maneira livre a relação entre musicalidades africanas e afro diaspóricas e o mundo pop ou underground.

No segundo capítulo demonstro a relação entre a Soul Music Afro Americana e o pagode brasileiro e os símbolos antiracistas do Negritude Jr.


Belo e os integrantes do Soweto, grupo que foi um dos símbolos do pagode dos anos 1990 – Foto Por: Joel Silva/Folha Imagem

Você sabia? O Soweto foi um grupo Pan Africanista que enviava mensagens subliminares que faziam referências a luta antiracista. Mas, como as gravadoras e as rádios da época não estavam habituadas com essa narrativa eles usavam da estratégia do “Paz e Amor”. Ironia às partes essa história não é verdade, contudo, é fato que o nome do grupo musical é inspirada na cidade de “Soweto” na África do Sul onde ocorreu o “Levante de Soweto” em 1976 no dia 16 de junho quando aproximadamente onde 700 jovens foram assassinatos.


Levante de Soweto

Cabe lembrar que vários grupos da época faziam referências a símbolos da cultura africana e afro diaspórica ainda que a letra não o fizesse: “Raça Negra”, “Katinguelê” (cujo significado é criança que se inicia na capoeira), “Os Morenos”, “Grupo Raça”, “Negritude Junior”.

Ou se utilizavam de sonoridades afro americanas como a abertura da canção “Cohab City” do Negritude Junior que é uma adaptação da canção “I Want You Back” dos Jacksons Five.

A importância do Negritude Jr na luta antirracista

Embora, boa parte dos grupos de pagode não terem como centralidade letras politizadas esse não era o caso do Negritude Junior. É o caso da canção “Gente da Gente” do álbum homônimo.

Nesse vídeo o grupo realiza uma apresentação no programa carioca “Furacão 2000” espécie de “Soul Train” (programa Norte Americano importante como difusor de sonoridades Black’s americanas), no caso brasileiro concentrado no Rap e no então “Funk”. Na música há um diálogo entre o vocalista Mano Brown dos Racionais MC’s, naquele momento conhecidos, em particular, no universo do Rap, e Netinho do Negritude Jr. O mano aí do vídeo não é o Mano Brown, mas, a canção foi gravada com o cantor.

Como resposta os próprios Racionais incluem a participação de Netinho na canção “Fim de Semana no Parque” do álbum Raio X no Brasil.

This post was published on 7 de fevereiro de 2023 10:00 am

Willians Santos

Willians Santos é doutorando em ciências sociais pela Unicamp, professor da rede pública do Estado de São Paulo, ator e curador musical do projeto "Conexão Jamaifrica" (musicalidades africanas, diáspora, jamaicana e northern soul), também, integra a equipe do "Fronteiras Cruzadas" e o projeto "Conexão Diáspora: arte e política sem fronteiras". Possui publicações em mídia nacional e internacional sobre os temas da diáspora africana, imigração, refúgio, anti racismo e direitos humanos, e música.

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