Atlântico Negro, capítulo 2: Swing e antirracismo no Negritude JR
Atlântico negro é uma série de edições em imagem e vídeo onde eu DJ Will da Leste conto de maneira livre a relação entre musicalidades africanas e afro diaspóricas e o mundo pop ou underground.
No segundo capítulo demonstro a relação entre a Soul Music Afro Americana e o pagode brasileiro e os símbolos antiracistas do Negritude Jr.
Você sabia? O Soweto foi um grupo Pan Africanista que enviava mensagens subliminares que faziam referências a luta antiracista. Mas, como as gravadoras e as rádios da época não estavam habituadas com essa narrativa eles usavam da estratégia do “Paz e Amor”. Ironia às partes essa história não é verdade, contudo, é fato que o nome do grupo musical é inspirada na cidade de “Soweto” na África do Sul onde ocorreu o “Levante de Soweto” em 1976 no dia 16 de junho quando aproximadamente onde 700 jovens foram assassinatos.
Cabe lembrar que vários grupos da época faziam referências a símbolos da cultura africana e afro diaspórica ainda que a letra não o fizesse: “Raça Negra”, “Katinguelê” (cujo significado é criança que se inicia na capoeira), “Os Morenos”, “Grupo Raça”, “Negritude Junior”.
Ou se utilizavam de sonoridades afro americanas como a abertura da canção “Cohab City” do Negritude Junior que é uma adaptação da canção “I Want You Back” dos Jacksons Five.
Embora, boa parte dos grupos de pagode não terem como centralidade letras politizadas esse não era o caso do Negritude Junior. É o caso da canção “Gente da Gente” do álbum homônimo.
Nesse vídeo o grupo realiza uma apresentação no programa carioca “Furacão 2000” espécie de “Soul Train” (programa Norte Americano importante como difusor de sonoridades Black’s americanas), no caso brasileiro concentrado no Rap e no então “Funk”. Na música há um diálogo entre o vocalista Mano Brown dos Racionais MC’s, naquele momento conhecidos, em particular, no universo do Rap, e Netinho do Negritude Jr. O mano aí do vídeo não é o Mano Brown, mas, a canção foi gravada com o cantor.
Como resposta os próprios Racionais incluem a participação de Netinho na canção “Fim de Semana no Parque” do álbum Raio X no Brasil.
This post was published on 7 de fevereiro de 2023 10:00 am
A dificuldade de organizar, comunicar e fazer circular a agenda de shows na cena musical…
Instalação no Itaú Cultural reúne 168 capas de discos de LPs brasileiros onde música e…
Um mapeamento da nova cena musical independente de São Paulo no pós-pandemia Mapear a cena…
Em Adeus Atlântico, Bemti apresenta um pop autoral que cruza viola caipira, indie pop e…
No sábado (24) aconteceu a 11ª edição do CarnaUOL no Allianz Parque, em São Paulo, em…
Listening parties, super fãs e a urgência do encontro no mercado da música Você provavelmente…
This website uses cookies.