Entre mantras e o faroeste, Rod Krieger explora texturas em “Raio”

Recomeçar não é fácil. Recomeçar bem longe de casa e depois de tanto tempo em um projeto bem sucedido então. Construir algo do zero envolve uma busca interior que envolve além de muita força de vontade e maturidade, muita espiritualidade. E é assim que ressoam as primeiras canções de Rod Krieger.

Mudança e adaptação são duas palavras que acabaram entrando em seu cotidiano. O ex-baixista da Cachorro Grande, e multi-instrumentista, recentemente se mudou para Portugal, e claro não conseguiu ficar por muito tempo longe da música.

Mas ao invés de seguir um caminho seguro através das influências do grupo gaúcho ele preferiu explorar novas referências para a identidade do projeto. Descobriu discos, revisitou outros e foi lapidando o que viria a se tornar seu voo solo.

 A Elasticidade do Tempo chegará a nossos ouvidos no dia 13 de março e recentemente ele lançou os singles “Louvado Seja Deus“, música que tem participação de Arnaldo Baptista (Os Mutantes) e “Todos Gostamos de Você“.



A Espiritualidade como fio condutor

A espiritualidade, o encontro do ocidente com o oriente e o resgate pela música brasileira acabam transparecendo nesta jornada de auto-conhecimento de Rod Kriger.

Em sua arte existem linhas tênues entra a expansão espiritual e a tensão do cotidiano, explosão essa com boas doses de psicodelia e distorção. Tanto é que a cítara indiana e os batuques acabam se encontrando para guiar seus novos caminhos.

Introspectivo por sua vez a viagem astral lembra até um pouco a proposta de grupos como The 13th Floor Elevators e Primal Scream mas de fato a música do oriente é ainda mais latente e ganha um lado um tanto quanto Oasis no jeito que conduz suas distorções. Khruangbin, por exemplo é um grupo que sabe usar isso muito bem.


Rod Krieger atualmente vive com a companheira em Portugal. – Foto Por: Thais Pimenta

Um Raio no Horizonte

Nesta segunda-feira (13/01) Kriger apresenta em Premiere no Hits Perdidos um novo single. “Raio” é uma faixa instrumental, estará presente no álbum, e tem todo uma energia celestial. Praticamente um mantra que viaja pelas luzes do horizonte.

A percussão acaba por sua vez servindo como arca para esta travessia. Sua bateria inclusive bebe do jazz e a canção ressoa como uma canção de passagem pelo faroeste…no melhor estilo tarantinesco.

A inspiração realmente veio dos filmes de faroeste no melhor estilo The Good, The Bad and The Ugly (Ennio Morricone – Sergio Leone, 1966). Rod Krieger aprendeu a tocar cítara (ou sitar) tendo aulas ainda no Brasil com Fábio Kidesh.

“Havia acabado de terminar uma aula de sitar, peguei o violão e compus “Raio” de uma vez só, senão me engano, o Fábio compôs o sitar de primeira também e depois gravou a versão final. As guitarras foram inspiradas no Keith Richards, e, depois do resultado, gostei da levada, e optei por deixar instrumental, algo como um interlúdio entre as canções”, conta o músico

Luz (do sol), câmera, (parque) e ação!



O videoclipe nasceu pelo acaso do destino, daqueles que não tem muito como explicar. Mas de fato consegue transmitir a abstração e ambientar para as telas a energia – e a brisa – do velho oeste. Estava tudo certo para o clipe ser gravado mas por conta de um imprevisto isso não possível até que…

“Era um domingo de manhã, Rod tinha uma gravação do clipe agendada para aquela hora, mas o diretor teve um imprevisto e foi preciso cancelar. Tomamos um café e saímos com a Aretha, nossa cadelinha. Peguei o celular e comecei a fazer alguns registros.

Até que chegamos num parque e percebi que as árvores se encontravam no céu. Comecei a filmar aquilo, achei bonito e gravei um plano sequência no tempo de “Raio”.

Fui lembrando da canção e filmando. Quando sincronizamos com o áudio, ficou bem próximo de uma videoarte, não tanto um clipe, penso. Filmamos mais algumas versões e daí finalizamos”, conta Thais Pimenta, diretora do vídeo e companheira de Krieger. 

As Referências

Mesmo tendo uma estética D.I.Y. a videoarte teve como referência nomes do audiovisual brasileiro. Entre eles Thais Pimenta cita os trabalhos de Lucas Bambozzi, Clarissa Campolina, Patrícia Moran e Cao Guimarães. A busca por elucidar a sensação de transe foi o ponto de partida para a produção audiovisual.

“Para dar a sensação de transe busquei brincar com o movimento, as texturas das árvores e os raios de sol. Inclusive, as árvores me lembram veias, gosto muito disso. Raio é uma espécie de dança e ritual pra mim, isso é o que quis transmitir com o vídeo”, completa Thais. 

Sobre o resultado final Rodolfo ressalta:

“Ninguém melhor para captar essa videoarte do que a Thais. Ela acompanhou todo o processo de composição do álbum. Essa textura, em plano sequência, foi uma sacada intuitiva e momentânea da parte dela, mais natural, impossível”.

Arte em Pauta

A capa do single é assinada pela artista visual Marina Abadjieff que optou pela colagem e por se deixar levar pela atmosfera e energia da canção.

“Fui pelo movimento da música, pelo o que ela me provocou”, diz Marina. 



Conexão Brasil-Portugal

O músico vem aprimorando os arranjos das músicas com o The Telepathic Owls, duo formado por Halison P. no baixo e Mick Maciel na bateria.

Nesta semana ele se apresenta em Lisboa no clube Sabotage e trará um setlist para lá de diferenciado. Entre canções do novo álbum, versões de suas duas antigas bandas, Os Efervescentes e Cachorro Grande, e uma homenagem ao lendário Júpiter Maçã.

SERVIÇO
Rod Krieger and The Telepathic Owls + Summer of Hate
Data: 16 de janeiro
Local: Sabotage
Horário: 23h
Entrada: 6€

This post was published on 13 de janeiro de 2020 10:56 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Ente embarca em um sonho lúcido no experimental “Voltarei a Ser Parte de Tudo”

Em nosso radar desde o ano passado, o quarteto carioca Ente apresentou, no começo de…

22 de abril de 2025

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

This website uses cookies.