[Premiere] Em seu 1º clipe, Agapantos se aventura em fazenda no interior de SP
Particularmente gosto de conhecer bandas novas. Não só por darem um “gás novo” ao cenário independente mas justamente por estarem dispostas a ouvir, aprender, conversar e principalmente por seu som não estar “fechado” em uma caixinha.
A cada disco, EP, ou single, já que hoje em dia as variáveis dos lançamentos são diversas, vemos esta metamorfose ambulante ganhando uma forma. Confesso que observar a evolução é uma parte significativa do processo. Sendo com um bom novo single, um clipe com o suor despejado e a ajuda de amigos, ou até mesmo assistir a uma apresentação bem entrosada.
São pequenos troféus e conquistas diárias de quem têm a consciência que é uma longa estrada a ser percorrida. Errar faz parte, não estar “pronto”, é normal mas sempre bom nos deparar com inícios e ver o esforço contínuo.
Com cerca de 30 shows no currículo a Agapantos lançou seu álbum de estreia no ano passado, Retrognóstico, este que segundo eles mesmo tem influências de bandas brasileiras como Boogarins, O Terno, Cidadão Instigado, Garotas Suecas, Vivendo do Ócio, Selvagens a Procura de Lei mas basta ouvir para notar como tem muito de psicodelia, mod rock, pop, anos sessenta e vanguarda na bagagem.
Em sua formação o quinteto conta com Fernando Mendes, Fernando Martines, Gustavo Popo, Carlos Senna e Giovanni Pilosio.
Após o lançamento eles começaram a rodar pelo circuito paulistano e recentemente tocaram no Rio de Janeiro. Como disse antes, toda etapa, é uma pequena conquista.
O Videoclipe
Pela primeira vez o quinteto gravou um videoclipe. O curta-metragem contou com a direção de Juan Piñero e Pedro belo que captaram “várias versões da banda” ao longo do vídeo.
“A gente já tinha lançado um clipe, mas feito por meio de animação. Então é nossa estreia “na frente das câmeras”, o que foi uma grande brisa por sinal. Gravamos no casarão dessa fazenda em Tatuí que foi de fato feito para ser uma cópia/referência ao casarão do “E O Vento Levou” e tem essa escadaria toda pomposa.”, conta Fernando Martines, guitarra e voz
O figurino e a sequência deram um baita de um trabalho mas eles ficaram felizes com o resultado final.
“Então tem a gente mexendo nos escombros de um depósito, tem a gente andando por uma estrada, andando no meio de um bosque. Cada um com figurino. E ai chegamos na casa e lá tem uma banda tocando, que somos nós mesmo no caso. Então foram várias trocas de roupa. A gente quis usar bastante a locação, tanto dentro do casarão quanto em volta, é um lugar bem especial.
Não foi uma coisa consciente, mas acho que foi aquela coisa que o universo conspirou. Porque o conceito do vídeo, dessa busca por si mesmo, casa com esse tom de autoafirmação que a música tem.”, relembra o músico
O vídeo de “Andei Pensando” acerta na fotografia que carrega um ar de nostalgia, e explora a locação do sítio. Seu roteiro circular conversa com a temática da faixa reflexiva e cheia de pensamentos jogados ao vento.
Eles adiantam que muito em breve eles irão dar início as gravações do sucessor do seu debut, Retrognóstico.
“Ainda estamos trabalhando esse disco e acho que ano que vem começa “disco 2, a missão”.
Agora resta aguardar pelos próximos passos do grupo.