Em março de 2018 iniciamos a parceria com o Udigrudi, programa semanal da Play TV onde são exibidos exclusivamente videoclipes independentes de bandas e artistas brasileiros.

Uma grande prateleira para ter uma boa ideia do que tem surgido de novidade dentro do cenário de música independente brasileira. Plural e diversa, a curadoria abraça diferentes estilos, e propostas sonoras, mas preza pela qualidade das produções audiovisuais exibidas na programação.

O conceito é esse: mostrar o melhor que está sendo feito longe da grande mídia, ajudar a revelar novos talentos da música brasileira e conectar cada vez mais o independente ao mainstream.


UDI


A Parceria

“Percebemos ao longo de 2017 que tanto Udigrudi quanto Hits Perdidos têm um carinho especial pelos clipes de artistas independentes brasileiros, depois de uma live sobre como fazer clipes, para a qual convidamos o curador do Hits, Rafael López”, conta o gerente de programação e produção da Play TV, Rodrigo Lariú.

A trajetória do Udigrudi em apoiar a música independente também vem de longa data. Desde 2012 semanalmente o garimpo por produções audiovisuais acontece por lá. São mais de 2500 clipes exibidos dentro da programação. O que só mostra com que a parceria ente Udigrudi e Hits Perdidos fosse inevitável.

A partir do começo da parceria os favoritos da equipe de curadoria da Play TV passaram a carregar o selo de “Gostamos Muitos”, e os escolhidos pelo Hits Perdidos o selo de “Favorito Hits Perdidos“.

“Apesar da parceria envolver apenas a Play TV, achamos importante mostrar aos músicos todos os canais de TV que abrem espaço para videoclipes independentes atualmente”, esclarece Rafael, editor do Hits Perdidos. 



Premieres na TV

No fim de 2018 colocamos em prática um sonho antigo. Tudo começou com uma simples troca de e-mails: “E se exibíssemos videoclipes no Udigrudi antes de serem disponibilizados na internet?”

Aos poucos a ideia foi ganhando corpo e desde então já tivemos cerca de 10 estreias que você pode conferir antes na telinha da Play TV!

Claro que isso não parará por aqui e vocês podem enviar para o Hits Perdidos ou diretamente para a Play TV as sugestões.

Assim após analisar o material, alinhamos a estratégia e os passos a seguir.

O Programa 400!

Neste fim de semana chegaremos a marca espetacular de 400 programas exibidos na Play TV e claro preparamos uma surpresa em parceria. Neste episódio especial teremos apenas videoclipes que receberam os DOIS SELINHOS.

O de Favorito do Hits Perdidos e o Gostamos Muito da Play TV.
Isso mesmo! Uma forma de elencar em um só programa os Melhores Videoclipes lançados no Primeiro Semestre de 2019. Não é demais? Ao longo da semana vocês descobrirão quais os felizardos.

E domingo você já sabe: A partir das 20:30h na Play TV temos um encontro marcado no UDIGRUDI. Uma hora com os vídeos mais legais do semestre. Pega a pipoca e vem com a gente.



Além da Play Tv onde
vale a pena tentar espaço?

Dentro da TV a cabo além da Play TV temos videoclipes sendo exibidos na MTVMultishowBisWoohoo e Music Box Brasil. Ou seja vale a pena ir atrás dos curadores e entender cada um dos processos para que seu videoclipe veículo além da web. Afinal de contas quanto mais pessoas seu trabalho chegar, melhor.

Não deixe de enviar material para o Hits Perdidos pois se seu videoclipe cumprir todos os critérios apontados nesta matéria, ser criativo, ter roteiro bom, boa fotografia…talvez ele entre na seleta lista de selecionados dos “Favoritos do Hits Perdidos“.
Escolha sua melhor música e capriche na produção!

As Dúvidas

Mesmo com as explicações do gerente de produção e programação na Play Tv, Rodrigo Laríu, que você pode conferir em POST no Hits Perdidos, as dúvidas continuam a persistir.

“Mas como faço para meu videoclipe passar na TV?”
“Legal! Rolou mas vai ter reprise?”
“Como faço para o videoclipe entrar de fato na programação normal? Vi que tem o Faixa Udigrudi…”

Até o fim do post as respostas aparecerão!

A Lei

“Desde 2012 está em vigor a Lei 12.485 que obriga canais de TV paga a exibir uma determinada quantidade de horas de obras audiovisuais brasileiras, e os videoclipes podem se encaixar nesse tipo de conteúdo.

Isso significa que vários canais de TV paga (ou TVs a cabo, como são conhecidas) tem interesse em exibir estes clipes. Para certificar seu clipe como obra brasileira apta a cumprir essa exigência (ou obra brasileira qualificada) é necessário tirar certificados na ANCINE.”, conta Lariú em entrevista para o Hits Perdidos

Para exibirmos o videoclipe na programação normal é obrigatório possuir as certificações da ANCINE. Caso os canais não respeitem a exigência eles podem passar por uma série de sanções legais.

Sendo assim, vamos explicar mais um pouco sobre como seria este processo de envio para que todos consigam estar aptos a entrar na programação da Play TV.o

Logo abaixo Lariú explicará mais detalhes sobre a parte burocrática do processo de maneira bastante didática. Confira!

Como faço para exibir
meu videoclipe na Play TV?

A Play TV tem alguns programas dedicados a exibição de clipes de artistas nacionais:

Udigrudi: Dedicado às bandas e músicos independentes, sem vínculos com gravadoras multinacionais;

Faixa Udigrudi: Espaço diário de 30 min para exibição de clipes nacionais com os certificados da ANCINE: CPB e CRT (mais informações abaixo)

Programação normal: Exibição de clipes na programação normal com os certificados da ANCINE: CPB e CRT (mais informações abaixo)

Para exibir seu clipe em qualquer uma destas faixas, é necessário que o detentor dos direitos autorais e/ou patrimoniais do clipe assine o CONTRATO DE LICENCIAMENTO (Peça via e-mail anexo) que é um termo de autorização para exibição gratuita do videoclipe.

É indispensável, além deste contrato assinado, o envio do PDF do CRT do videoclipe na ANCINE (para o segmento de serviço de com. eletrônica de massa por assinatura – TV Paga).

Videoclipes sem CPB e CRT tem menos chances de serem exibidos.

Parece bastante coisa, né? Mas estamos aqui para descomplicar!

O que eu devo enviar?

Envie seu clipe em um dos formatos abaixo (arquivo digital somente)

– Link para baixar (Sendspace, Wetransfer, Dropbox).
Caso não for possível a conversão, a equipe da Play TV entrará em contato;

– Links em HD ou FullHD do YouTube ou Vimeo;

– Contrato de Licenciamento assinado escaneado.

PDF do CRT para o segmento de TV Paga.

Inclua todas informações possíveis
sobre o clipe, como:

– Título da música, nome da banda.

– Gravadora que lançou a música. Se não houver, coloque Independente.

– Nome do diretor do clipe.

– Para o Udigrudi, são necessárias também as seguintes informações: Site oficial da banda/artista, cidade natal da banda/artista e três (03) influências musicais da banda/artista.

Envie o link do arquivo de vídeo, as informações acima e os documentos para udigrudi@playtv.com.br ou lariu@playtv.com.br.

Outros detalhes técnicos do vídeo / arquivo:

– Arquivos .mov ou .avi, .mp4 em HD.

– Não mande clipes com créditos. Os créditos são incluídos pela Play TV baseado nas informações enviadas pelo artista.

Os materiais enviados (CDs, DVDs, pendrives) não serão devolvidos.

Observações

O envio do clipe e dos documentos não garante a exibição.
Todos clipes passam por uma seleção que obedece a critérios técnicos e artísticos.

Se ainda não tiver os certificados CPB e CRT, o mesmo deve ser solicitado via site da Ancine.

A partir daqui o papo começa a ficar mais sério e é importante prestar bastante a atenção aos procedimentos.


Nova Logo Ancine ver

 


Não tenho o CPB e o CRT
na ANCINE, e agora?

Siga as instruções abaixo

Passo a Passo para tirar CPB e CRT.

1º passo

– Registrar a empresa ou pessoa física que detém os direitos autorais do show ou do videoclipe.

Se o detentor for o diretor do clipe, é ele quem deve se registrar na ANCINE, com seu CPF.

Se o detentor dos direitos autorais for uma produtora ou gravadora, é o representante legal que tem que dar entrada no registro da produtora usando o CNPJ da produtora.

Para se registrar:

– Acessar www.ancine.gov.br

– No menu da direita, clicar em SISTEMA ANCINE DIGITAL.

– Clicar em “quero me registrar na ANCINE”

Tente registrar sua produtora (CNPJ) como produtora brasileira independente. Se for se registrar como pessoa física, tente como produtor brasileiro independente.

Somente depois que o registro for efetuado é que você poderá seguir para os próximos passos.

2º passo

– Como requerer o Certificado de Produto Brasileiro – CPB para obra audiovisual não-publicitária – e o Certificado de Registro de Título – CRT para obra audiovisual não-publicitária.

O CPB e o CRT devem ser requeridos pela Internet.

Acesse o portal da ANCINE – e siga os seguintes passos:

  1. a) Clique na opção: Sistema ANCINE Digital
  2. b) Informe o login e a senha de acesso;
  3. c) Selecione a opção correspondente ao certificado que deseja no menu “OBRAS”; OBRAS NÃO PUBLICITÁRIAS / CERTIFICADO DE PRODUTO BRASILEIRO/CPB/ REQUERER CPB
  4. d) Preencha os campos do formulário eletrônico;

Tente certificar sua obra como brasileira independente constituinte de espaço qualificado, gênero videomusical.

  1. e) Verifique se os dados estão corretos; e
  2. f) Finalize a tarefa, clicando em “confirmar“.

Em seguida, encaminhe a obra (show ou videoclipe) e os documentos exigidos ao fim do cadastro para o seguinte endereço:

Av. Graça Aranha, 35 – 3° andar – Centro, 20.030-0002, Rio de Janeiro – RJ;

Em caso de dúvida, envie sua consulta para os endereços eletrônicos abaixo:

registro.cpb@ancine.gov.br (dúvida sobre Certificado de Produto Brasileiro – CPB)

registro.naopublicidade@ancine.gov.br (dúvidas sobre registro de obras não publicitárias)

Se a sua obra for certificada, você será informado via email.

Se a sua obra foi certificada como conteúdo brasileiro independente constituinte de espaço qualificado ou brasileiro constituinte de espaço qualificado, suas chances de ser exibido na Play TV aumentaram e você deve tirar o CRT (próximo passo)

3º passo

Depois que o seu CPB estiver pronto, basta entrar no sistema digital deles (onde você tirou o CPB) e ir no seguinte caminho: OBRAS / OBRAS NÃO PUBLICITÁRIAS BRASILEIRAS / CERTIFICADO DE REGISTRO DE TÍTULO / REQUERER CRT

Dai você segue as indicações do site, ele vai te mostrar detalhes do seu CPB e você vai confirmando. Na 4ª página ele vai perguntar as seguintes informações:

Tipo de contrato: (marque) produção própria.

Valor do contrato: deixe em branco.

Data de assinatura do contrato: coloque a data que vc assinar nosso termo de autorização.

Data de validade do contrato: coloque a mesma data da assinatura e marque prazo indeterminado.

Segmento do mercado: segmento de mercado audiovisual – serviço de com. eletrônica de massa por assinatura.

Isenção/redução: Brasileira / Mercosul – exceto publicidade

Cessionário: sua própria empresa ou seu próprio CPF.

Confirme

Depois disso, o sistema vai gerar um boleto para pagamento (GRU) que atualmente é de R$92,50 e vale para todos os canais de TV Paga por 5 anos.

Quando você tiver estes 2 certificados (CPB e CRT), envie para a Play TV o PDF do CRT por email junto com o Contrato de Licenciamento preenchido, rubricado (na página 1) e assinado (na página 2) escaneado.

Tudo Certo?

Muita informação, eu sei. Mas extremamente importante ter tudo isso em mente para ter ainda mais chances de ter seu videoclipe exibido nos principais canais de TV Paga do país.

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor entre em contato.