Darshan foi formada em 2005 em Sobradinho (DF), cidade satélite de Brasília, e em seu som mistura grunge, rock progressivo, stoner rock e rock alternativo. O curioso nome vem de um livro de Gandhi, e o significado em indiano é “O poder de visão”.

Visão esta que o quarteto composto por Oliver Alexandre (guitarra/vocal), Thuyan Santiago (guitarra/vocal), João Paulo Berger (baixo) e Arnoldo Ravizzini (bateria) teve ao aliar seu trabalho a um projeto de inclusão social.

Transformando vidas e proporcionando uma oportunidade que eles nunca esquecerão.

Trabalhando o novo álbum, Darshan (2018), o grupo vem trabalhado com produções audiovisuais. A primeira faixa escolhida foi “Decompor” que ganhou takes gravados em diversas locações do DF.


Screen Shot 2019-06-10 at 22.01.00

Darshan lança em Premiere no Hits Perdidos videoclipe realizado em parceria com estudantes de escola pública. – Foto: Divulgação


Projeto MTV

O novo videoclipe da banda foi capitaneado pelo diretor, e fotógrafo, Luringa e pelo também diretor Cadu Andrade. Mas fez parte de um projeto ainda maior. Se trata da oficina “Projeto MTV” em que os diretores contaram com a ajuda dos alunos do Centro de Ensino Médio 111 – Recanto das Emas.

Luringa e Cadu realizaram a oficina com os estudantes e ensinaram como utilizar uma câmera, como pegar os melhores takes, para no final a turma ficar responsável por um videoclipe. Até mesmo o cenário escolhido foi algo bem D.I.Y., a própria sala de aula.

“Pra mim foi uma grande e prazerosa experiência, porque ver que aqueles alunos teriam a oportunidade de entender como funciona todo o processo de gravação de um clipe e ainda ganhar um clipe feito por eles!

Me senti contribuindo para algo maior e ainda sendo presenteado por isso, causando uma experiência inesquecível pra maioria deles e ainda recebendo um belo clipe.

O “Projeto MTV” que é financiado pelo FAC faz referência aos clipes da MTV, por todas experiências causadas a um público de maioria adolescente e pelo Luringa que trabalhou na MTV.

Esta é a segunda edição do projeto nessa escola e deve acontecer mais uma no ano que vem, caso não decidam realizar cortes no FAC novamente”, comenta o vocalista Oliver Darshan.

Momento delicado
da Cultura no País

Com o novo governo vigente que trava uma guerra contra a cultura, e por consequência tem cortado recursos em diversas esferas, a dificuldade tem sido sentida na pele pela comunidade artística e com eles não tem sido diferente.

A Lei de Incentivo a Cultura do Distrito Federal, o FAC (Fundo de Apoio à Cultura), por exemplo, está sofrendo “travamentos”.

O governo alega que fará cortes na lei para utilizar esses recursos para a reforma do Teatro Nacional, que está fechado desde 2013. Mas sabemos que o descaso é ainda maior.

Por esta razão, a classe artística brasiliense luta para que isso não aconteça e o dinheiro da reforma seja retirado do próprio orçamento da Secretaria de Cultura do DF. Mas as incertezas são enormes.

O Clipe

Além dos diretores, que também atuaram como professores, o clipe contou com produção executiva realizada por Fábio Barrera e teve Fábio Alexandre como coordenador de Produção e Stephany Fernandes como assistente.

Participaram do projeto MTV os alunos: Talita Amorim, Geovanna Lopes, Isabella Santana, Micaelly Mesquita, Aline Cristina Goveia, Ana Clara Silva, Gabriel Augusto, Alberto Elkllys de Andrade, Guiliana Sidrin, Mel Alves, Douglas Moraes, Wanderson Santana, Luiz Carlos Gomes, Karlos Daniel Rodrigues, Carlos Henrique dos Santos Luiz e Felipe Gomes.

O vídeo aposta em imagens da banda tocando intercaladas com a sobreposição de imagens – um tanto quanto intergaláticas. Entre cortes e takes secos.



“A música fala sobre todo um processo difícil que vivi, onde tive que aprender a revidar e me levantar com os pedaços que me restaram.

Um lugar de dificuldade onde nos ensinam quase que a força a nos encontrar, escutar, esforçar e reparar o que foi quebrado, um processo que me reconectou com o meu eu, com minhas raízes, mas ciente de que a vida não é feito só de alegrias, e que diversas dores que sentimos nos edificam e nos ensinam a aprender com a dor o amor”, relembra Oliver

Confira o
Making Of



Ouça Darshan

https://open.spotify.com/album/5L9ehbmTYUG1AHKM9Od4K0?si=KR9wg2fqQD6bHOkVjrVopQ