22 Live Sessions lançadas em Setembro (2018)

Ano novo e tempo de mudanças no Hits Perdidos. O ano passado foi marcado pelo grande sucesso dos listões de videoclipes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Desta vez resolvi fazer algumas alterações nos moldes. Teremos mensalmente a lista de melhores clipes do mês, outra de lyric videos e uma terceira de sessions. Neste mês de outubro trarei as mais legais que saíram em setembro e que merecem destaque. Confira!

 Mulamba “Lama” @Sofar Curitiba



A Mulamba de Curitiba (PR) no dia 25/09 disponibilizou em seu canal o vídeo gravado para a canção “Lama” gravado no Sofar Sounds curitibano. O registro foi filmado por Hai Studi, editado por Leticiah Futata, teve audio captado por Tuto e foi produzido por Cactus Raius.

 Marrakesh “Woke Up” @Brasilia Sessions



Brasilia Sessions que lançou no dia 13/09 seu segundo vídeo. Quem desta vez participou do projeto foi a banda Marrakesh, de Curitiba (PR), tocando uma versão de “Woke Up”, do álbum Cold As a Kitchen Floor (2018).

3 e 4 Pessoas Estranhas “Sanguesuga” e “Ao Avesso” @Estúdo Minduca



Guilherme Silva, com o parceiro de Inky, o guitarrista Stephan Feitsma montou a Pessoas Estranhas. A banda ainda conta com Bruno Bruni, nos teclados, e Nico Paoliello, na bateria.

No dia 28/09 o quarteto disponibilizou uma live session com duas canções, “Sanguesuga” e “Ao Avesso”.

Ambos vídeos foram gravados e mixados por Bruno Buarque no Estúdio Minduca. Ele que teve como assistentes de estúdio Fernando Narcizo e André Calvente. O registro foi filmado por Rodrigo Gianesi e teve masterização de Arthur Joly. 



5 Moons @Dip Recordings



A banda mineira Moons no dia 13/09 teve sua Dip Recording disponibilizada na Monkey TV, projeto do portal Monkeybuzz. Eles gravaram para o registro três sons “Thinking Out Loud”, “Moons” e “In a Silent Mood”.

6 Fernando Motta @Dip Recordings



O músico mineiro Fernando Motta no dia 02/08 teve sua Dip Recording disponibilizada na Monkey TV, projeto do portal Monkeybuzz. Ele gravou para o registro três sons “Entresono”, “As Mortes” e “Enxaqueca”.

7 O Bardo e o Banjo @Dip Recordings



A banda paulista Moons no dia 13/09 teve sua Dip Recording disponibilizada na Monkey TV, projeto do portal Monkeybuzz. Eles gravaram para o registro três sons “Vida”, “Moda de Banjo” e “Aquela Mesma Estrada”.

8 O Inimigo @HBB Live Sessions



No dia 10/09 foi disponibilizado no canal do selo paulista HBB Records uma live session do O Inimigo de São Paulo (SP). O registro foi gravado no escritório da HBB e tem a intenção de promover o recém lançado EP Inner Ear Session.

O set ainda contou com uma versão para “Million Days” do Dag Nasty e a participação do ex-vocalista Alexandre Fanucchi, o Kalota.

“Foi uma experiência única, já que este é um ambiente que frequentamos de uma maneira completamente diferente. É muito legal saber que se pode adaptar um lugar desses para um show.

É importante sempre deixar claro que é preciso manter a cena independente ativa, que esse tipo de atividade é realmente necessária em todos os setores da música, e que esse bate papo, esse contato com o público, esse tipo de show alternativo, precisa acontecer mais e mais, pois é uma forma real de mostrar o que sentimos e quem realmente somos através da música”, conta o guitarrista Juninho Sangiorgio – também baixista do Ratos de Porão

The Mullet Monster Mafia “Black Coffin Board” @Locomotiva Sessions



Locomotiva Sessions é um projeto de Piracicaba (SP) e divulgou no dia 30/08 uma session com o The Mullet Monster Mafia. O registro foi gravado no estúdio Lab Sound.  O vídeo que registou a canção “Black Coffin Board” foi produzido pelo Lab SoundMilestone Studio e Urgência Filmes.

A direção é de Emiliano Donato e Luciano Benetton, ficaram responsáveis pela edição e finalização de vídeo Fabiano Benetton e Max Matta e a direção de Fotografia foi realizada por Thiago Altafini.

O vídeo foi gravado no Lab Sound por Max Matta, Victor Delmondi e Bigga. Já a mixagem foi realizada por Rodrigo Bigga. Câmera: Luciano Benetton e Thiago Altafini.

10 Disaster Cities “Brave New Heart” @ Travessa7 Sessions



No dia 06/09 a banda Disaster Cities teve disponibilizado o vídeo para “Brave New Heart” para a session catarinense Travessa7. O projeto está sediado em Florianópolis (SP). A faixa gravada na ocasião no Calamar Sounds está presente no álbum de estreia da banda, Lowa.

O audio foi captado por Júlio Miotto, o vídeo foi concebido pore Renan Casarin e teve nas câmeras Felipe Martínez, Filipe Maliska e Renan.

11 e 12 Chuck Hipolitho “Seja Água” e “O Rei do Suíngue” @Apartamento 405



Uma session que novamente aparece por aqui é a Apartamento 405. Atualmente inclusive a session está com um projeto de financiamento coletivo e você pode apoiar a iniciativa aqui. Em Setembro foram disponibilizados dois vídeos do Chuck Hipolitho se apresentando por lá. “Seja Água” e uma versão para “Sultans Of Swing” do Dire Straits.



13 O Grande Babaca “Um Teste” @Cavalo Estúdio



Habemus session estreante neste mês! A banda O Grande Babaca disponibilizou no dia 20/09 o vídeo para a canção “Um Teste”. Este que foi gravado no Cavalo Estúdio foi lançado simultaneamente com o vídeo da banda Walfredo em Busca da Simbiose.

Segundo os músicos a ideia é tentar simular a experiência de um show independente, com composições próprias diante de apenas uma câmera, nas Sessions “Pra Quem Não Gosta de Ir em Show”.

“A escolha de lançar os dois vídeos juntos, é porque de alguma maneira sinto que essas bandas se completam como Yin Yang, eu to lá gritando minhas loucuras e o Lou Alves (Compositor da Walfredo) fazendo o mesmo, só que através dos véus do seu saber, apresentando uma beleza lírica ímpar”, diz O Grande Babaca

14 Walfredo em Busca da Simbiose  “A Verdade Rasga e Dói” @Cavalo Estúdio



Como dito anteriormente além da session d’O Grande Babaca foi disponibilizada a session para a banda Walfredo em Busca da Simbiose. A canção escolhida para o registro foi “A Verdade Rasga e Dói”. Lou Alves dirige ambos os vídeos, já Gabriel Olivieri ficou responsável pela captação do áudio.

15 Clearview @Bay Arena Sessions



Clearview de São Paulo teve o vídeo de sua participação na Bay Area Sessions disponibilizado no dia 05/09. Este que faz parte dos projetos do Bay Arena Estúdios (Vila Alpina / SP), estúdio comandado pelo produtor musical Diego Rocha.

Na equipe de produção do vídeo temos Cae Magalhães na direção, cinegrafia, edição e finalização, Diego Rocha foi o técnico de áudio, além de responsável pela mixagem e masterização. A equipe ainda conta com Thiago Vignoto na cinegrafista e Bruno Mattoso como assistente de áudio e cinegrafia.

16  Ted Marengos “The Devil’s Got No Name” @Lifting To The Rooftop



No dia 13/09 a banda Ted Marengos disponibilizou uma live session para “The Devil’s Goto No Nome”. O vídeo foi registrado no Secret Rooftop, teve a direção de Mario Savi e como assistente Rodrigo Ohara.

17 Terra Mãe “Despedida” @Lavanderia Sessions



Estúdio: Lavanderia

Onde: Campinas / SP

Lavanderia é um homestudio localizado em Campinas (SP) que oferece serviços de áudio como captação, mixagem, masterização, etc. Comandado por Rafael De Souza, o estúdio já contou com a presença de diversos artistas independentes da região de Campinas e São Paulo.

Já passaram pelas sessions artistas e bandas como: Yma, The Edsons, Wallacy Willians, Uiu Lopes, Atalhos, Bratislava, Dolphinkids e Antiprisma (alguns ainda sob o nome de Lo-Fi Sessions).

Desta vez quem compareceu no estúdio foi a banda Terra Mãe de Campinas (SPP)que gravou uma live para “Despedida”.

18 Doctor Mars “Euthanasia” @Lavanderia Sessions



Quem também lançou live session na Lavanderia foi o trio Doctor Mars de Indaiatuba (SP). Eles apresentaram para a session a canção “Euthanasia”.

19 A 25ª Experiência “O Faraó Lunático” @Armazém Sessions



No dia 21/09 estreou outra session. A Armazém Sessions, esta que é gravada no Estúdio Armazém, localizado no bairro do Tatuapé (Zona Leste de São Paulo).

A primeira banda a se apresentar por lá foi A 25ª Experiência que registrou a faixa “O Faraó Lunático”. A captação de áudio foi realizada por Henrique Polak e Sérgio Salvador, a de vídeo por Thays Farath. Já a mixagem e masterização ficaram a cargo de Fabrício Pinho. A edição final foi feita por André Mainardi.

20 e 21 banda-fôrra “Apego” e “Trilha Sonora” @de bolso



A banda-fôrra de João Pessoa (PB) no dia 10/09 lançou sua “versão de bolso” para “Apego”. Segundo a banda “a ideia é lançar um vídeo no nosso canal do Youtube, com uma música ao vivo nesse formato.” Já no dia 14/09 foi a vez de “Trilha Sonora” ganhar uma versão neste formato.



22 Puppi “Em Direção Obstinada e Contrária” @Live on the roof



No dia 12/09 foi a vez do violoncelista italiano Federico Puppi disponibilizar uma session gravada ao topo de um prédio de 17 andares em Botafogo, no Rio de Janeiro, para recriar, ao vivo, a música “Em direção obstinada e contrária”. A canção está presente em seu álbum Marinheiro de terra firme.

“Em direção obstinada e contrária é subir o rio contracorrente. Ir na contramão. A força da descoberta, da liberdade de ir contra. O próprio título é uma citação de um verso da música de Fabrizio de André, que faz parte do seu último álbum, ‘Anime Salve’.

Essa música nasceu de um fragmento de Beethoven, da Ouverture do Coriolano, que ‘sampleei’ e daí foi nascendo o resto. Beethoven e drum n’ bass, a mistura de dois elementos aparentemente tão distantes”, reflete Puppi.

O vídeo dirigido por André Hawk, da Meduzza Filmes.

“Um Marinheiro urbano que aparece nos prédios da cidade, que pode estar em qualquer lugar, pode ser qualquer um. Assim comecei a imaginar este vídeo, colocar o marinheiro fisicamente em cima de um prédio que pudesse expor a urbanidade, o concreto e ao mesmo tempo um horizonte natural amplo e maior. Quando chegamos lá em cima, nos demos conta da altura real dos 17 andares, sem qualquer parapeito.

Isso dá uma tremedeira nas pernas imediata, o espaço parecia minúsculo e parecia impossível conseguir gravar. Depois de um tempo de aclimatação, começamos a ficar acostumados com aquela situação e o espaço começou a nos parecer um pouco mais confortável. Fizemos alguns takes até achar o certo, sem olhar muito pra baixo e sempre nos lembrando de ficar longe da borda. Virou um ballet entre câmera, assistente, foco e violoncelo no topo do Rio de Janeiro”, recorda Puppi.

One thought on “22 Live Sessions lançadas em Setembro (2018)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s