Os Melhores Clipes Independentes lançados em Junho + Playlist no Spotify

Ano novo e tempo de mudanças no Hits Perdidos. O ano passado foi marcado pelo grande sucesso dos listões de videoclipes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Desta vez resolvi fazer algumas alterações nos moldes. Teremos mensalmente a lista de melhores clipes do mês, outra de lyric videos e uma terceira de sessions.

Listas 2018

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio

Em Junho continuamos a parceria com o programa Udigrudi da Play TV, onde o Hits Perdidos seleciona semanalmente alguns videoclipes para aparecer por lá. Inclusive fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Vários clipes dos listões já tem aparecido na programação. Lembrando que o programa vai ao ar todos os domingos às 20:30h.


Udigrudi 356
Nos últimos fins de semana tivemos clipes escolhidos pelo Hits Perdidos na programação do Udigrudi da Play TV.

Neste mês de Julho trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube –  e Spotify – com os 100 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Em Junho inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s. Reunimos 100 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira. O que impressiona é termos uma média de 3,33 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 103 artistas de 15 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE JUNHO. NOVO ANO PEDE NOVOS FORMATOS DE DIVULGAÇÃO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!


1 Joe Silhueta “Ícaro”



No dia 25/06 o Joe Silhueta, de Brasília (DF), lançou em PREMIERE no Hits Perdidos o videoclipe para “Ícaro”, faixa que estará presente no álbum Trilhas do Sol que será lançado em agosto.

A direção e montagem do clipe são assinadas por Tâmara Habka, a fotografia por Thaís Mallon e as imagens foram extraídas dos arquivos pessoais de Patrícia Soransso, Hélio Miranda, Guilherme Cobelo, Tâmara Habka e Viviane Yanagui. Já a canção foi gravada, mixada e masterizada por Jota Dale nos estúdios Cobra CriadaSala Fumarte e Refinaria, em Brasília (DF).

O vídeo por mais que pareça planejado é espontâneo em sua essência, as imagens foram registradas já tem um certo tempo mas esta nostalgia é que ao meu ver consegue captar a essência da poesia escrita por Cobelo.

Tudo é sensível, nada é explícito e só conversando com eles que sentimos o quão profundo é cada recorte, transição e take. É nos detalhes que vemos como a ideia de aproveitar cada minuto da vida é valorizado tanto na produção audiovisual, como na letra. Fãs de Velvet Underground, O Terço, Television, Jim Morrison, Mutantes e Patti Smith vão ficar cativados pelas melodias rebuscadas de sua produção.

“Recolher essas imagens (a maioria da Thais Mallon) e imprimir através delas a forma que eu nos vejo foi um processo impactante. A cada dia, me sinto mais honrada em estar ao lado do Cobelo e essa trupe.

O clipe é torto – como somos – um recorte, quase um stories de um instagram doidão, meio hippie, sem grandes técnicas ou qualquer grande conceito, além do Sol, sempre o SOL. Como a Gaivota diz, a gente mora nessa cidade concretista, temos que botar pra fora nosso jeito hippie mesmo, pra não ficar careta, quadrado. E pra quem nos conhece ou já esteve por perto, sabe que o que está ali é o que é.

Somos festivaleiros, boêmios, mas também somos solares. E cada vez mais buscamos essa luz. Aprender pelo amor. “É o tempo da vinda de vênus, é o fim da guerra”, é tudo que eu quero.”, reflete Tâmara


2 Autoramas “Stressed Out”



Os Autoramas estão prestes a lançar seu próximo disco, Libido. Este que coroará os 20 anos de sua fundação. O disco inclusive será lançado no fim de julho através dos selos Soundflat Records (Alemanha) e Hearts Bleed Blue (HBB).

“A música tem tudo o que os Autoramas oferecem em todo o disco, timbres ardidos, riffs marcantes, refrão que fica na cabeça e a libido lá no alto”, conta o baixista Jairo Fajer

O videoclipe, lançado no dia 14/06, foi dirigido por Leandro Franco, que costuma produzir animações, traz a temática de brincar com os Fanzines. Estes tão importantes para as bandas de rock, fazendo assim uma homenagem ao D.I.Y.

“A ideia era fazer uma animação em cima da estética (ou falta de) dos fanzines: xerox, recortes, retículas, P&B. O ritmo da animação tem tudo a ver com a batida dançante da música”, afirma Gabriel. “O clipe transmite nossas referencias, nossa cultura, nosso baile, nosso rock”, completa Jairo.

Assinam a direção Vebis Jr, & Leandro Franco, a produção foi realizada por Fillipe Moura. As animações também foram produzidas por Leandro. Uma curiosidade é que os fanzines que aparecem no clipe fazem parte da coleção do Renato Andrade e da Silvia Zahrah Fasioli.


3 Pessoas Estranhas “O Dez”



No dia 26/06 a banda Pessoas Estranhas de São Paulo lançou seu clipe de estreia, “O Dez”. O divertido vídeo conta com danças coreografadas do grupo The Chun Kids e câmera no melhor estilo retrô. Com direito a pochete o vídeo dirigido por Anna Penteado e Laura Taylor nos leva direto para os anos 80/90.


4 Sandro “Sexo Agora (Placa Tectônica)”



Após o ótimo videoclipe para “Dança”, o gaúcho Sandro volta a nos surpreender com mais um videoclipe dançante – e caliente. A canção da vez chega junto com papo reto, “Sexo Agora”.

O vídeo com levada anos 90 até remete ao que era exibido na MTV e a fotografia se destaca entre dancinhas “cafonas”. A direção geral é assinada por Renan Queiroz, já a fotografia por Manoel Andrade.


5 Atalhos “The Bell Jar”



Inspirados pelo livro A Redoma de Vidro (1963) da Sylvia Plath a banda Atalhos de Birigui (SP) no dia 19/06 lançou o videoclipe para “The Bell Jar”. A faixa faz parte do disco Animais Feridos que foi lançado no fim de 2017 e inclusive estrelou algumas das listas de melhores do ano.

O roteiro é introspectivo, com tons acizentados, e explora a dor de uma pessoa solitária que tem que lidar com suicídio do seu amado, se vendo obrigada a seguir uma vida sozinha. O clipe gravado em Nova Iorque tem a direção de Gabriel Soares que também foi o responsável pela composição.


6 WRY “Under Your Skin”



Na sexta-feira (29) tivemos a honra de fazer a PREMIERE do single – e videoclipe – de “Under Your Skin” da banda WRY de Sorocaba (SP). A faixa é a terceira da “Trilogia da Cama” e tem todo um apelo sentimental. Feito “unha e carne” fala sobre o amor, parceria, confiança e até mesmo do medo de acordar e não ter mais ao lado sua amada.

O clipe dirigido, roteirizado e produzido por João Antunes e Fabiana Santa da Beat Arte e Filmes, mostra Mario e sua esposa, Simone Nolé, vivendo dentro de um sonho. Cada um em um ambiente. Bross parece estar dentro de uma sala de um museu, parte do tempo deitado em uma cama “sonhando”. Já Simone está em outra sala e com fones de ouvido – e de certa forma incomunicável. Mesmo que distantes, o videoclipe da a ideia de que eles estão conectados mesmo a distância.

A imersão no plano dos sonhos também se dá na cena em que a banda está tocando em um local escuro e com luzes azuladas piscando. Deixando claro o medo e introspecção de todo sentimento envolvido. O medo de se distanciar. De forma leve e sublime o vídeo se encerra com Mario desabando em um sono profundo.

Já a faixa foi produzida por João Antunes e Mario Bross, gravada por João Antunes, Lu Marcello e Mario Bross e mixada e masterizada por João Antunes.

“”Under Your Skin”, é como se fosse uma canção de amor, e a garota que está no clipe é minha mulher, estamos juntos há 22 anos; a Simone é a garota dos meus sonhos, aquela que eu inventava até superstição pra conseguir conquistar, sabe. Mesmo sem tanto detalhe você consegue entender, né?”, relata Mario Bross, vocalista do WRY


7 Serapicos “Sofá-Cama”



Em pleno dia dos namorados (12/06) o Serapicos de São Paulo lançou o videoclipe para “Sofá-Cama”.

A música mostra uma faceta ainda não explorada na carreira do Serapicos, a aposta no tecnobrega. Segundo Gabriel ele se inspirou nas melodias da banda Calypso o que deixa tudo ainda mais interessante e apimenta ainda mais a canção.

“Quando escrevi a primeira versão de “Sofá-Cama”, era uma balada folk, meio lenta, triste — a progressão de acordes remete bastante a isso. Mas a temática da letra e a melodia do refrão foram me instigando a tentar algo mais diferente. Ouvi umas músicas do Calypso como referência. Para cada canção, tento buscar as referências em lugares diferentes.”, conta o vocalista Gabriel em entrevista para o Hits Perdidos

O registo também é a primeira vez que o músico participa escrevendo letra e melodia ao mesmo tempo, e também uma estreia no campo dos metais — usando o som do saxofone e do trompete.

Já o clipe que teve direção de Marcelo Perdido e Gabriel Serapicos, teve roteiro escrito pelo próprio músico e direção de fotografia de Bruno Graziano.

Entre dancinhas, atuações, metáforas, ironias, deboches e conflitos, o videoclipe protagonizado por Gabriel e Victória Vaz diverte mostrando diversas sessões de “terapia de casal”. Cada uma com um especialista mais louco que o outro. Claro que o sofá-cama não deixa de ser também um dos grandes protagonistas do clipe.

A faixa faz parte de uma trilogia de canções que deve ser lançada ao longo do ano.


8 Atom Pop “I Want It All (To Be Just Like I Dreamed)”



No dia 29/06 a banda carioca Atom Pop que em seu som mescla synthpop s sonoridades das década de 70 e 80 lançou o videoclipe para “I Want It All (To Be Just Like I Dreamed)”. Que particularmente me lembrou bastante a estética de vídeos de banda como MGMT. 

“Essa música é muito importante pra nós. A gente já toca ela há um tempo nos shows e a resposta do público sempre foi muito positiva. Ela é bem animada e leve e representa nosso jeito despretensioso.

Ela possui um pouco de tudo que tem no álbum: rock, elementos eletrônicos, uma pegada 80s e uma dose considerável de ironia, por isso era interessante que ela fosse o primeiro clipe a ser lançado do álbum”, conta Bruno Pierantoni (vocais, sintetizadores e guitarra)

O clipe foi gravado no topo de um prédio abandonado perto de onde os músicos moram. Para deixar tudo com uma vibe futurista foi confeccionado um figurino especial criado com mais de 100 m² de papel alumínio. Com takes divertidos, sobreposições, dancinhas e boas edições…o vídeo se destaca entre os mais imersivos lançados neste mês.

O curta metragem teve direção de Matheus Gissoni, João Wladimir e Felipe Coutinho, e direção de arte de Luiza Fortes.


9 nana “Gato é Crime, Denuncie”



A cantora baiana nana continuou a divulgar seu álbum, CMG-NGM-PDE, em junho. No dia 08/06 foi a vez da faixa “Gato é Crime, Denuncie” ganhar um videoclipe. Este que conta com o roteiro, direção e edição de Marccela Moreno.

Com estética P/B o clipe tem inspirações no cinema noir. O anti-herói, detetive e o baile de máscaras embala o vídeo para a divertida canção.

“Assim que ouvi a música pela primeira vez – que é super solar, humorada – eu pensei em fazer em preto e branco. Achei que poderia causar um efeito interessante pelo contraste, pelo conflito. Como é uma canção longa, nana e eu sentimos a necessidade de fazer um clipe mais narrativo, diferente dos outros dois últimos clipes dela que assinei, ‘Copacabana’ e, especialmente ‘Menino Carioca’.

A equipe desse set foi muito incrível. Eu já havia trabalhado antes com uma das produtoras, a Jessica Menezes e com a diretora de fotografia, Marina Moulin. Estudamos juntas na universidade e realizamos um documentário em 2015, ‘O Mais Barulhento Silêncio’ que correu o mundo. Inclusive com trilha sonora composta por nana! Como mulher e realizadora, é muito importante para mim trabalhar com equipes majoritariamente femininas, uma vez que esse é um espaço tão complicado pra nós. A música também não é fácil, então é importante marcar presença no segmento do video clipe também.”, conta a diretora Marccela Moreno


10 Aroma “2084 (part. Sandro Silveira)”



No dia 19/06 o duo Aroma de Ijuí (RS) lançou o videoclipe para “2084”, este que conta com a participação do Sandro Silveira. A faixa escolhida para o clipe também é o single de estreia do projeto que terá seu material lançado pelo selo Ué Discos.

O clipe foi dirigido pelo videomaker José Valduga, com atuação de Camila Riquinho. Se destaca a fotografia e a beleza das transições.


11 Gross “Alô, Liguei”



Já no dia 15/06 foi a voz do músico Marcelo Gross, que assina seu trabalho solo apenas como Gross, lançar o videoclipe para “Alô, Liguei”. A faixa está presente no álbum duplo Chumbo & Pluma que foi lançado no ano passado e ganhou um videoclipe que se destaca por sua simplicidade.

Com o artifício do Stop Motion, elementos delicadamente surgem na tela e simulam um jantar romântico. O destaque fica para a narrativa e como com pouquíssimos recursos a mensagem é passada de maneira precisa. A direção, roteiro e produção são assinados por Luis Sconza.


12 Disaster Cities “Right Next To You (Revisited)”



Em dezembro de 2017 o Disaster Cities lançou o clipe para “Right Next to You”. Porém no dia 07/06 o videoclipe e a música foram revisitados em uma nova versão. A releitura foi feita apenas em piano e violino, tirando o peso do stoner rock da banda e lembrando um pouco a proposta do novo disco do Arctic Monkeys.

A canção conta com a produção e arranjos de Rafael Paiola e as linhas de violino por Pedro Florence. O vídeo mostra um crime planejado, através de um envenenamento, sob o olhar de quem está por trás do plano maligno. O destaque fica para o roteiro cinematográfico e fotografia. Vale lembrar que a banda se divide entre Florianópolis e São Paulo.


13 Wi Fi Kills ” Time Compression”



A banda de garage rock curitibana Wi Fi Kills neste mês lançou o videoclipe para “Time Compression”. Com temática especial e brincando com elementos como benjamim, como nave espacial, a estética lembra os clipes do DEVO dos anos 80 – e passeia pelo espaço sideral.

Tudo isso converge com o visual “homem de lata ciber espacial” da banda. Vale o play pois o vídeo dirigido por Luciano Popadiuk e Klaus Koti entretem. Assina a produção a produtora Bandeide.


14 Violet Soda “Coffee”



No dia 08/06 a banda paulista Violet Soda lançou o videoclipe para “Coffee”, single de estreia do projeto. Pouco depois o Here We Go Again foi lançado através do selo Forever Vacation Records.

“Coffee” que chega com acordes que nos fazem lembrar bandas como The Distillers, Garbage, Veruca Salt, e Hole. É reta e direta, não demora muito para chegar no refrão repleto de sing-a-longs.

Fato que irá agradar fãs dos primeiros discos do Foo Fighters. A canção que segundo a banda fala sobre café e autonomia, ganhou um clipe feito no melhor estilo D.I.Y. no metrô de São Paulo. O tema da faixa me lembrou duas canções do hardcore californiano: “Coffee Mug” dos Descendents e “TV Party” do Black Flag. Já o nome do EP vem diretamente de um trecho da canção.

Sobre o clipe Murilo Benites que além da Violet Soda também toca no Corona Kings contou em entrevista para o Hits Perdidos:

“O primeiro esboço era um plano sequência, com a Karen dançando despretensiosamente na Avenida Paulista e interagindo com quem estivesse passando. Tudo bem DIY e sem recurso nenhum.

Nós fomos lapidando a ideia aos poucos, aí filmamos a passagem no metrô, e resolvemos editar tudo com os melhores takes que fizemos, dando esse ar anos 90. Gastamos um total de oito bilhetes únicos pra rodar o clipe em uma manhã.”, relata Murilo Benites


15 Alaska “____________vazio”



No dia 08/06 foi a vez da banda Alaska em PREMIERE no Hits Perdidos lançar o videoclipe para “____________vazio”.

A estética das cores mais quentes e geladas do clipe dirigido por Guilherme Garofalo já dão a ideia de que o tom da conversa vai ser mais introspectivo e profundo. E de fato é. Uma abertura para falar sobre temas em que todos querem falar mas tem medo de serem mal interpretados. Auto-sabotagem, vazio, depressão, ansiedade, confusão mental, estar e não estar, síndrome do pânico, solidão na era das redes sociais, pressão, refúgio e estranhamento.

E como se conectar em uma era onde todo mundo quer se esconder do julgamento alheio? Uma das soluções foi utilizar da própria ferramenta da poderosa – e corrosiva – internet para fazer um experimento social. De certa forma para criar uma narrativa coletiva, ou se preferir o termo em inglês, crowdsourcing, eles foram provar do próprio veneno.

Para este novo disco, os músicos também se inspiraram em relatos dos próprios fãs, que compartilharam histórias pessoais de forma anônima por meio da plataforma Curious Cat.

Ação e reação. Tentativa e erro. Idiotização das redes. Colaboração. Colapso. Sangria. Distanciamento. Reflexão e isolamento. É difícil mas em algum momento da vida você com certeza já se sentiu ou sentirá sozinho enquanto está cercado de pessoas.

Sabe quando alguém te pergunta se tá tudo bem e você não imagina nem como responder? Por mais que a resposta seja um “não tá tudo bem mas não quero conversar” as vezes bate como “não sei e não sei nem por onde começar”.


16 Elízia “3 am”



No dia 01/06 a banda Elízia de Belo Horizonte (MG) lançou em PREMIERE no Hits Perdidos o vídeo para “3 AM”.

O videoclipe conta com imagens registradas dentro de uma fábrica abandonada e foi  dirigido e editado por Bruno Paraguay, que além de videomaker é vocalista da banda de metal EMINENCE. A co-direção é assinada por Davidson Mainart e a produção pela própria banda.

O clipe mistura imagens da banda tocando na fábrica em meio a luzes, sombras e fotografia escura que nos passa a sensação de ansiedade e sufocamento. No roteiro de “3 am” podemos ver os integrantes sofrendo com tremedeiras, apatia, cansaço e desgaste.

O isolamento também ganha quadros dentro do vídeo, assim como as noites mal dormidas e a sensação de estar sozinho – e sem rumo. A sensação de sufocamento – e enclausuramento – também aparece literalmente no clipe onde os integrantes aparecem “embalados” em plásticos. No fim tudo isso serve como apelo para dizer sim pela vida. E por demonstrar empatia perante todas as milhares de pessoas que sofrem com o mal estar da depressão – e ansiedade – em todo o planeta.


17 Pelebrói Não Sei? “Girassóis e Flores de Ipê”



Os curitibanos do Pelebrói Não Sei? lançaram através de um videoclipe no dia 16/06 o primeiro single desde o disco Aos Farsantes Com Carinho, de 2006. Sendo assim “Girassóis e Flores de Ipê” é a primeiro single em 12 anos!

Sobre o single, e possibilidade de novo disco Oneide explicou em entrevista para o site Zonapunk:

“Sim! É um anúncio sem garantias, uma tentativa talvez. A ideia é ir gravando em partes, aos poucos. Pura necessidade na verdade, depois de tantos anos sem gravar algo novo com o Pelebrói não sei?.

Agora estamos com o Bruno Sguissardi (Anacrônica) que está produzindo, sem cronômetro no estúdio, sem pressa, da melhor forma possível, sem tensão… acho que exagerei… peraí, se não for tenso, não é Pelebrói”.

Sobre o direcionamento deste novo álbum, o que esperar de um disco do Pelebrói tantos anos depois, Oneide explica:

“Penso em um disco Pelebrônico mesmo, porém sem compromisso com o antigo, mantendo a essência, mesclando antigas e novas composições. Um novo disco significa deixar a preguiça de lado e compor, sair de casa pra gravar, pra tocar e curtir… Porque se não for pra curtir, aí sim, é que não é Pelebrói”.


18 Dum Brothers “We Really Know”



No dia 25/06 o Dum Brothers lançou o videoclipe para “We Really Know”, música do EP Pt. 1 de 2016. O curta metragem dirigido por Lucas Hirai e Diogo Mariscal também mostra a nova formação da banda. Antes duo apenas com Raul (Guitarra / Vocais) e Bruno (Bateria), agora conta com Gustavo Scobino no baixo.

A noite da augusta e Praça Roosevelt são o plano de filme para a história de um personagem que passa de todos os limites, sendo exclusive expulso de um conhecido Karaokê da região. Os integrantes também trabalham no bar e observam a trama acontecer. O vídeo ainda mostra imagens do trio tocando.


19 Latexxx “Tem o Mapa do Meu Corpo na Sua Língua”



No dia 14/06 o duo carioca Latexxx lançou o quente videoclipe para a sugestiva “Tem o Mapa do Meu Corpo na Sua Língua”. O vídeo tem direção e roteiro de Daniel Carbat & Latexxx.


20 Dani Vellocet “A Rainha e o Leão”



A cantora santista Dani Vellocet no dia 07/06 disponibilizou em suas redes sociais o clipe para “A Rainha e o Leão”. A canção está presente em seu primeiro álbum solo.

O roteiro foi escrito pela própria artista já a direção foi realizada por Jorge Brivilati, da produtora La Casa De La Madre. Com aura oitentista o curta conta com muitas luzes, cores e até mesmo uma pista de patinação.


21 ÀTTØØXXÁ “É SIM, DE VERDADE!”



ÀTTØØXXÁ de Salvador (BA) lançou no dia 12/06 o vídeo para “É Sim, de Verdade!”. O registro foi gravado nas Dunas de Diogo no litoral da Bahia. A direção, edição e fotografia foram realizadas por Bruno Zambelli e Rafael Ramos.

“Hoje em dia é muito difícil que as pessoas consigam falar abertamente dos seus sentimentos devido ao medo, insegurança e orgulho. Fica parecendo meio frágil ou até mesmo infeliz. Acredito que quando você também se ama, a partir daí as coisas vão se acertando, encontrando o ponto de equilíbrio, com confiança e diálogo entre amor antropomórfico e o surreal”, explica Raoni Knalha


22 Ubunto “Careta” feat. Hiran



João Gabriel Pereira, produtor e DJ conhecido como Ubunto, de Salvador (BA) mas radicado em São Paulo lançou no dia 22/06 o videoclipe para “Careta”. Este que conta com a parceria do rapper queer Hiran. A inspiração para o roteiro foi a manifestação folclórica ‘Os Caretas’ – tradição carnavalesca baiana.

“O meu processo sonoro é a mistura dos adornos do dia a dia com elementos externos. Imagine juntar o tecido de chita com a máscara do Frankenstein. Essa é a dicotomia que eu trago no meu som”, define o artista.

A direção é de ELXVA, codinome de Allyson Alapont. Já a produção contou com o apoio da produtora audiovisual Iconoclast.


23 Letrux “Além de Cavalos”



A carioca Letrux segue firme trabalhando na divulgação do álbum Letrux Em Noite de Climão lançado no ano passado. Este que foi bastante lembrando nas principais listas de melhores discos de 2017.

No dia 13/06 foi a vez de “Além de Cavalos” ganhar um videoclipes. Com belas paisagens naturais, entre florestas e estábulos o vídeo tem como destaque as locações, atuação e fotografia.

O vídeo marca a estreia de Tata Pierry na direção e a edição ficou por conta de Thiago Rebello, baixista da banda.

“Essa música é uma piada interna que acabou ganhando dimensão maior porque todos nós conhecemos alguém que já tatuou o nome da pessoa amada”, conta a artista


24 Ava Rocha “Joana Dark



No dia 22/06 a carioca Ava Rocha lançou o videoclipe para “Joana Dark”. O clipe mistura erotismo, bruxaria e diversas entidades femininas. Tem até espaço para a maconha e o feminismo em sua narrativa que na canção conta com beats de funk. O resultado é bastante interessante.

O vídeo que evoca a figura da Joana D’Arc foi dirigido e montado por Ava Rocha e teve argumento pensado com Pedro Paulo Rocha.


25 Lara Aufranc “Muito Mais”



A cantora paulista Lara Aufranc continua a divulgar o álbum Passagem que foi lançado no ano passado via YB Music. Desta vez ela divulgou o videoclipe para “Muito Mais”. O vídeo foi dirigido por Tarsila Araújo que assina o roteiro em conjunto com a artista.

O clipe gravado nas ruas me lembra o formato dos musicais com intervenções de outros personagens que interagem com a artistas em diversas situações. Com direito até mesmo a coreografia.


26 Kore “Melhor de Mim”



A Kore de Petrópolis (RJ) lançou no dia 24/06 o videoclipe para “Melhor de Mim”. Sensível e com narrativa de aproveitar o momento com quem amamos pois algum dia não estarão mais lá é a mensagem transmitida.

O roteiro retrata um dos integrantes da banda e um senhor já de idade compartilhando momentos – e posteriormente mostrando de maneira subliminar o período de luto. A direção é de Pedro Menezes e a fotografia de Tiago Kashiwabara.


27 Strobo “Peixes”



No dia 12/06 foi a vez do duo eletrônico paraense, Strobo, lançar o videoclipe para “Peixes”. A direção do vídeo é de Vladimir Cunha, cineasta conhecido nacionalmente por comandar o documentário Brega S/A, que chegou aos cinemas em 2009.

“O clipe mostra Belém através de um prisma de descobertas da pluralidade latente na cidade. A chegada dos peixes no mercado Ver-o-Peso é um evento diário que promove uma experiência antropológica e sensorial com uma explosão de cores, sabores e música. A dança é uma entidade sagrada e, no filme, é representada por Claudio Baia, bailarino de grande relevância no Pará”, explica o duo. 


28 Emicida e Ibeyi “Hacia El Amor”



O duo franco-cubano, Ibeyi, ao lado de Emicida no dia 08/06 lançou o videoclipe para “Hacia El Amor”. A canção inclusive é cantada em três idiomas, inglês, espanhol e português. O vídeo dirigido por direção de Christian Beuchet foi gravado em Paris.


29 Rashid “Pés na Areia (Promessas) part. Godô



O rapper paulistano Rashid no dia 27/06 lançou o videoclipe para “Pés na Areia (Promessas)” este que conta com a participação de Godô – e encerra o álbum CRISE. O clipe tem direção assinada por Gabriel Camacho.

O roteiro retrata a história de persistência e sacrifícios que o rapper teve que passar ao longo da vida para chegar neste momento. Como teve que economizar moedas para comprar os primeiros CDs de rap entre outras passagens que viveu e venceu com suor e sacrifício.


30 Natiruts “Dois Planetas”



No dia 13/06 a banda Natiruts lançou o belíssimo clipe para “Dois Planetas”, faixa presente no álbum Índigo Cristal (2017). Com muitas cores e gravuras a animação tem um tom digamos assim astrológico e busca explorar o universo feminino.

Inclusive o mapa do céu foi guia para a hora do lançamento já que o vídeo foi disponibilizado às 16h43, quando aconteceu a conjunção entre o Sol e a Lua Nova em gêmeos.

“A figura da mulher e sua classe natural vibrante gera vida e nos inspira. O clipe é como se fosse uma atmosfera que eleva a mente para um ambiente etéreo”, afirma o vocalista Alexandre Carlo

Ficou responsável pela produção do videoclipe o Embolex, coletivo de VJs pioneiro no Brasil, com direção assinada por Fernão Ciampa, arte, por Flavio Reis, e fotografia de Jorge Lepesteur.


31 Pitty “Contramão” (Feat. Tássia Reis e Emmily Barreto)



No dia 05/07 foi lançado o videoclipe da Pitty em parceria com Tássia Reis e Emmily Barreto, do Far From Alaska. A canção é o primeiro single da cantora desde o álbum SETEVIDAS (2014). Já o clipe teve a direção de Judith Belfer.

“Essa música já vem se esboçando há algum tempo, mas, como aconteceu com ‘Na Pele’ e tantas outras, cada música tem seu tempo”,conta a musicista

“Ano passado me veio o insight que essa canção tinha que ter mais vozes, mais cores, mais sons, diferentes linguagens. Aí pensei em outras mulheres pra cantar comigo e chegar nesse lugar de mistura. Chamei Emmily Barreto, do Far From Alaska, e Tássia Reis”, finaliza.


32 Legrand “Conselho”



No dia 15/06 a banda Legrand de Juiz de Fora (MG) lançou o videoclipe para “Conselho”. O vídeo foi produzido pela banda em conjunto com a Aspecto Empreendimento Criativo. Com cenário colorido e de “mentirinha” o video mostra os hábitos – e carrascos – do cotidiano. Assina a direção Letícia Tanaka e Thais Pacheco.


33 Situation Nine “On The Streets”



O Situation Nine aos 45 do segundo tempo, no dia 29/06, lançou o videoclipe para “On The Streets”. O Primeiro clipe da banda conta com a faixa que foi retirada do EP homônimo que sairá nesta sexta-feira (06/06) através do selo Craic Dealer Records.

O vídeo que até conta com a participação do Ariel, da lendária banda punk paulista Invasores de Cérebros, tem uma narrativa que passa pela experiência de ir a um show. Só que o final nos surpreende com um belo soco na fase que segundo o vocalista Rafael Pacheco: “Foi de verdade e doeu.”

Rafael inclusive assina a direção e pós-produção do clipe. Já a direção de fotografia ficou a cargo de Thomas Henne.


Outros videoclipes

Além dos 33 eleitos como melhores do mês nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Flora Matos “Piloto” (Brasília / DF), Baleia “Eu e a Lata” (Rio de Janeiro / RJ), Duda Beat “Bolo de Rolo” (Recife / PE), Cauê “Meu ódio te dá Cartaz” (São Paulo / SP), Mayaen “Mudlord” (Volta Redonda / RJ e Belo Horizonte / MG), Tim Bernardes “Recomeçar” (São Paulo / SP), Edgar “Plástico” (Guarulhos / SP), Heitor Vallim “Crashing Waves” (Santos / SP), Semente de Maçã “Jornada Infinita” (Belém / PA), RØKR “Soul” (Recife / PE), Two Step Flow “California Sun” (Caxias do Sul / RS), Armada & Kiko Zambianchi “Cobra Criada” (São Paulo / SP), Mayash “Naquela Noite” (Maceió / AL), Lagum “Bem Melhor” (Belo Horizonte / MG), Silva e Anitta “Fica Tudo Bem” (Vitória / ES e Rio de Janeiro / RJ), Varney “Saudade” (Campos de Goytacazes / RJ), YPU “Nightflight” (Brasília / DF), Sinco “Nada se Compara” (Brasília / DF), NavesHarris “There You Were” (São Paulo / SP), Rocco “Come” (São Paulo / SP), Lupe de Lupe “Terra” (Governador Valadares / MG), The Scuba Divers “Snowflake” (Santos / SP), Daparte “Aldeia” (Belo Horizonte / MG), Rosalia Paranoia “Chave do Tempo” (Guarulhos / SP), Dedé Santaklaus feat. Sarah Rodrigues “Elba Ramalho” (Belo Horizonte / MG).

Cachimbó “Metro Quadrado”  (Brasília / DF), Paula Cavalciuk “Canção Para Você Viver Mais” (Sorocaba / SP), Commodities “Cósmic Latte” (Brasília / DF), Dopaminas “Solidão” (Belo Horizonte / MG), Napkin & Kalfels “Stand Still” feat. CVMINHV (Joinville / SC), Naked Girls & Aeroplanes “My Lord” (Curitiba / PR), Sheena Ye “Sua Expectativa” (Goiânia / GO), Sioux 66 “A Hora é Essa” (São Paulo / SP), Thomás Meira “Sexta Feira” (Rio de Janeiro / RJ), Paulinho Moska “Minha Lágrima Salta” (Rio de Janeiro / RJ), Luan Nobat “Maletta” (Belo Horizonte / MG), Big Up “Eleva” (São Paulo / SP), Anavitória, Atitude 67 “Agora é Hexa” (Araguaína / TO e São Paulo / SP), Hey “Desgosto” (Guaçuí / ES), Supla “Ao Som Que Eu Vivi” (São Paulo / SP), Lili Buarque “Você Cotidiano” (Maceió / AL), Seu Edinaldo “Endereço” (Versão Acústica) (São Paulo / SP), Circus Rock “Minha Fuga” (Rio de Janeiro / RJ), Astro Venga “Lêmure” (Rio de Janeiro / RJ).

Fábio Cardelli “Meu Amigo, É um Perigo” (São Paulo / SP), Benziê “Onde Mora Todo o Amor” (Sorocaba / SP), Infuria “Odeio o jeito como eu amo você” (Porto Alegre / RS), Mr. Flower “Luiza” (Barra do Ribeiro / RS), Farofa Tropikal “Desdenhas” (Curitiba / PR), Smokestone “D’Vagar” (Curitiba / PR), Armored Dawn “Eyes Behind The Crown” (São Paulo / SP), Aphorism “Ruínas” (Salvador / BA), Wasadog “I’m Willin” (São Paulo / SP), Fernando Malt “O Beijo do Sol” (Santo André / SP), Analiss “Acertei na Mosca” (São Paulo / SP), Mandibula “Astro Rei” (Catanduva / SP), Mosa “Valentines” (São Paulo / SP), Pedro Pastoriz “Restaurante Lótus” (São Paulo / SP), Berg Menezes “Meu Mundo e Nada Mais” (Cover) (Fortaleza / CE), Teleporte “Lucidez” (São Leopoldo / RS), João Pedreira “Por Mais Que Eu Fume Janela” (Brasília / DF), borsa. “Late Night Drinks” (São Paulo / SP), Fish Ventura “Chapéu Descolado” (Erechim / RS), Que coisa é essa, o Amô? “Céu Roxo” (São Paulo / SP), Banana Juana “Aquele Otário” (Campo Bom / RS), Marisa Brito “Coração na Boca” (Belém / PA), Sinclaire “Epifania” (Novo Hamburgo / RS).


PLAYLIST NO YOUTUBE

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 100 videoclipes coletados durante o mês de junho. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



Melhores Clipes JUN18


PLAYLIST NO SPOTIFY


Desta forma chegamos a playlist com os clipes independentes lançados no mês de Junho (2018). Dos 100 vídeos do post, 82 possuem as faixas no Spotify. Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma e outros pelo artista/banda não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-



Para você, qual o melhor do mês?


4 thoughts on “Os Melhores Clipes Independentes lançados em Junho + Playlist no Spotify

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s