[Análise] Lista das Listas revela tendências para o mercado da música brasileira

 [Análise] Lista das Listas revela tendências para o mercado da música brasileira

Eu não sei nem por onde começar mas vamos lá. Em dezembro após o Elson Barbosa da Sinewave​ ver o Estudo de Caso sobre Videoclipes no Hits Perdidos, ele resolveu me indicar para fazer parte de um projeto ainda maior, a Lista das Listas.

Projeto idealizado pelo Pena Schmidt​ que já a alguns anos tenta através das listas de “Melhores do Ano” entender o comportamento e insights dos críticos / blogueiros / jornalistas e formadores de opinião em relação ao presente momento da nossa música brasileira.


LISTA DAS LISTAS


O que foi Analisado?

Podemos assim chegar a diversas conclusões listando os mais de 2000 votantes, 122 listas averiguadas e 557 discos citados. Reunimos uma imensidão de dados. Entre mês de lançamento, selo, distribuição, comunicação e marketing, estúdio onde foi gravado, execuções em rádio e streaming, formato, gênero musical, UF, Produtores, Clipes, Diretores de Videoclipe e Links para ouvir.

Confira também os pitacos de Pena no Medium 

Um fato super interessante é ver que 33% dos artistas citados no TOP 51 serem estreantes e isso revela o fato de “quem faz as listas” querer mesmo que por instinto mostrar algo novo para o amigo ou leitor. 20% por exemplo são artistas que estão em seu segundo disco. Ou seja + de 50% está se profissionalizando desde seu início de carreira e por isso é lembrado.

Videoclipes

Sobre os videoclipes tem dados muito interessantes a serem destacados. Do “grupo de elite” do TOP 51 apenas 8 não trabalharam na parte audiovisual. Quando digo isso, falo sobre videoclipes, álbuns visuais, documentários e lyric videos. É uma forma de alavancar e manter o trabalho sendo exposto ao longo dos meses como costumo sempre lembrar nos listões de videoclipes.

Onde são gravados?

O perfil dos 51 revela que fórmula mágica é algo praticamente impossível de se sustentar. Por mais que muitos estúdios sejam citados por mais de uma vez, como é o caso do Red Bull Station que ultrapassa a marca de 8 citações, é algo bastante espalhado e mostra que sim: existe muita gente competente trabalhando.


RED
Red Bull Station em São Paulo. – Foto: Divulgação

Pluralidade de estilos define um Brasil diverso

Por mais que a chamada MPB reine em sua definição, ela é tão cheia de subgêneros e misturas que chamá-la simplesmente de MPB fica algo um tanto quanto ingênuo. Mas por outro lado é dessa mistura de “Brasis” que nossa lista aponta.

Formato

Dá para cravar que é uma tendência um artista ou banda lançar por mais de um selo seu trabalho. Os motivos são inúmeros e geram uma boa discussão mas estamos aqui para isso, propor discussões, contrapontos e aprendizados.

Há artistas que resolveram lançar seu EP apenas virtualmente, outros também em CD e  10 do TOP 51 a combinação CD + LP. O que mostra que o LP está em alta apesar do alto custo (1/5 é bastante significativo).

De onde vem?

Assim como a lista de videoclipes lá atrás já apontava, o estado mais lembrado é São Paulo com 22 discos do TOP 51, ou seja 43%. Seguido de Rio de Janeiro (16%), Bahia (8%) e Pernambuco (6%).

Sendo assim o TOP 11, famoso pelotão da frente, é composto por:

  1. Rincon Sapiência (71),
  2. Tim Bernardes (50)
  3. Baco Exu do Blues (49)
  4. Boogarins (44)
  5. Kiko Dinucci (44)
  6. Criolo (43)
  7. Letrux (42)
  8. Maglore (40)
  9. Far From Alaska (38)
  10. Chico Buarque (34)
  11. Giovani Cidreira (34).

*Número de listas que citam os artistas


RINC
Rincon Sapiência com seu Galanga Livre roubou a cena mas foi seguido de perto voto a voto por Tim Bernardes. – Foto: Divulgação

A relevância dos sites e Blogs

Fazer a retrospectiva do que rolou de interessante ao longo do ano e listar pode servir de guia para ouvintes interessados que querem conhecer algo novo mas que passou batido por eles. Seja por afinidade, interesse ou apenas por termos pouco tempo para ouvir tudo que gostaríamos.

Porém alguns veículos conseguem se aproximar de maneira bastante significativa ao que foi mais lembrado. Reuni aqui o TOP 10 dos que mais acertaram.

Posição nos acertos top51 Acertos top51 Acertos top 51 sobre os votos Número de votos nacionais  Veículo 
1 36 72% 50 BeHype
2 35 76% 46 RedBull Voto do Público
3 33 51% 65 Esforçado
4 32 64% 50 MultimodoBR
5 32 64% 50 APCA
6 32 64% 50 RateYourMusic
7 31 76% 41 Guaja
8 31 67% 46 Trabalho Sujo
9 30 53% 57 Trendr
10 29 58% 50 Miojo Indie

Execuções em Rádio, Spotify, Web e Seguidores em Redes Sociais

A Playax é uma das grandes parceiras do projeto e forneceu uma imensidão de dados que valem a penas ser conferidos na Aba LDR51 da planilha. É interessante observar a discrepância e falta de uniformidade entre os analisados. O que só dá pano para manga para mais discussões.

Você também pode contribuir

Ainda existem lacunas nas tabelas e você pode ajudar com que ela fique cada vez mais completa. Como lembra Pena em seu artigo:

“O trabalho deve prosseguir, ampliar o alcance, queremos povoar as planilhas com dados e dividir com vocês. Precisamos voluntários, estagiários e estímulo.

Fim da parte um, agora vem a sua leitura e interpretação do samba, seus comentários. A partir desta conversa segue o baile. Os Festivais de 2017 e seu elenco estão sendo mapeados. A grande planilha estará disponível para interessados. Mande um email para listadaslistas@gmail.com

Playlist no Spotify

A Juliana da Bananas Music preparou uma playlist com canções dos TOP 51 artistas da lista das listas. Cada um com três sons, siga no Spotify!



E você o que achou da Lista das Listas? Conta para a gente.

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido!!