76 Clipes Independentes lançados em Dezembro + Playlist no Spotify

 76 Clipes Independentes lançados em Dezembro + Playlist no Spotify

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Neste mês de dezembro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s. Reunimos 76 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira. O que impressiona, termos uma média de 2,45 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos artistas de 14 estados.

Confira as listas anteriores:

>>>>>>Janeiro<<<<<<<<
>>>>>>Fevereiro<<<<<<
>>>>>>Março<<<<<<<<<
>>>>>>Abril<<<<<<<<<<
>>>>>>Maio<<<<<<<<<<
>>>>>>Junho<<<<<<<<<
>>>>>>Julho<<<<<<<<<<
>>>>>>Agosto<<<<<<<<
>>>>>>Setembro<<<<<<
>>>>>>Outubro<<<<<<
>>>>>>Novembro<<<<<

Chegamos ao fim do ano da cobertura INSANA e Incansável do Hits Perdidos em 2017!

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE DEZEMBRO. NOVO ANO PEDE NOVOS FORMATOS DE DIVULGAÇÃO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!


#1 Huey “Pei”



Os paulistanos do Huey estão preparando para 2018 o lançamento de seu segundo disco, Ma, e no dia 12/12 eles disponibilizaram o videoclipe para o single “Pei”.

A produção dirigida por BendLeve Filmes, conta com cenas da banda tocando e takes externos numa floresta com performance da atriz Beatriz Martinhão. A montagem ficou por conta de Bruno Henrique e a direção de fotografia e câmera são assinados por Luiz Maximiliano.


#2 magüeRbeS – Fundamental



magüeRbeS de Americana (SP) no dia 20/12 disponibilizou o videoclipe para “Fundamental”. A faixa está presente no álbum Futuro lançado em 2015 através do selo independente Hearts Bleed Blue.

o videoclipe conta com imagens de Julio e Haroldo, baixista e vocalista do Magüerbes, dançam só de bermuda ao lado de uma piscina de hotel no calor da capital de Alagoas.

Segundo o guitarrista e também diretor do videoclipe, Fabrizio Martinelli:

“As imagens tentam passar a mensagem matriz do Magüerbes, que é ‘viver esse vidão’ do jeito que você conseguir, tentar se divertir sempre, tentar tirar o melhor proveito de qualquer situação na vida, não fazendo a menor diferença se você estiver num iate milionário no mar do Caribe, ou em uma piscina de hotel em Maceió se rachando de rir com seus melhores amigos”.

Sobre novidades eles cravam: “Esse ciclo do Futuro já completou dois anos e acho que ele não se encerra. É uma arvore que agora já tá ali no ‘pomarzão’, dá seus frutos sempre quando é época, já se sustenta, cresce mais devagar agora, mas não deixa de crescer. Ela só não precisa mais de tanta atenção nem tantos cuidados nossos, como a gente teve até agora. Num precisa mais ‘dos cachorrão’ cercando ela. O que a gente tá fazendo agora é procurando um pedaço ‘nas nossas terra’ pra plantar outra ‘arvrôna’ dessa”, conta Julio.


#3 Abraskadabra – “Heavy Hitters”



A experiente banda curitibana Abraskadabra no dia 05/12 divulgou seu novo single, “Heavy Hitters”, através de um divertido clipe. O video dirigido por Thiago Prestes conta com imagens de uma house party em modo acelerado, assim como a canção que tem apenas um minuto e vinte e cinco segundos de duração. O single estará presente no álbum Welcome que será lançado no dia 20/02. 


#4 Backdrop Falls “Back of the line”



No dia 14/12 a banda cearense Backdrop Falls lançou o primeiro videoclipe de sua história. O single escolhido foi “Back of the line”, faixa que faz parte do primeiro álbum da banda, “There’s no such place as home”, que será lançado no primeiro semestre de 2018 via Granada Discos.
O clipe contou a direção do baterista Roger Capone e direção de fotografia de Lucas Martins. Já a produção ficou por conta da PlataformaZEROFilmes.


#5 Teach Me Tiger – “Another’s Shoes”



O duo mineiro/belga Teach Me Tiger lançou no dia 14/12 o videoclipe para a faixa de enceramento do álbum de estreia do projeto, Two Sides. Os próprios integrantes, Chris Martins e Yannick Falisse, assinam a direção do vídeo.


#6 The Bombers – “Dancing Outta Steps”



O The Bombers de Santos (SP) lançou no dia 01/12 um divertido lyric video para “Dancing Out Of Steps”. A faixa integra o álbum Embracing The Sun que foi lançado neste ano através do selo Hearts Bleed Blue.

O vídeo do it yourself foi feito por Jessica NG & Matheus Krempel, vocalista do Bombers, que assina sob o codinome de seu programa na Mutante Radio, Fahafahana Vicious.


#7 Kill Moves – “Godspeed”



Logo no dia 01/12 a banda mineira Kill Moves disponibilizou o videoclipe para “Godspeed”. A faixa integra o EP de estreia deles no selo paulistano Balaclava Records, Transition. O clipe conta com a estética colorida das bandas da Creation Records.


#8 Scalene – “Heterononima”



Os brasilienses da Scalene tiveram um ano mágico, tendo lançado seu terceiro disco (magnetite), circulado pelo país, shows no Canadá e ter subido no palco do Rock In Rio. Para fechar o ano, no dia dia 22/12, eles lançaram o videoclipe para “heteronomia”.

O registro conta com imagens do show de lançamento do disco. Este que foi realizado no Cine Joia, em São Paulo. Stéfano Loscalzo assina a direção do vídeo.


#9 Juliano Gauche “O Clarão”



O mineiro Juliano Gauche que em 2016 lançou o álbum Nas Estâncias de Dzyan (2016) lançou no dia 20/12 o videoclipe para “O Clarão”. Com muito mistério, surrealismo e influências de nomes como David Lynch, Dário Argento, Luís Bunel, Alan Parker e David Cronemberg, o clipe foi dirigido por Gustavo Vargas.


#10 Van der Vous “SOL”



O projeto capitaneado pelo baiano Vitor Vous, Van der vous, no dia 06/12 escolheu lançar seu novo single através de um videoclipe. “S O L” mostra a nova fase do projeto e o vídeo conta com imagens do eclipse total da lua.


#11 Rocca “O.V.N.I.”



O grupo cearense Rocca no dia 15/12 lançou o videoclipe para “O.V.N.I.”. A canção é o segundo single do álbum Líquido, o segundo da carreira do Rocca, e teve a produção assinada é por Leonardo Ramos, da Supercombo (ES/SP).

A direção do videoclipe é assinada por André Vidal e Daniel Meneses. O vídeo tenta traduzir através de metáforas o sentimento de impotência do brasileiro. Um povo que quer mudanças, mas que não tem voz.

“Como o Rocca não é uma banda com letras politizadas, a gente tentou fazer isso com delicadeza, com essa brincadeira do O.V.N.I., do espaço. A gente tentou mostrar a indignação atual com uma pitada de inocência e ingenuidade pra tentar chamar a atenção do povo brasileiro a parar de brigar entre si e se unir, que é disso que a gente precisa agora”, explica o baixista Daniel.

Para o baixista, a crítica faz parte do papel do artista. “Como artistas, é parte da nossa função gerar essa reflexão social. A gente espera ter um impacto bem positivo com esse novo videoclipe”.

Já para o vocalista, Maurílio Fernandes, a mensagem que fica é de esperança: “A gente tentou trazer um lado social, de crítica, mas com uma cara mais lúdica, artística e sonhadora”.


#12 Scatolove – “Metade”



Na sexta-feira (22/12) o projeto paralelo de Leo Ramos, vocalista da Supercombo, com a Isa Salles, Scatolove lançou o videoclipe para o single “Metade”. A direção do vídeo inclusive é assinado pelo próprio duo.


#13 Banda Uó “Tô na Rua”



Após anunciar uma pausa na carreira e seguirem com agenda de shows somente até o carnaval, a Banda Uó, de Goiânia, lançou o clipe de “Tô Na Rua”, música inédita que vem como um presente para os fãs e será distribuída pela Deck.

O clipe foi filmado pelas ruas de São Paulo, cidade que serve de casa para os goianos desde 2011. A direção é assinada por Mateus e Rodrigo Carvalho, já a produção foi feita pela Planalto.

“É uma música que caracteriza muito nosso momento atual. Ela é madura, mas ainda sim mantém o espírito de celebração e festa que sempre foi a maior essência da Banda “, diz Mateus. “Nós sempre estamos por aí, somos da rua, moramos no centro, em São Paulo. Queríamos passar verdade nessa despedida”, completa Davi.


#14 Vigarioz Crod Alien “Loop Constante”



Com clipes sempre geniais e cheio de cores os limeirenses da VigárioZ Crod Alien no dia 12/12 lançaram o vídeo para “Loop Constante”. Abduções, ufologia, psicodelia e personagens de outras galáxias. Esses são os principais ingredientes das letras e flows lisergicamente temperados do grupo. A fusão de estilos como rock e rap é a liga do som dos caras.

A faixa estará presente no álbum Carta Ao Velho Pássaro que sairá no começo do ano. O vídeo foi gravado durante uma tour pelas montanhas da Serra da Canastra (MG), num sítio arqueológico com escritas rupestres de 11 mil anos.

O segundo disco da VigárioZ Crod Alien foi gravado no Nock Studio Alive totalmente ao vivo. Carta Ao Velho Pássaro presta uma homenagem ao mentor espiritual Crod Alien, o viajante estelar Velho pássaro, personagem da radionovela “Antenna Abduzz”, outro dos infinitos projetos do grupo.


#15 Siso “Saudade”



O músico mineiro Siso segue divulgando seu recém-lançado disco, Saturno Casa 4. Desta vez ele vem com o primeiro videoclipe do trabalho. O single escolhido foi “Saudade” e o vídeo conta com direção e roteiro feitos pelo próprio artista.

O local escolhido para as filmagens foi o centro velho de São Paulo, já sua narrativa engendrada em duas obras chaves:  os espaços urbanos discutidos na exposição São Paulo Não é uma Cidade e a linguagem visual do cineasta francês Jean-Luc Godart, marcada por uma estrutura principal que brinca com o acidente e a improvisação dentro de si.

“O clipe é uma narrativa abstrata sobre o afeto e a busca por leveza e espontaneidade em um ambiente caótico”, explana Siso sobre o videoclipe.

“Quis transpor de alguma forma a deriva do mar proposta na letra pro concreto da grande cidade e, com isso, trazer questões como a opressão das estruturas, a fragmentação, o isolamento, o apego e a pressão vertiginosa do tempo”, completa o artista.


#16 Vanguart “E o Meu Peito Mais Aberto que o Mar da Bahia”



No dia 14/12 foi a vez do Vanguart, de Cuiabá (MT), disponibilizar em suas redes sociais o videoclipe para “E o Meu Peito Mais Aberto Que o Mar da Bahia”. O single é o o primeiro clipe do álbum Beijo Estranho. O local escolhido para as filmagens foi justamente a praia.

“A praia propõe uma memória afetiva para todo mundo, uma coisa simples, um dia comum. E a música é sobre isso, sobre momentos simples que no final das contas são os grandes momentos da vida” – comentou o vocalista Helio Flanders. 

O vídeo foi dirigido por Leo Longo e Diana Boccara, da produtora Couple of Things e conta com a participação do músico Julio Nganga.

“O Julio tem tudo a ver com a história do Vanguart, inclusive fez parte da primeira formação” – conta Reginaldo Lincoln, baixista e vocalista. “A cena de abertura é uma espécie de remake de uma imagem que vi em uma exposição do artista polonês Tadeusz Kantor, que junto com um grupo de artistas organizou um happening em 1967, chamado “The Sea Concerto”, no qual um maestro rege o mar. Quando pensamos em alguém para ‘reger o mar’, na hora lembramos do Julio, que sempre chamamos de maestro por ser um cara genial e com muitos talentos” – finaliza Helio Flanders.


#17 Fernando Motta “Meus Planos São Como Nuvens”



No dia 14/12 o músico mineiro Fernando Motta que recentemente lançou o disco Desde que o Mundo é Cego disponibilizou o videoclipe para a faixa “Meus Planos São Como Nuvens”. Este que foi dirigido por Fábio de Carvalho que também pertence ao Coletivo Geração Perdida de Minas Gerais.


#18 Concha “Augusta”



No dia 19/12 a banda paulistana Concha lançou o videoclipe para “Augusta”. A faixa integra o álbum Camaleão. A ideia do clipe é simples mas efetiva, recortes de apresentações da banda ao vivo. A direção do vídeo ficou por conta do baixista Bruno Mulinário.

“Foi assim que encontramos o melhor jeito de mostrar nossa realidade. Nós vivemos essa troca com outras bandas e artistas. É assim que a cena independente se mantém viva um ajudando o outro.”, conta Bruno Mulinário.

O clipe foi gravado entre fevereiro e setembro de 2017 onde conta com imagens registadas em festivais como: “Festival Música Brasil“ (São Paulo (SP) e no “Hack Town” em Santa Rita do Sapucaí (MG), que é inspirado no SXSW com o apoio da Google.


#19 The Ed Sons “Odds and Evens”



O The Ed Sons de Araraquara (SP) lançou no dia 16/12 o videoclipe para a faixa inédita “Odds and Evens”. O clipe mescla imagens da banda tocando com personagens “perturbados” representando um conflito místico entre a sorte e o azar.

Para o diretor do clipe, Gustavo Palma (Espiral): “é importante atrelar o lançamento da música ao produto audiovisual. O videoclipe ajuda a criar e divulgar a estética da banda”.

Gustavo é ex-integrante da banda Aeromoças e Tenistas Russas, onde pôde produzir diversos clipes. Recentemente assinou como diretor os clipes do moçambicano DJ Faya, Tijolo Baiana, e como produtor executivo de clipes da cantora Ekena.


#20 La Raza “Cai Dentro”



A banda paulistana La Raza lançou no dia 22/12 o videoclipe para “Cai Dentro”. Faixa que está presente em seu álbum de estreia, Bem-Vindos a La Raza. A direção do vídeo é assinada por Raphael Mateo e pelo vocalista Alex Panda

As imagens ao vivo do grupo foram gravadas em shows no Hangar 110, Espaço das Américas, Áudio, Tropical Butantã, Carioca Club, Manifesto, Imperator e Big Pool Day.


#21 unDRONES “Instinto”



O trio de músicos maranhenses unDRONES lançou no dia 07/10 o videoclipe para “Instinto”. A faixa, que já havia ganhado um lyric video no fim do mês passado, ganha uma superprodução, com direção, roteiro, edição, pós e coloração de Helton Lopes.

O clipe conta com produção executiva da Dunada Criações e da Música no Planeta, além da participação da atriz Jéssica Aragão. “Instinto” integra o EP de estreia da banda ao lado de Hipnose, Eterno Aprendiz De Repente.


#22 Commodities “Hollywood”



Commodities de Brasília (DF) é um projeto sem integrantes fixos, a exceção do seu fundador Raphael Rocha, e no dia 13/12 lançou o videoclipe para “Hollywood”. Esta faixa que integra o recém-lançado EP  Behind The Curtain There Is Another Curtain.

O vídeo é uma produção da AgênciaAr e foi totalmente feita com um único celular, desde a captação das imagens à edição.


#23 Não Não-Eu “Chão”



A banda de Belo Horizonte (MG), Não Não-Eu, lançou no dia 07/12 o videoclipe para “Chão”. A faixa está presente no disco homônimo que foi lançado neste ano via PWR Records.

Roteirizado pela vocalista, Pâmilla Vilas Boas e dirigido por Cláudio Valentin e Raphael Vilas Boas, o vídeo se utiliza de metáforas para simbolizar a opressão, bem como a libertação feminina. Com uma linguagem de cinema arte pulsante, a subjetividade assume a narrativa do trabalho.

O vídeo foi filmado em Bambuí (MG) e tenta trazer a atmosfera melancólica da canção.

“A proposta foi gravar uma série de cenas abstratas sem início-meio-fim e fluídas comunicando com a sensação da música. Acho que as cenas revelam várias camadas do Eu. A personagem entra e sai da casa várias vezes. Acho que é esse movimento de assumir e revelar algo e depois voltar. Quando a gente assume algo, perdemos outras coisas e por isso é tão difícil. Acho que a morte na música tem a ver com essa sensação de perda”, explica Pâmilla.

A letra foi baseada em um poema escrito pela vocalista e guitarrista, que tem um caderno de poesias guardado e que nunca teve coragem para publicar. Durante o processo de criação do disco, a música ganhou diversas versões e foi sendo modificada, mas não foi só a canção que mudou: a compositora começou a aceitar suas letras e os sentimentos que elas querem passar.

Em dezembro deste ano a Não Não-Eu entrou para o catálogo da label Blade Recods do Texas que está distribuindo a banda nos EUA.


#24 Escambau “Não Fui Eu”



A banda curitibana Escambau lançou no dia 04/12 o videoclipe para “Não Fui Eu”. Esta que está presente no álbum Sopa de Cabeça de Bagre que foi lançado em junho. A canção fala sobre a omissão de culpa e o famoso “jeitinho brasileiro”.

O vídeo conta com direção de Raphael Moraes: “A intenção do vídeo foi retratar o que a letra diz e colocar a todos nós no mesmo barco. Do menor ao maior, afinal, quem está salvo de um “não fui eu”?”, pergunta Raphael.


#25 Haikaiss “Ouro Raro”



O grupo de hip-hop Haikaiss lançou no dia 21/12 o videoclipe par “Ouro Raro”. O vídeo foi gravado utilizando a técnica do stop-motion e teve na direção Renato Lucena. Já a produção é assinada por Tieri Filmes. A faixa está presente no disco Teto Baixo que foi lançado no começo do ano.


#26 Kamau – Tudo Uma Questão De… (Avulso #02)



O rapper paulistano Kamau já tem 20 anos de estrada e não iria passar o ano de 2017 sem ao menos fazer um lançamento. No dia 01/12 ele lançou o videoclipe para “Tudo uma questão de…”, segunda faixa da série criada por Kamau, Avulso.

Criada por Grou (produtor musical e beatmaker), a base foi concebida inicialmente como um remix de “Com Licença”, faixa de abertura do último lançamento de Kamau, o EP Licença Poética (2015), mas foi repensada para esta inédita de agora.

Depois de criada a letra, Kamau convocou Júlio Mossil para somar com o baixo, Jhow Produz complementando os teclados e o DJ Erick Jay para as colagens já características dos sons do MC.

Gravado numa praça no Sumaré, em São Paulo, a protagonista do vídeo é mesmo a fitinha, passada de mão em mão, diferentes gerações, a música presente em todos os momentos. Produzido, gravado e finalizado em poucos dias, o clipe tem roteiro do diretor Filipe Borba e a colaboração de vários amigos.


#27 Rashid “Química”



O rapper paulistano Rashid lançou no dia 07/12 o videoclipe para “Química”. Continuando o projeto Em Construção, seu atual trabalho, uma série contínua de faixas lançadas com videoclipes. Ele que fecha o ano com fechando a primeira parte do álbum.

“O beat é pra cima e logo pensamos em chamar o Herbert Medeiros para tocar algumas melodias que passeassem no instrumental mantendo o mesmo clima. No final, ficou uma coisa meio Pharrell Willians, que a gente aqui gosta muito”, conta Rashid sobre a concepção e completa, “na verdade, foi o beat do Skeeter que me inspirou a escrever a letra, então o crédito vai pra ele”.


#28 Dime Cronista “BELHELL” ft. Giovani Felizate



O rapper de Bélem (PA), Dime Cronista, lançou no dia 18/12 o videoclipe para “Bellhell”, este que conta com a participação de Giovani Felizate e Jonas Bento(Cortesia da Casa / Haikass).

“Belhell” foi algo que representou a minha própria desconstrução musical, de desconstruir o estilo (rap), e até mesmo de desconstruir pensamentos. Pra construir essa música tive que desconstruir a melodia do Cartola pra chegar na minha própria construção”, explica Dime.

“Eu fiz Belhell como ela fosse minha mãe. Cantarolei para algumas pessoas e elas diziam pra mim: parece que essa música você fez para sua mãe, mas às vezes parece que é pra cidade. E é exatamente isso, a vida é feita de conflitos e minha arte conflita diariamente até comigo mesmo pra eu poder chegar na inquietação de compor”, diz.

Dime assina a direção do intimista videoclipe, que foi gravado em uma tarde em São Paulo. Leonardo Gonçalves assina a edição e a fotografia. A produtora Tupã Filmes fez a captação de algumas imagens da capital paraense que aparecem no vídeo.


#29 Cabral e Os Colonizadores por Engano “Ô Benzinho”



A banda Cabral e Os Colonizadores por Engano de Piracicaba (SP) disponibilizou em suas redes sociais no dia 06/12 o videoclipe para “Ô Benzinho”.

O vídeo foi feito em stop-motion e a faixa está presente em O Palhaço (2017), produzido e lançado com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) de Piracicaba. O roteiro é assinado por Thiago Barros.


#30 Lennon Fernandes “Enquanto Mudam as Estações”



Lennon Fernandes, que também é guitarrista da banda paulistana Os Britônicos, lançou no dia 13/12 um videoclipe para seu projeto solo. A faixa escolhida foi “Enquanto Mudam as Estações”,  sétima faixa do álbum Abstrato Sensível (2017).

A filmagem do clipe que foi produzido pela Nova Multimídia aconteceu no mirante Morro do Nhangussu, cartão postal da cidade de Guarulhos (SP). Neste projeto ele conta em sua banda com músicos Daniel Zé (baixo) e Marina Dias (bateria) que também aparecem no vídeo.

“O vídeo é um convite para pensarmos de como o tempo altera nossos desejos e sonhos. Na próxima semana, 21, vamos entrar numa nova estação e nada melhor do que aproveitar esta mudança para refletir sobre tudo que se passa na nossa frente em segundos”, explica o músico.


#31 Gabriela Garrido “De Bicicleta”



No dia 11/12 a cantora carioca Gabriela Garrido lançou o videoclipe para “De Bicicleta”. A faixa está presente no EP Entre que será lançado em março de 2018. De maneira caseira e literalmente andando em uma bicicleta ergométrica enquanto se distrai das mais diversas maneiras feito um vídeo do Ok Go. A direção do vídeo é assinada por Felipe Maranhão Caetano e Juliana Rosa.


#32 Ops “O Seu Remédio”



O produtor musical brasiliense Ops lançou no dia 19/12 o videoclipe de “O Seu Remédio”. A faixa está presente no álbum Não Ta Tudo Bem que foi lançado neste ano. Caetano Maia (Obg Filmes) e Ops assinam a direção.


#33 André Abujamra “O Mar”



O músico André Abujamra lançou no dia 22/12 o videoclipe para “O Mar”. A faixa estará presente em seu novo projeto, Omindá – O Encontro das Almas do Mundo pelas Águas, que será lançado em março. O lançamento ganhará também versão em vinil, CD e documentário.

Tanto a música como o clipe foram gravados em em Míkonos (Grécia), Sofia (Bulgária) – com a participação especial do coral The Mystery of Bulgarian Voices – e na Índia, onde foram gravados o violinista Sharat Srivastava e o flautista Rishab Prassana. O próprio Abujamra assina a direção do vídeo.


#34 Young Lights “Breakfast”



No começo do mês fizemos uma resenha sobre o segundo álbum da banda mineira Young Lights. Este que conta com 8 faixas e 31 minutos de duração mas claro que o material que vai para o disco nunca é tudo que foi produzido e algumas faixas sempre acabam ficando de fora por motivo a ou b.

Como presente de natal para os fãs eles decidiram disponibilizar uma faixa bônus inédita através de um clipe dirigido por Capitão Ahab e lançado no dia 22/12. A animada “Breakfast” vem acompanhada de um vídeo que segue a mesma linha do álbum visual – disponibilizado pela banda no dia 30/11 – e conta com imagens analógicas enviadas por fãs e amigos. Estas que retratam a alegria dos momentos da infância, como festas de aniversário, junina e celebrações. Assim contendo um pouco do espírito natalino de compartilhar ótimos momentos com quem gosta.

Com uma levada mais folk e alto astral a canção lembra os primeiros dias da banda e já que estamos em uma época do ano tão nostálgica acredito que vai resgatar boas memórias. A versão está também disponível como faixa bônus na versão física do disco.


#35 Eu, Júlio Victor “Tesouras e Antidepressivos”



No dia 11/12 o mais novo projeto de Júlio Victor (Sasha Grey As Wife / Tá Na Capa) lançou um lyric vídeo. Este que leva o nome de Eu, Júlio Victor. A canção escolhida para ganhar o vídeo foi “Tesouras e Antidepressivos”, esta que tem uma temática familiar.


#36 Cavalo’s – Al Qaeda (part. Fernando Motta)


https://www.youtube.com/watch?v=xxHZSxppaLw


A banda Cavalo’s lançou o videoclipe para “Al Qaeda”. Esta faixa que conta com a participação de Fernando Motta. O vídeo conta com filmagens nonsense e aleatórias.


#37 Zaíra – $$$ Dinheiro



O forró psicodélico muito doidão da banda Zaíra de Piracicaba (SP) ganhou mais um capítulo em sua história no dia 15/12. Foi lançado neste dia o videoclipe para “$$$ Dinheiro”, este que foi escrito e dirigido por Celso Viviani e tem como inspiração os filmes de Bollywood (e a estética dos anos 80).

O vídeo mostra a história de um homem “do bem”, mas sem grana que busca por dinheiro no vídeo todo enquanto seu antagonista tem uma vida de ostentação. As cenas foram gravadas, em sua maioria, em São Luiz do Paraitinga (SP), no estúdio e em Campinas (SP).


#38 Maskavo “O Mar pro Sonhador”



No dia 06/12 a banda brasiliense de reggae, Maskavo, lançou o videoclipe para “O Mar pro Sonhador”. Este que teve como locação a Ilha de Fernando de Noronha. Nele os integrantes aparecem devolvendo filhotes de tartarugas de volta ao mar, em apoio ao projeto Tamar. O vídeo conta com a direção de Heron Domingues.


#39 Borba – “Por Perto” (participação de Roberta Campos)



O cantor, multi-instrumentista, compositor, produtor e educador musical mineiro Borba lançou no dia 01/12 o lyric video para “Por Perto”. Esta que conta com a participação de Roberta Campos. Borba atualmente acompanha a cantora Fernanda Takai na turnê do álbum Na Medida do Impossível ao vivo no Inhotim.

Com 2 discos autorais e um DVD na bagagem, Borba apresenta agora o EP III. O álbum reúne três canções autorais, cada uma delas com a participação de uma cantora mineira.

A faixa “Por Perto”, que abre o disco, é uma composição com cerca de 10 anos, mas que não tinha sido registrada em nenhum álbum de Borba​.

“Eu sempre quis gravá-la em meu trabalho solo, mas ainda não tinha encontrado a roupagem certa. Quando finalmente consegui chegar a um arranjo ideal, o nome da Roberta (Campos) veio imediatamente à minha cabeça” revela o compositor. 

O lyric video foi produzido por Dudi Polonis, com artes de Daniel Bessa e Dudi Polonis.


#40 Cosmobox – Gravidade



No dia 18/12 os cariocas da Cosmobox lançaram o videoclipe para “Gravidade”. A faixa foi produzida por Thiago Locke, guitarrista e produtor, “Gravidade” possui uma sonoridade pop, com influências dos anos 80, e também com toques de modernidade.

A letra compara a superação de dificuldades com uma decolagem, trazendo os ouvintes para uma expansão do pensamento.

“Se até mesmo a força que nos prende ao chão pode ser vencida, então nós também podemos superar os nossos limites”, explica a vocalista, Cássia Novello.


#41 Daniel Peixoto – Even If I´m Blind feat. Edson Cordeiro



O cearense Daniel Peixoto disponibilizou em suas redes sociais no dia 11/12 o videoclipe para “Even If I´m Blind”, esta que conta com a participação de Edson Cordeiro. O vídeo dirigido por Gabriele Spinelli e que conta com performance da bailarina Anellena Frolini foi gravado na Itália.

O vídeo foi realizado em uma antiga residência, construída no século XVII, em Toscana, na Itália. O prédio tem até hoje preservada a estrutura original da construção.

“A ideia do clipe foi personificar em uma mulher as personas do Edson Cordeiro e a minha, transgredindo mais uma vez a ideia de gênero”, explica.

“O clipe foi um presente do meu amigo, também cearense, Theo Carias que agora mora na Itália”, finaliza o músico.


#42 Carta na Manga – Luv Leve Livre



No dia 12/12 o grupo de rap carioca Carta na Manga disponibilizou em suas redes o videoclipe para “Luv Leve Livre”. O vídeo que conta com belíssimas paisagens conta com a direção de Lucas Andrade e Catu Rizo.


#43 Léo Brasil “Mandaram Avisar!!!”



O músico mineiro Léo Brasil lançou no dia 04/12 o videoclipe para “Mandaram Avisar!!!”. O vídeo foi dirigido por Wal Moraes e conta com imagens gravadas no Morro do Papagaio (Belo Horizonte).


#44 Caio Prado “Mera”



O cantor e compositor carioca Caio Prado lançou no dia 14/12 o videoclipe para “Mera”. Em janeiro de 2018, chega ao mundo Incendeia, o novo trabalho de Prado. O vídeo foi gravado e dirigido por Rafo Coelho, já a produção é assinada por Da Chuva.


#45 Lombra “Intolerância”



No dia 14/12 a banda Lombra de Jacareí (SP) lançou o videoclipe para “Intolerância”. O clipe conta com imagens registradas por Felipe Rocha.


#46 Ossos Cruzados “Aqui Não Tem Natal”



A banda de hardcore/trash metal de Taboão da Serra (SP), Ossos Cruzados, lançou no dia 11/12 o videoclipe natalino para “Aqui Não Tem Natal”. A divertida animação foi produzida por Leandro Franco da banda Asteroides Trio.


#47 Subalternos “Aos Verdadeiros”



A banda de punk rock paulistana Subalternos lançou no dia 19/12 o videoclipe para “Aos Verdadeiros”. A canção faz parte do álbum de estreia Nunca Pare de Lutar. O vídeo foi gravado no segundo semestre de 2017, no Espaço Som, em São Paulo e conta com a direção de Thiago Nascimento.


#48 Threesome – Sweet Anger



O quinteto Threesome de Campinas (SP) lançou no dia 04/12 o lyric video para “Sweet Anger”. A faixa está presente no recém-lançado EP Keep On Naked.

Get Naked foi concebido em nosso home studio, então tanto em relação à qualidade de gravação ou quanto à própria composição e arranjos, achamos que poderíamos fazer melhor.

Com a saída do Bruno Baptista da banda, a Juh Leidl assumiu as vozes principais de algumas músicas e isso causou uma necessidade natural de mudar as linhas vocais, caso da “Every Real Woman”, que agora adquiriu um tom mais provocativo ainda, registrado na nova “ERW”.

“Why Are You So Angry” mudou completamente, é outra música, apesar de ter mantido a letra original, mas nem consideramos como regravação, ela se tornou uma das músicas mais fortes e pesadas da banda, agora chamada “Sweet Anger”. Já “My Eyes” é totalmente inédita e nela decidimos usar o vocal agressivo e doido do Fred Leidl, e o resultado foi excelente”, explica o baterista Henrique Matos


#49 Os Gardenal “Cansei de Ser Pobre”



A banda paulistana formada no baixo augusta com influência de pós-punk Os Gardenal lançou no dia 17/12 o videoclipe para “Cansei de Ser Pobre”.

O vídeo dirigido por Enio Arins e Renato Grieco conta com a ilustre atuação de Roger Marinho Martin, o General Sade do Porno Massacre que interpreta um morador de rua.


#50 Gentrificators “Inside the Pocket of Your Jeans” feat. Patrícia Spier



A Gentrificators de Canoas (RS) lançou no dia 22/12 o videoclipe para “Inside the Pocket of Your Jeans”. A faixa conta com a participação especial de Patrícia Spier e integra o disco apt kids que foi lançado neste ano através do selo independente Lezma Records. O clipe “lombrante” e espacial foi gravado e dirigido por Demétrio Rocha Pereira.


#51 Victor Cali e Gabriel Peri “A(Mar)”



O duo paulista Victor Cali e Gabriel Peri lançou no dia 19/12 o videoclipe para “(A)Mar”. O roteiro, direção e produção são assinados por Gabriel Peri , Victor Cali, Joel Dias Filho e Peixe Barrigudo.


#52 PNK SABBTH “Blue Youth”



O paraense PNK SABBTH lançou no dia 18/12 o videoclipe para “Blue Youth”. O vídeo foi dirigido por Paulo Evander e foi produzido produzido pela Aleatório Filmes e Equipe Reduzida. A canção é a terceira faixa do EP The Nigth Glow. 


#53 PAD “Estranho Mundo Novo”



A banda paulistana PAD que conta com Marcos Kleine (Ultraje a Rigor) em sua formação lançou no dia 14/12 o videoclipe para “Estranho Novo Mundo”. O single foi inspirado no livro Admirável Mundo Novo do britânico Aldous Huxley. O clipe foi dirigido por Eduardo Galeno da produtora paulista Monte Castelo Entretenimento.


#54 Lumière “Pressão”



A banda paulista Lumière no dia 19/12 lançou o videoclipe para “Pressão”. O vídeo conta com com direção de Lucas Candido e produção realizada por Moah. Já a música foi gravada no Estudio TOTH por Danilo de Souza e Fernando Uehara.


#55 Tetraldas “Tetralda Reloaded”



A banda Tetraldas de Piracicaba (SP) lançou no dia 22/12 o videoclipe para “Tetralda Reloaded”. A canção, gravada ao vivo no estúdio Labsound, com mixagem e masterização de Rodrigo Bigga, é uma releitura da faixa “Tetralda”, presente no álbum homônimo à banda, que foi lançado no início de 2017.

O material audiovisual foi gravado em casa tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac).

“Ficou uma versão um tanto mais rápida e mais pesada do que a original, o que é normal quando uma canção é executada ao vivo. E isso somado ao fato de contarmos agora com três guitarristas, o que naturalmente confere mais peso no rock”, comenta guitarrista Zé Rubens.

Com direção de Juliana Delicato, o videoclipe foi gravado no Village Arte Decor, grande mostra de arquitetura, decoração e paisagismo que aconteceu nos meses de agosto e setembro, na Vila Rezende, em imóvel tombada como patrimônio cultural pelo Codepac.

 “O fato de termos gravado no Village Arte Decor, uma mansão linda e incrível, que permitiu que cada integrante da banda estivesse tocando em um ou até dois cômodos da casa, como se estivesse fazendo ‘seu som’ em um ambiente. E é ainda uma forma de evidenciarmos a importante questão do patrimônio histórico e cultural, que é fundamental para a identidade de um povo”, opina o guitarrista.


#56 Marcos Sandália & Meia “Supernova”


https://www.youtube.com/watch?v=O_979l0ND8M


O grupo mineiro de MPB/brega Marcos Sandália & Meia lançou no dia 11/12 o videoclipe para “Supernova”. A faixa está presente no EP Teimoso.

Já o videoclipe foi gravado nas ruas de Belo Horizonte (MG) mais precisamente na região conhecida como Baixo Indaiá, nos arredores do Liberdade e do Jaraguá, este vídeo é uma exaltação à beleza e à capacidade de contemplação, mesmo que de forma anônima.

O conceito, edição e finalização ficaram por conta da própria banda. No vídeo temos a atuação da atriz Fernanda Thayná.


#57 TAMY – Alice



A cantora carioca Tamy lançou no dia 06/12 o videoclipe para “Alice”. A canção faz parte de seu quarto disco Parador Neptunia. O clipe foi feito em plano sequência que tem como objetivo colocar a artista como o sol dentro do sistema solar, com o trilho e as câmeras girando ao redor dela.

O vídeo foi gravado em Montevideo, cidade onde Tamy vive desde 2012. A direção é do argentino Brian Ojeda e a ideia e curadoria das uruguaias Camila G. Jettar e Marina Fernandez.


#58 Ltda “Talismã”



A banda Ltda de Santo André (SP) lançou no dia 15/12 o videoclipe para “Talismã”. O vídeo teve direção de Gustavo Saso e roteiro de Lucas Psico.


#59 Agapantos “Antes do Sol”



A banda paulistana Agapantos lançou no dia 01/12 o videoclipe para “Antes do Sol”. O primeiro single da banda ganhou um videoclipe colorido e derretido. O vídeo contou com a direção de Gabriel “Koi”.


#60 Tali! “Ritual do Amor”



A cantora, compositora, atriz e performer Natália Garcez lançou neste ano seu novo projeto, Tali!. Seu primeiro álbum Eletricidade, foi produzido por Lucas de Paiva, que já assinou a produção de nomes como Mahmundi e Silva. No dia 07/12 foi a vez do single “Ritual do Amor” ganhar um videoclipe.


#61 Alice Caymmi “Inocente”



A cantora e compositora carioca Alice Caymmi lançou no dia 08/12 o videoclipe para “Inocente”. O vídeo conta com a direção de Allexia Galvão. A neta de de Dorival Caymmi prepara para 2018 seu terceiro disco.

“Com todo o meu amor, eu anuncio a data de lançamento de “Inocente”, primeiro single de Alice, meu novo disco. Este é um momento muito especial, e essa é uma letra minha com a Ana Carolina, que fizemos em uma viagem juntas, espero que gostem”, disse Alice.


#62 Ted Marengos “All Along The Watchtower”



No dia 11/12, antes mesmo do lançamento da Coletânea Verão do Amor ser lançada, os paulistanos da Ted Marengos lançaram o videoclipe para sua versão presente no tributo que homenageia o ano de 1967. A faixa foi gravada e mixada no Cavalo Estúdio (SP).


#63 Mano Brown, Big, Du Bronk’s, 5pra1, Ylsão, Boy “Natal no Gueto”



No dia 22/12 o rapper Mano Brown lançou o single “Natal no Gueto” em parceria com Big da Godoy, Du Bronk’s, DJ Will, Ylsão, Dee, Renan Samam e Boy Killa. A tack é um conjunto de relatos sobre como é o feriado nas periferias paulistanas. Já o vídeo contou com a direção de Katia Lund e João Wainer – e produção de Katia Lund, João Wainer e Boogie Naipe.


#64 Rodrigo Ogi “Deixe-me”



No dia 04/12 foi a vez do rapper Rodrigo Ogi lançar o videoclipe para a faixa “Deixe-me”. O vídeo conta com a direção de Gustavo Amaral. A canção faz parte do recém-lançado EP Pé No Chão.


#65 Gustrago “Flow Porra Nenhuma”



O rapper guarulhense Gustrago no dia 22/12 lançou o videoclipe para “Flow Porra Nenhuma”. O clipe foi dirigido por André Okuma e Marília Casaro (que também assina o roteiro).


#66 Rap Plus Size “O Pano Rasga”



A dupla paulista Rap Plus Size lançou no dia 13/12 o videoclipe para “O Pano Rasga”. O vídeo foi produzido por DMNA e conta com a direção de Iuri Stocco.


#67 Malfatti “Rua 9”



O rapper paulista Malfatti lançou no dia 21/12 o videoclipe para “Rua 9”. O vídeo foi produzido por Caio Lro e Filipe Fedox e teve roteiro de Malfatti e Já pra casa.


#68 COLIGAÇÃO Z.E.M. “NAVE CAMA” part. DON CESÃO



COLIGAÇÃO Z.E.M de São Paulo lançou no dia 04/12 o videoclipe para “Nave Cama”. A faixa conta com a participação de Don Cesão. O single estará no próximo disco da banda Zona de Encontro Musical. Já o clipe teve direção de Bruno Teixeira e produção de Dani Ursogrande, Nobru CZ.


#69 Tranquarto “Colombian Gold”



A banda brasiliense Transquarto no dia 17/12 lançu o videoclipe para “Colombian Gold”. Após o lançamento de um compacto com duas músicas em 2016, a banda se prepara para lançar um novo material. Alessandro Santana assina a direção e edição do vídeo.


#70 Mundie “Reflexos”



A banda paulistana Mundie lançou no dia 13/12 o lyric video para “Reflexos”. O vídeo é uma animação feita por Pimen Nakano a partir dos desenhos de Yuri Miyasato.


#71 Roboto “Aproveite”



A banda Roboto de Belo Horizonte (MG) lançou no dia 25/12 o videoclipe para o single “Aproveite”. A faixa foi produzida por Roboto e Ruan Mattos no Estúdio Miolo Mole em fevereiro de 2017.

Já o clipe conta com imagens captadas por Ise Fernandes e Bernardo Silvino durante o evento “Garage Inc.” no Garagem Rock Bar, em 16 de dezembro de 2017. A edição ficou por conta de Bernardo Silvin.


#72 Johnny Hooker (part. Liniker) “Flutua”



O artista pernambucano Johnny Hooker na noite do dia 24/12 o clipe de “Flutua”, parceria com a cantora Liniker. Dirigido por Ricardo Spencer, o vídeo conta uma história de amor entre dois homens surdos que precisam lidar com a homofobia em uma metrópole brasileira.

O filme foi escrito pelo cineasta Daniel Ribeiro, diretor do romance LGBT “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” em parceria com Hooker. Lançado em julho deste ano, “Flutua” é o primeiro single do álbum Coração, segundo disco solo de Hooker.


#73 Gangrena Gasosa “Terno Do Zé”



A clássica banda carioca Gangrena Gasosa lançou no dia 23/12 o videoclipe para “Terno do Zé”. A faixa estará presente no álbum Gente Ruim Só Manda Lembrança Pra Quem Não Presta que será lançado no dia 01/01. O disco contará com 11 faixas.

O vídeo foi dirigido e editado por Angelo Arede e Fabiano Soares e conta com imagens registradas no Circo Voador.


#74 Domestic Junkies “Insomnia”



O power trio carioca, Domestic Junkies, após um ano de pausa está de volta e com álbum previsto para fevereiro. Para aquecer para o disco eles no dia 19/12 lançaram o videoclipe para “Insomnia”. Este que foi dirigido por Gui Moura e conta com “sombras” da banda tocando sob uma luz verde misteriosa.


#75 Diego Xavier “Automático”



No dia 14/12 Diego Xavier que também é guitarrista e vocalista no Bike lançou o videoclipe para “Automático”. A faixa está presente em seu primeiro álbum solo, Dx3, que foi lançado em Outubro.

O clipe conta com imagens registradas no show de lançamento do disco que aconteceu no dia 03/12. Este que aconteceu no no Estúdio Wasabi (São José dos Campos / SP) e foi registrado por Gabriel Barbosa e Lucas Barbosa.


#76 Rincon Sapiência “Afro Rep”



O rapper paulistano Rincon Sapiência mais uma vez nos pega de surpresa. Após lançar neste ano seu álbum de estreia ele em pleno 26/12 lança o videoclipe para a pontual e super contextualizada “Afro Rep”. O vídeo é uma realização Boia Fria Produções. 


PLAYLIST NO SPOTIFY


Desta forma chegamos a playlist com os clipes independentes lançados no mês de Dezembro (2017). Dos 76 vídeos do post, 60 possuem as faixas no Spotify. Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma e outros pelo artista/banda não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-


Clipes Dezembro


2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido!!