104 Clipes Independentes lançados em Outubro + Playlist no Spotify

 104 Clipes Independentes lançados em Outubro + Playlist no Spotify

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Neste mês de outubro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s. Reunimos 104 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira. O que impressiona, termos uma média de 3,35 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos artistas de 15 estados.

A capa do post faz referência ao Outubro Rosa. O mês passa mas a conscientização é todo dia!

Confira as listas anteriores:

>>>>>>Janeiro<<<<<<<<
>>>>>>Fevereiro<<<<<<
>>>>>>Março<<<<<<<<<
>>>>>>Abril<<<<<<<<<<
>>>>>>Maio<<<<<<<<<<
>>>>>>Junho<<<<<<<<<
>>>>>>Julho<<<<<<<<<<
>>>>>>Agosto<<<<<<<<
>>>>>>Setembro<<<<<<

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE OUTUBRO. NOVO ANO PEDE NOVOS FORMATOS DE DIVULGAÇÃO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!


#1 Autoramas “Problema Seu”



Abrimos o listão com o Autoramas logo de primeira para adianta o quanto o mês de Outubro foi ótimo de lançamentos. O videoclipe foi veiculado na imprensa no dia 03/10 porém seu lançamento foi feito no dia anterior na loja de discos SETZER – esta localizada em uma galeria do centro de São Paulo. Foi um momento especial para a banda que além de comemorar o lançamento do vídeo contou com a comemoração do aniversário da Erika Martins.

“Problema Seu” está presente no mais recente disco da banda, O Futuro dos Autoramas. A direção – e câmera – é assinada por Marcela Cardoso, Deborah Perrota foi a responsável pela edição. Já a animação, finalização e cor ficaram sob a responsabilidade do Tiago Hóspede. O resultado é simples porém bem interessante com direito a várias imagens registradas em shows da banda misturadas a uma “explosão” de cores.


#2 Sky Down “Wish”



No dia 10/10 a Sky Down do Abc paulista lançou através de uma premiere no Hits Perdidos o videoclipe para a faixa “Wish”, primeiro single de seu segundo disco que ainda não tem data para ser lançado.

O vídeo foi feito a partir do clipe do TEST lançado anteriormente sem som. O que faz do vídeo ainda mais legal a ideia de “sobreposição do audio” e cores flutuando pelo ar.

Ficha técnica: Direção de Imagens e Edição: Tomás Moreira, Produção: Ailton Lucena Captação de Imagens: Andre Hirae e Samuel Esteves.

A vibe Low Dream (favor não confundir com a ótima banda carioca da Midsummer Madness) e magnética da “balada” shoegazer se traduz no clipe que parece ser extraído dos anos 90. Poderia até ser cenário de grupos como Primal Scream ou My Bloody Valentine esteticamente falando. Como o vocalista Caio comenta na entrevista ele tem a “vibe” do filme Enter The Void do argentino Gaspar Noé.


#3 Paula Cavalciuk “Morte E Vida Uterina”



O novo videoclipe da Paula Cavalciuk, Sorocaba (SP), é um dos mais criativos, coloridos e divertidos do mês. Foi no dia 4/10 que “Morte E Vida Uterina”, faixa que abre o álbum Morte E Vida ganhou o clipe.

Inspirada nesta idiossincrasia dos ciclos da vida a canção passa um sentido de pertencimento, um reconhecer que é inerente à mulher e às sucessivas transformações trazidas pela menstruação.

No vídeo é contada – através do artifício do stop motion – a história de uma menina que se torna mulher e no caminho é destruída e se reconstrói muitas vezes. O vídeo conta com a direção do Daniel Bruson, premiado com o curta “Pete’s Story”, no Anima Mundi 2016, e diretor de arte da série “Angeli The Killer”, e utiliza materiais como folhas secas, botões, recortes de revistas, jornais, fotografias, lãs e correntes.

A produção do clipe de “Morte e Vida Uterina” foi possível através do Apoio Institucional da Prefeitura Municipal de Sorocaba, através da Secretaria de Cultura – Lei de Incentivo à  Cultura nº 11.066/2015.


#4 Não Há Mais Volta “O Destino”



No Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, 19/10, a banda paulistana Não Há Mais Volta lançou o videoclipe para a faixa “O Destino”. Na canção o guitarrista Ricardo Galano conta a sua experiência ao lado da mãe, Maria Lúcia, diagnosticada com câncer de mama e que venceu a batalha por duas vezes num período de 10 anos.

“O sofrimento afetou todo mundo, claro, mas a minha família manteve-se sempre unida e o otimismo da minha mãe durante todos os processos foi fundamental pra derrotar o câncer duas vezes” – comenta Ricardo

O vídeo já se inicia com um lembrete muito importante: mais de 60 mil casos de câncer de mama são diagnosticados no Brasil por ano. Para a locação foram escolhidos diversos lugares como a Vila Maria Zélia, Paranapiacaba, Bertioga e Cambui (MG).

A tecnologia também foi um artifício do videoclipe que foi gravado em 360º e conta com a participação da bailarina Marília Cristina da Costa, que também foi diagnosticada com câncer de mama e, assim como Maria Lúcia, enfrentou a doença.

Uma bonita homenagem a todas as mulheres que lutam contra a doença diariamente. Mais do que um belo clipe, uma boa causa!


#5 BTRX “Salvação”



Para fechar a buena onda das sementes colhidas em 2017, os paulistanos do BTRX lançaram na quinta-feira (19/10) o videoclipe para o single “Salvação”. O Hits Perdidos conversou com a vocalista Lize Borba sobre o clipe e o futuro da banda.

A faixa é a segunda do terceiro álbum da banda, Motirõ, este que contou com a produção de Duda Machado e Martin Mendonça (Pitty) e direção artística de ​Rafael ​Ramos. A banda que está na ativa desde 2005, atualmente a banda conta em sua formação com Lize Borba (vocal e guitarra), Thiago​ ​Augustini​ ​(bateria)​ ​e​ ​Vincius​ ​Souza​ ​(guitarra).

O vídeo foi dirigido por Fernanda Fraiz e reflete a possibilidade de mudança que acha-se dentro de cada um e a vida coletiva como um modo de redenção. O local escolhido para as filmagens foi o Terminal Bandeira, um dos principais centros nervosos do
transporte público de São Paulo (SP),

Um dos destaques do vídeo é exatamente a escolha por utilizar do clima metafórico do álbum. Nele os figurantes, muitos deles músicos e amigos da banda, são filmados de costas e interagindo com o acinzentado da “correria” do dia-a-dia.

A ideia era essa mesma mostrar como a cidade é um coletivo de pessoas e todos carregam suas histórias, dores, realidades, verdades e vivem em transformação constante. Todo o processo como a vocaliza Lize irá falar na entrevista concedida ao Hits Perdidos foi feito de maneira coletiva. Banda, diretora e amigos arregaçaram as mangas para o resultado final.


#6 Cigana “Às Vezes Cansa”



No dia 19/10 também foi a vez da banda Cigana de Limeira (SP) disponibilizar o vídeo para o primeiro single de seu primeiro disco, “Às Vezes Cansa”.

Com clima Led Zeppeliano a sobreposição das imagens – e distorção das lentes – dá o clima mágico e setentista para o filme gravado em P/B. O videoclipe conta com imagens registradas por Paulo Gachet, Thomas Dalfré e Punk Mello durante duas apresentações da banda.

As imagens foram captadas no Festival Zé Rock (3 de junho), em Limeira, e no icônico Bar do Zé (19 de maio), em Campinas. Os responsáveis pela edição do vídeo foram Thomas Dalfré e o guitarrista Pedro Baptistella.


#7 Bratislava “Trancado”



No dia 18/10 a Bratislava de São Paulo disponibilizou o videoclipe para a faixa “Trancado”. Esta presente no terceiro disco da banda, Fogo. A locação escolhida foi Paranapiacaba e suas características neblina e belas paisagens naturais.

O tema da canção são as dificuldades e emoções envolvidas no relacionamento entre duas pessoas. No clipe isso é expresso através do casal de mulheres, uma modelo e uma fotógrafa.

“A fotógrafa está obcecada, ela quer enxergar a alma da companheira, seu poço mais profundo e visceral. Na busca, descobre que nem a nudez é o bastante. Ela quer ir além, além da carne, dos músculos, quer chegar até os ossos. Por isso o grito ‘Me deixe entrar’”, comentou Victor Meira, vocalista e compositor da banda no lançamento do videoclipe.

O vídeo foi idealizado pelo diretor Rafael Giacondino em conjunto com Victor. Para reforçar a ideia poética do vídeo Meira completou:

“Imaginei um sonho que não consegue ser sonhado. Um sonho que não consegue acessar a mente de seu ‘amo’ durante o sono dele. Ele quer entrar, ele trouxe imagens e revelações, mas a mente dessa pessoa está fechada, bloqueada, trancada. Ela não sonha. Seu sono é escuro e vazio, sem imagens nem sons”


#8 Aláfia “Saracura” (feat. Luísa Maita)



No dia 01/10 durante show no Mundo Pensando a Aláfia lançou o videoclipe para a canção “Saracura”. A letra da música é de Eduardo Brechó, inspirada nos tempos em que morou nas proximidades do Saracura.

A banda escolheu a data propositalmente já que no dia primeiro o Bixiga comemorou seus 139 anos. Ele interpreta a canção ao lado da cantora Luísa Maita, que também tem uma história com a Bela Vista, pois seu pai foi um comerciante local e parte de sua infância se passou nessas ruas.

A criação e direção do clipe é assinada pela cineasta Thais Taverna, nascida e criada na região e neta de Walter Taverna, uma das mais importantes personalidades do bairro, que tem toda uma vida de luta pelas tradições do Bixiga.

O nome, Saracura, foi dado em homenagem a um pássaro de pernas finas que existia em abundância no local no início do século passado. Quando ainda era uma chácara, o lugar foi refúgio de escravos que fugiam dos leilões realizados no centro da cidade de São Paulo. Pelo rio chegavam nessas terras e formaram quilombos urbanos. A região é chão da Escola de Samba Vai-Vai e da cultura negra no bairro da Bela Vista.


#9 The Mountain Season “Our Cross”



No domingo, 01, a banda de Petrópolis (RJ) The Mountain Season lançou o vídeo para a faixa “Our Cross”. O clipe foi produzido por Bê Leite e gravado no Estúdio Araras e Estúdio Aldeia. O vídeo também conta com imagens de protestos que acompanham o teor politizado da canção.


#10 Vinaa “Moço Bonito”



O maranhense Vinaa lançou no dia 01/10 o videoclipe para a canção “Moço Bonito”. Esta presente em seu álbum Bordel de Amianto.

O clipe, gravado no Espaço Reocupa, no Centro Histórico de São Luís do Maranhão e conta com a produção de Domingos Thiago na direção, Tieza Cutrim na fotografia, Valeria Moraes na maquiagem e João Belfort e Italo Fonseca no figurino e acessórios.


#11 Prume “606 On Fire”



No dia 02/10 foi a vez da Prume de Recife (PE) disponibilizar o videoclipe para a faixa “606 On Fire”. O vídeo foi realizado em parceria com a marca Contém Glitter, então já sabemos que brilho não poderia faltar.

A parceria nasceu de maneira um tanto quanto inusitada. A proposta inicial da canção era de tornar trilha de filme publicitário mas a conversa foi evoluindo e o clipe foi se materializando.

O vídeo conta com a participação dos bailarinos Nefertiti, Hulli Cavalcanti, Anne Costa, Effie Costa e Inaê Silva. O vídeo foi produzido por Naiara Cândido, sócia da marca Contém GIitter; maquiagem de Zé Lucas; e figurino por Babi Jácome e Thaís Sales.

“Foi uma mistura de escolha e acaso. Já era nossa intenção que ela fosse o primeiro videoclipe simplesmente por ser a única que tínhamos uma ideia plausível para a nossa realidade. Mas também  por acreditarmos muito no potencial dessa canção. Achamos que ela é uma das mais plurais em termos de sonoridade, e podemos alcançar vários nichos e chegar o mais longe possível com esse clipe”, analisa Cadu Bussad.


#12 Weird Fingers “Tudo Me Assombra”



No dia 04/10 o projeto Weird Fingers de Londrina (PR) lançou o videoclipe para “Tudo Me Assombra”. A faixa está presente no EP ciclos. lançado pelo selo paranaense Nap Nap Records. O vídeo foi produzido por Raad Ferreira e conta com imagens extraídas da internet.


#13 Medulla “O Segredo”



O Medulla lançou no ano passado seu segundo disco, Deus e o Átomo, via Hearts Bleed Blue. Agora no dia 04/10 foi a vez da faixa “O Segredo” ganhar um videoclipe. O clipe foi realizado pela Granada Filmes e foi dirigido por Cléver Cardoso.


#14 Muntchako “Golpe”



O trio brasiliense Muntchako lançou no dia 03/10 o divertido clipe para “Golpe”. A canção ganhou um formato vintage nos tempos que vivemos, o karaokê. Porém um detalhe: a faixa é instrumental.

Logo por conta disso os letreiros são preenchidos pelo barulho dos batuques e instrumentos. A história é hilária e não daremos spoilers, aperta o play!

Realização: Libertem Barrabás! Filmes, Tao Luz e Movimento, Frame Cinema Digital, Yucca Frita Produções Culturais, Tamareira Cultura e Arte.


#15 Britônicos “Feedback”



A banda paulistana Britônicos disponibilizou no dia 03/10 o psicodélico, cômico e colorido videoclipe para “Feedback”. A faixa está presente em seu mais recente lançamento, …Ou Não. Cheio de dancinhas e um prato cheio para gifs – e montagens – o clipe chama bastante a atenção.


#16 Magaivers “Tão Igual”



A experiente banda punk curitibana Magaivers no dia 04/10 lançou o videoclipe para “Tão Igual”. A canção está presente no EP Laranja que foi masterizado nos famosos estúdios de Abbey Road e será lançado pelo selo carioca Morcego Records em 2018.

O vídeo que conta com imagens da banda tocando em um cenário cheio de luzes e imagens ao fundo conta com a direção de Alceste Ribas e foi produzido por Audio Active Pro.


#17 Blind Horse “Patagonia”



No dia 03/10 os cariocas do Blind Horse lançaram o viajante vídeo para a faixa “Patagônia”. Esta presente no álbum homônimo via Abraxas. A canção que é carregada pelo rock setentista conta com 15 minutos e o videoclipe faz jus a atmosfera que emana.

A direção é assinada por Pedro Canhetti e as imagens foram registradas por Alejandro Sainz na Patagônia (Argentina).


#18 Camões “Ana”


https://www.youtube.com/watch?v=0f0X8pmQL5M


O amor platônico na madrugada carioca é a grande inspiração para o clipe lançado no dia 03/10 pelo artista – também carioca – Camões. A musa do cantor é exatamente uma garçonete de um restaurante em Botafogo.

“Com aquele cabelão ruivo, um olhar profundo e um sorriso fácil independente de quão babaca o cliente fosse. Ela trabalhava no balcão e eu era apenas mais um dos bêbados inconvenientes com que ela tinha de lidar. Talvez fosse menos chato que os outros. Talvez por isso acabamos saindo num date e, na falta de palavra melhor, me apaixonei.

Mas dentro do meu ceticismo e a grande carga de estímulos da minha geração (sim, a Y), mergulhei de boia. Não cheguei junto o suficiente, nem fiz grandes declarações. Dá muito trabalho viver o amor e é difícil saber quando é pra valer. Acontece que no meio dessa auto-repressão, meu inconsciente acabou gritando essa canção”, relembra Camões.

Para o videoclipe ele resolveu “brincar” com toda essa situação:

“Decidimos que o personagem homem (eu no caso) não sairia se dando bem e nem como um injustiçado, mas assumiria o papel de um bobo equivocado. Aquele que não se contenta com o que está no contrato. Que se considera único, digno de amar a dançarina e receber amor de volta. Um ingênuo egocêntrico”, explica.

O vídeo foi dirigido porTadeu Fidalgo e foi realizado pela Produtora Pervaleo. As influências visuais vieram de clipes de Daft Punk, The Weeknd e Paradis, além do filme “Drive”, estrelado por Ryan Gosling.


#19 Os Aquamans “A perseguição”



Hell Yeah! temos um clipe de surf rock no listão de clipes do Hits Perdidos deste mês. Dessa vez la buena onda vem com a banda Os Aquamans de Surubim (PE). O grupo pernambucano lançou no dia 05/10 o videoclipe para a faixa “A Perseguição”, esta presente no disco de estreia da banda.

Entre bebedeiras, farras e show o clipe tem o melhor espírito D.I.Y. e conta com imagens de uma apresentação energética registrada no Rock Na Calçada. O vídeo foi produzido pela Bahtheo Audiovisual.


#20 Vitrola Sintética “Deus”



A banda paulista Vitrola Sintética teve a canção “Deus” concorrendo ao Grammy Latino como a “melhor canção alternativa”.

Um ano depois a banda lançou no dia 06/10 o videoclipe que contou com a direção de Pedro Costa em parceria com a banda, a produtora Coqueiro Filmes, os coletivos Seteset e o NuDEs (Núcleo de Diversões Eletrônicas), integrado por Laura Salerno, iluminadora do Vitrola.

A mensagem da canção é forte e fala da apropriação da mística religiosa para se beneficiar, questionando os privilégios para quem se presume messiânico, com pensamentos sobre a possibilidade de quem prega temer, mesmo que lá no fundo, a sua pregação. A crítica também vai na direção de religiosos em cargos políticos e de certa maneira enfraquecendo o caráter laico do estado.


#21 Moons “Golden Sun”



No dia 04/10 o mineiro André Travassos – que assina seus trabalhos como M O O N S – apresentou o videoclipe de “Golden Sun”. Este que conta com a direção de Julia Violeta, a produção traz cenas do músico com uma atriz em um bosque. A faixa integra o disco Songs of Wood & Fire que foi lançado no ano passado.


#22 Dead Sky Dawning “Ethereal Domain”



Formada em 2016 a banda de Hardcore/Metal curitibana Dead Sky Dawning disponibilizou no dia 05/10 o videoclipe para a faixa “Ethereal Domain”, esta presente no álbum The Happening. O vídeo conta com imagens filmadas durante apresentação da banda por Nicole Micaldi e Ivy Sumini.


#23 Project46 “Pânico”



A banda de metal paulistana Project46 disponibilizou no dai 09/10 o videoclipe para “Pânico”. A faixa integra o álbum “TR3S”, programado para chegar às lojas no dia 13 de novembro, e que foi produzido em Los Angeles por Adair Daufembach.

O clipe que mostra a banda tocando em uma sala escura conta com a direção de Mess Santos.


#24 Republica “Stand Your Ground”



Com direito a suspensão de corpo com ganchos na pele feita pela performer Karina Guimarães a banda paulistana Republica lançou no dia 09/10 o videoclipe para “Stand Your Ground”. A faixa que está presente no álbum Brutal & Beautiful também faz parte da trilha sonora da novela Rock Story. Já o videoclipe foi dirigido por Martin Toro.


#25 Ops “Não Tá Tudo Bem”



O produtor musical brasiliense Ops lançou no dia 10/10 o videoclipe de “Não Tá Tudo Bem”. A faixa está presente no álbum homônimo que foi lançado neste ano.

O vídeo trata de maneira lúdica todo o ódio de radicais religiosos, justiceiros e extremistas. Com metáforas e gestos que se auto-explicam.

“A cena mais polêmica trata justamente sobre o fato de haver pessoas com muito poder de influenciar, usando a religião para incitar o ódio e a intolerância. Trabalho que deu resultado, visto a quantidade de ódio que pautou os comentários em algumas publicações. Gente que na mesma frase usava o nome de Deus para xingar e ameaçar violentamente. Justamente o oposto do que prega o cristianismo.

Com esse clipe eu mexi com uma parcela da populaçãmuito específica, os ultraconservadores,  fascistas, racistas, machistas, homofóbicos, etc. Era natural que eles respondessem com ódio”, conta Ops.

O clipe conta com a direção, câmera e edição de Caetano Maia e produção de Paula Rios (Batedeira Cultural).


#26 Ops “Sobre o Céu”



O produtor musical brasiliense Ops lançou no dia 24/10 o videoclipe de “Sobre o Céu”. A faixa está presente no álbum Não Tá Tudo Bem que foi lançado neste ano.

O vídeo que foi produzido por Paula Rios (Batedeira Cultural) e editado por Caetano Maia – que também controla o Drone – conta com imagens literalmente sobre o céu que vão de encontro lentamente até o apartamento onde o músico se encontra em sua varanda – algo que só é revelado no fim do clipe.


#27 Gus & Vic “Another You”


https://www.youtube.com/watch?v=FDsJ7WZiYbA


O duo carioca formado por Victoria Cosato e Gustavo Scanferla, Gus & Vic, disponibilizou no dia 02/10 o videoclipe para “Another You”. A faixa foi o primeiro single a ser divulgado do novo disco e a canção tem como origem uma carta de amor escrita por Vic para Gus. As imagens e edição do clipe dançante – e vintage – foram feitas por Alex Assis.


#28 Beto Larubia “Somente Sua”



O músico carioca Beto Larubia (Ex-Colombia Café) lançou o primeiro vídeo de uma série de sessions no dia 09/10. “Somente Sua” compõe o disco de estreia do músico, Febril.

O vídeo foi gravado no estúdio Aldeia em Petrópolis (RJ) e conta com direção e fotografia de Daniel Nobre e Rodrigo Habl. Edição de vídeo por Daniel Nobre e captação e edição de áudio por Gabriel Tauk, no estúdio Aldeia. 


#29 Carolla “Gatuno”


https://www.youtube.com/watch?v=xTu9yQW7PjI


De Piracibaca (SP) Carolla, também conhecida como Carol Laudissi), lançou o videoclipe de “Gatuno” no dia 10/10.

A faixa e uma parceria de Carolla com Rodrigo Gianotto e fala sobre um relacionamento pesado, desses que fazem mal. O vídeo foi dirigido por Leska e Rodox.


#30 Plutão Já Foi Planeta “Alto Mar”



O Plutão Já Foi Planeta de Natal (RN) após ser confirmado como uma das atrações do Lollapalooza de 2018 lançou o videoclipe para “Alto Mar”. A faixa está presente no segundo disco da banda A Última Palavra Feche a Porta.

Com uma estética bem clean com a banda trajando roupas brancas num fundo preto o vídeo foi dirigido pelo fotógrafo e designer Diego Marcel. O que dá cor a tudo isso é a fumaça do pó colorido que é jogado para o ar/


#31 Victor Cavalcanti “Liberar”


https://www.youtube.com/watch?v=Dit8Qr4FJes


O músico paulista Victor Cavalcanti lançou no dia 10/10 o clipe para “Libertar”. A faixa está no projeto musical, poético, audiovisual e fotográfico Caos. É o segundo álbum do artista.

“Você pode se aprisionar ao tentar libertar alguém, sabe? Isso é contraproducente, e foi exatamente o que fiz. Essa faixa fala sobre isso mesmo, sobre realizar que você tem limites pra ajudar. Ela mexe muito comigo, eu até me emocionei quando gravei ela no estúdio”, conta Victor.


#32 Musa Híbrida “Gris”



A Musa Híbrida de Caixias do Sul (RS) disponibilizou no dia 05/10 um roadclipe para “Gris”. A faixa integra o EP Respirei o Poema Cuspi que foi lançado no ano passado. A ideia do clipe veio por conta do Alércio e a edição foi feita por Alércio, Gafa e Vini.

No dia 23/10 a banda lançou o single “meu km⇿grudadinhos” que pode ser ouvido aqui.


#33 RØKR “You Wake”



O produtor Roberto Kramer de Recife (PE) está se aventurando em um projeto que funde Dream Pop, Synth Pop e Chillwave. Em breve inclusive seu primeiro LP sairá pelo selo Balaclava Records sob o nome de RØKR.

No dia 11/10 foi a vez do single “You Wake” ganhar um videoclipe cheio de intervenções de rabiscos e desenhos sobrepostos a imagens da natureza.


#34 Zander “Vem Cá”



No dia 04/10 os cariocas do Zander disponibilizaram via Flecha Discos o videoclipe para a faixa “Vem Cá”. A faixa integra o mais recente lançamento do grupo, o disco Flamboyant (2016).

O vídeo resgata o espírito D.I.Y. com imagens da banda tocando dentro de um apartamento. Tudo isso filmado com uma câmera na mão. A direção é de Bruno Santim.


#35 Zimbra “O Redator”



A banda santista Zimbra lançou no dia das crianças (12/10) o videoclipe para “O Redator”. A faixa é o terceiro single do álbum Azul (2016).

Todos os ganhos da produção serão revertidos para instituição Casa da Esperança de Santos. A banda disse que esta é uma forma de retribuir o apoio das pessoas de Santos, que acompanham todos os passos dos caras desde começo e uma tentativa de incentivar seu público a ajudar quem precisa.

“Por vezes, temos a impressão que os problemas são grandes demais para procurarmos soluções sozinhos e ajudar. Porém, nos esquecemos que todas as grandes iniciativas começaram por pequenas atitudes”, diz Pedro (baterista).

O vídeo justamente conta com passagens da infância com montagens divertidíssimas dos membros “adentrando” a fotos antigas.

“Partindo de uma ideia da dupla criativa Alexandre Nickel (Tópaz) e Leandro Neko (Amor Existe), reunimos fotos nossas de crianças e começamos a matutar como poderíamos usar esse material em uma música que de certa forma trata de um tema recorrente a quando somos pequenos: histórias. Escolhida a música, uma coisa foi levando à outra e decidimos fazer animações e lançar especialmente nesse dia”, contam os integrantes.

O vídeo foi dirigido por Alexandre Nickel, teve produção executiva de Leandro Neko e edição e finalização de Isabella Garcia.


#36 Kalouv “Moo Moo”



A banda pernambucana Kalouv disponibilizou no dia 11/10 o videoclipe para o single “Moo Moo”. Este que foi dirigido por Rollinos.

A magia da atual safra de música instrumental brasileira é exatamente a de conseguir dizer tanto através de suas densas texturas e camadas. O mérito também está em aliar também todas as perturbações do dia-a-dia a cultura pop para enfim conquistar um resultado belo.

Muitas vezes as inspirações vem dos lugares pouco pensados. Desta vez em Elã os pernambucanos da Kalouv partiram para o universo gamer. Isto fica claro desde o primeiro single –  “Moo Moo” que faz uma verdadeira homenagem as trilhas de videogame.

A faixa tem traços de várias épocas de Game Music. Seja de clássicos como a Donkey Kong Country e “Slow Moon” de Streets of Rage 2, até coisas mais recentes como as trilhas de Machinarium, Dungeon of the Endless, Hotline Miami e FEZ. Isso estendeu pra o vídeo, que brinca com imagens de jogos do Super Nintendo, como Harvest Moon e Chronno Trigger.


#37 Motormama “Não Sou Mais o Mesmo Sujeito”



A banda paulista Motormama no dia 10/10 lançou o videoclipe para a faixa “Não Sou Mais o Mesmo Sujeito” faixa que integra o disco Fogos de Artifício que foi lançado neste ano.

Esse que conta com o roteiro de Régis Martins, também guitarrista e vocalista da banda, e direção de F. L. Piton. Já os figurinos da aventura do major Tom “Pig” Gagarin foram feitos pela também atriz Ju Cadeco. As filmagens foram feitas em Ribeirão Preto (SP).

O clipe mostra as aventuras do major Tom ‘Pig’ Gagarin, cosmonauta sul-americano que, após uma estressante viagem a Marte, volta a sua cidade natal para uma noite de diversão, música e loucura no Espaço A Coisa. 


#38 Barba Ruiva “Filmes”



Os cariocas da banda Barba Ruiva disponibilizaram no dia 13/10 o videoclipe para a faixa “Filmes”. O vídeo foi dirigido por Aline Vivas e editado e finalizado por Tai Fonseca.

“A letra transmite imagens do que a gente percebe do mundo à nossa volta. É uma música que usa alegorias como carros, prédios, postes, nuvens, que observamos e passam pelos olhos. É uma tentativa de expressão imagética, de sensações. Não há uma mensagem, assim como um pensamento que surge e vai embora. E a música vai embora dizendo, ‘meu rosto dado ao vento/ joga um carteado de sentimentos.’ As coisas vêm e vão e se perdem de vista”, analisa o vocalista Rafael Figueira.


#39 magüeRbeS “Sobre o Sol”



A experiente magüeRbeS de Americana (SP) lançou no dia 14/10 o videoclipe para a faixa “Sobre o Sol”. A faixa integra o disco Futuro lançado em 2015 pelo selo Hearts Bleed Blue.

Com concepção de Marcelo Fazolin e do, também vocalista, Haroldo Paranhos, o vídeo foi gravado em 2016 durante uma turnê na Europa do coletivo de arte SHN, da qual os dois fazem parte. As imagens foram captadas em Londres e Paris em diferentes dias.

“A ideia era mostrar que existem varias rotas, vários caminhos e varias maneiras de enfrentar os seus desafios. E há diferentes expectativas e interpretaciones, cada um tem a sua. Daí que pensamos em filmar um ou mais caminhos sendo feitos – embaralhados, cantar a musica de diferentes maneiras, expressões e sentimentos – às vezes cantando fora do tempo com outras palavras ou até não cantando.

Esse caminho pode ser feito por qualquer pessoa, pode ser em qualquer lugar, afinal o que está na cabeça e no coração de cada um geralmente é diferente. Então a gente optou por usar a mesma camiseta – da cruz com o caixão – que representa o caminho da vida até a morte, por isso a cruz aparece durante quase todo o vídeo e o caixão apenas no final”, explica Haroldo.


#40 Codinome Winchester “Sua Cara”



No dia 16/10 foi a vez do Codinome Winchester de Campo Grande (MS) disponibilizar o videoclipe para “Sua Cara”. Isso mesmo, o single de Major Lazer, Anitta e Pablo Vittar só que em uma versão segundo eles: psicodélica-encapetada.

O resultado é bastante divertido e claro ganhou um clipe bastante viajado que foi dirigido por Helton Pérez​ (Vaca Azul​) e produzido por Hana Chaves​ e Marcos Vareiro​.


#41 Cannon Of Hate “O Sim”



Direto de Cubatão (SP) a banda de hardcore Cannon Of Hate no dia 12/10 lançou o videoclipe para “O Sim”. A faixa está presente no EP O Que Vai Ser De Nós que foi lançado no mesmo dia. O clipe foi gravado e produzido por Last Mosh em colaboração com Folcore. Assina a direção, edição e imagens Claudio Cestare Jr.


#42 Kingargoolas “Corra Carlos, corra!”



Na ativa desde 2006 da cidade de Guarapuava (PR) a banda de surf rock instrumental Kingargoolas lançou no dia 13/10 o videoclipe para “Corra Carlos, Corra!”. A canção está presente no álbum autointitulado da banda lançado em 2013.

Para o vídeo foi recrutado Leandro Franco (Asteroides Trio) que dirigiu e animou o divertidíssimo vídeo que conta a “saga” do cavalinho doidão. As imagens do personagem foram cedidas por Renan France.


#43 Emmercia “Sonora”



A banda paulistana Emmercia no dia 04/10 resolveu lançar seu novo single, “Sonora”, através de um videoclipe.

O vídeo se passa por várias localidades de São Paulo incluindo o bairro da liberdade, túneis, Praça Roosevelt entre outros. Tudo isso com a participação da atriz, dançarina e coreógrafa Gaya Gregório. A banda também aparece no clipe cantando no topo de um prédio. O vídeo foi dirigido e produzido por Julio Filmes.


#44 Souto “Vênus (Feat. Raco)”



A banda Souto de Salvador (BA) que em seu som mistura reggae, rap e rock disponibilizou o videoclipe para “Vênus” no dia 18/10. A faixa conta com a participação de Raco. O vídeo conta com imagens de estúdio e as imagens foram registradas por Rodrigo Hohlenwerger.


#45 DEAF KIDS “Propagação”



A DEAF KIDS de Volta Redonda (RJ) nos surpreende a cada lançamento. Recentemente a banda selou um acordo com o selo de propriedade do NEUROSIS, a Neurot Recordings e inclusive abrirá o show do grupo californiano no país.

No dia 18/10 foi a vez do trio lançar o videoclipe para “Propagação” faixa presente no disco Configuração do Lamento. O vídeo foi filmado em um take por Guilherme Henrique e Douglas Leal, eles que também fizeram a edição e coordenaram as luzes.


#46 BRAZA “Moldado Em Barro”



No dia 16/10 os cariocas do BRAZA lançaram o videoclipe para “Moldado Em Barro”. O vídeo homenageia a população do Amazonas com imagens do Rio Tapajós, Pará e Amazônia e da população destas regiões.

A faixa está no álbum Tijolo por Tijolo, lançado em Junho. Sobre o clipe a banda comentou em suas redes sociais:

“Este vídeo é dedicado às populações tradicionais da Amazônia. Povos que, com coragem e determinação, preservam suas culturas e tradições. Indígenas, Ribeirinhos, Quilombolas e Seringueiros que mantêm viva a maior floresta equatorial do planeta, e a esperança por um modelo de desenvolvimento econômico e social sustentável e justo.” – comenta o BRAZA


#47 Elephant Run “Ding Dong”



A banda paulista/suéca Elephant Run lançou no dia 19/10 o videoclipe para a faixa “Ding Dong”. Esta que conta com imagens de diversas cantos do mundo como Suécia, Vietnam, Argentina e Brasil. As imagens foram registradas apenas usando uma câmera de celular.


#48 Brunno Monteiro “Café Pedra de Gelo”



No dia 19/10 o músico carioca Brunno Monteiro lançou o videoclipe para “Café Pedra de Gelo” faixa presente no disco Duplo lançado no ano passado.

O clipe que tem direção do músico Marcelo Perdido conta como atrizes com as também musicistas Luiza Lian e Camila Garófalo em uma história com narrativas paralelas entre o presente e o passado.


#49 BLACK DAYS “Latência”



Black Days de Valinhos (SP) no dia 17/10 lançou o videoclipe para o single “Latência”. O clipe contou com a direção e fotografia de Felipe Moreira que teve como assistentes – Patrick Paes e Gabriel Moreira. Já a edição e montagem foram feitas por Marcus Mantovanelli.


#50 Fita “Take Me to a Ride Tonight (feat. Adriana Marroni)”



O FITA projeto do músico paulistano André Luiz Souza Silva lançou no dia 19/10 o videoclipe para “Take Me to a Ride Tonight” este que conta com a participação de Adriana Marroni (HungryGilli). A música eletrônica dos anos 80 e grupos dançantes como o Justice e o Daft Punk fazem parte da panela do EP Stick The Crazy lançado neste ano.

O clipe foi gravado em uma tarde, em formato de live session. Foram usadas apenas duas câmeras e  um celular e a música foi tocada ao vivo, sem overdub para mostrar como é a performance ao vivo do FITA. Para dar um clima um pouco retro, foram incluídos neons e máquina de fumaça além dos efeitos de pós produção.

A direção e produção são assinadas pelo próprio músico em conjunto com Bruno Duarte (HerodLoyal GunPenhasco e O Apátrida).


#51 Rashid “Mal Com o Mundo”



Para dar continuação a divulgação do projeto Em construção o rapper Rashid no dia 19/10 lançou o videoclipe para “Mal Com o Mundo”. O vídeo foi gravado no Jardim Nakamura, zona sul de São Paulo, e mistura imagens terrestres com captações de drones ao longo de todo o clipe. A direção, edição, cor, roteiro e finalização são assinados por Devastoprod (NTPFilmes).


#52 Hammerhead Blues “Rat”



O trio paulista Hammerhead Blues continua a todo vapor com a divulgação de seu novo disco  Caravan of Light este que saiu em abril pelo selo Abraxas. No dia 12/10 foi a vez de o clipe de “Rat” ser lançado este que conta com a direção de Renan Paiva e a participação do ator Pascoal Conceiçãoo eterno Dr. Abobrinha.


#53 Lucas Marques “Cafuné”



O músico carioca Lucas Marques lançou no dia 10/10 o videoclipe para “Cafuné”. A faixa está presente em seu álbum de estreia Cinza este que flerta com a MPB e o rock. A direção é assinada por Gabriel Takeda, já a edição pelo próprio Lucas.


#54 Sara Não Tem Nome “Grandma I Love You So”



A mineira Sara Braga que assina seus projetos como Sara Não Tem Nome lançou no dia 20/10 o videoclipe para “Grandma I Love You So”. Este que teve na direção, edição, fotografia a própria Sara, além da ajuda de Pedro Veneroso na câmera.

A faixa está presente no álbum Ômega III que foi lançado em 2015. No vídeo temos registrado o cotidiano de sua avó com Alzheimer. O processo de coleção das imagens foi feito ao longo dos últimos anos, através de vídeos e fotografias, e reunido como homenagem a Augusta Maria.


#55 Alan James “Menina do Quintal”



O músico carioca Alan James lançou no dia 20/10 o videoclipe para seu single de estreia, “Menina do Quintal”.

O vídeo gravado em meio ao campo une o balé contemporâneo e o piano de Alan no mesmo local. A ideia de usar a dança para representar a leveza da música veio do diretor Guilherme Folly, que se inspirou em clipes de George Harrison e do Sting. A escolha da canção para o vídeo feito do fator emocional que ela envolve como o próprio músico comenta:

“Ao ouvir a demo, um amigo meu, o Anderson R-Vox (que compôs outra música do disco comigo) se emocionou, pois lembrou de um dia em que a filha dele falou com ele que não queria crescer e sempre continuar a ser criança. Aí tive certeza de que essa letra pode ser algo que tenha importância pras outras pessoas”

Guilherme Folly assina a direção, concepção e finalização, os movimentos ficaram por conta de Daniele Noronha e a produção foi realizada por Joana Camara, Fábio Felix e Jardel Muniz.


#56 Dime Cronista “Volta Seca (feat. Medulla)”



No dia 02/10 o rapper Dime Cronista de Belém (PA) escolheu lançar seu novo clipe em parceria com o duo Medulla. A música escolhida foi “Volta Seca” esta que teve seu vídeo filmado em Santos e Belém.

O título do single vem do clássico da literatura brasileira Capitães de Areia. Diretamente de um dos personagens, Volta Seca, que se dizia afilhado de Lampião e sonhava integrar o bando desse. O Volta Seca realmente existiu e foi um poeta, compositor e linha de frente no combate ao lado de Lampião, se tornando referência com suas histórias e lutas. Astuto, corajoso e agressivo, ele era um dos homens mais destemidos de sua época.

“Depois que lançamos Primatas, eu senti a necessidade de fazer, no segundo single, um paralelo entre a selva de pedra São Paulo e as minhas raízes paraenses”, explica o rapper de 27 anos, natural da capital do Estado, Belém. “`Vindo de cima do mapa, avise o olheiro do Tite´” é como se fosse “`O Norte tá aqui, avisa que chegamos´”.

A ideia de “Volta Seca” é também trazer o “novo por natureza” – de acordo com Dime. “Contraversão, areia na ferida!”, completa.

Assina a direção do registro audiovisual a Altera Films, ao lado de Victor Ambrosio / Casa 1 (edição). Léo Cunha/Casa 1 assina os beats, enquanto o músico Garoá ficou responsável pelas guitarras e a percussão.

“O Dime colou lá em casa e a gente ficou em choque com a profundidade do trampo dele e como o Norte e Nordeste gritam na gente de forma natural. Eu e o Keops somos de Recife, mas fomos criados no Rio e São Paulo. Então as coisas do Nordeste que aparecem em nós, assim como com Dime, são frutos de vivência e educação de uma terra muito pulsante em cultura e de um povo pobre que intelectual de uma forma muito verdadeira em sua sabedoria, saca?”, explica Raony sobre como aconteceu a parceria.


#57 Supervão “Tempo Barravento”



No dia 04/10 a banda gaúcha Supervão de São Leopoldo lançou o videoclipe para “Tempo Barravento”. A canção integra o álbum TMJNT que foi lançado pelo selo independente Lezma Records.

O clipe foi produzido, filmado e editado pela artista Ana Paula da Cunha e pelo vocalista Mario Arruda. As imagens são frutos da convivência da busca por momentos suaves.


#58 Dani Vellocet “Amores”



A santista Dani Vellocet (Ex-Mecânika!) lançou no dia 20/10 o videoclipe para a faixa “Amores”. Este que conta com a participação do ator Bruno Fagundes (filho do Antônio Fagundes). A faixa fará parte do novo disco da musicista que sairá no ano que vem.

A canção conta com produção de Adriano Cintra e Diogo Strausz. A direção é assinada por Brendo + Gonfiantini, já o roteiro foi feito em conjunto da artista com Brendo Garcia.


#59 Capone “Cidade Industrial”



O artista paranaense Capone lançou o videoclipe de “Cidade Industrial” no dia 10/10. Este que retrata a realidade do CIC, lar de Capone, de forma poética e incisiva. O vídeo foi dirigido por Rapha Moraes e produzido pela O Filme Produções. A gravação aconteceu nas ruas do CIC e reuniu mais de 100 pessoas da comunidade. O vídeo conta com a participação de Nego Jam.


#60 unDrones “Hipnose”



O trio de músicos maranhenses unDRONES lançou no dia 02/10 seu primeiro videoclipe. O vídeo conta com roteiro e direção de Helton Lopes e direção de arte de Carol Oliveira.


#61 Mpbox “Tempos Loucos”



A banda de pop/rock Mpbox de Santa Cruz do Sul (RS) lançou no dia 17/10 o videoclipe para “Tempos Loucos”.  O vídeo tem direção de Thiago Beckenkamp da Inspira Filmes.


#62 Leso “Agora ou Nunca (feat. Thaíde)”



A banda Leso de Serrana (SP) continua na linha de frente na divulgação de seu mais recente EP. Dessa vez  a faixa que ganhou videoclipe é “Agora ou Nunca” esta que conta com a participação do rapper Thaíde. A direção e finalização foram realizadas por Matheus Souza e Giuliano Silveira


#63 Os Amanticidas “Freguesia”



A banda paulistana Os Amanticidas lançou no dia 23/10 o videoclipe para “Freguesia”. . Com direção de Rafael Frazão e produção da filmes para bailar o clipe registra cenas no centro da cidade de São Paulo e numa tradicional feira de rua, ambientes com pessoas que representam a brasilidade presente no som da banda.


#64 Mané i Zé “Domingo”



A banda de samba rock psicodélico Mané i Zé lançou no dia 17/10 o videoclipe de “Domingo”. A faixa está presente no disco da banda que foi lançado no dia 24/10. O clipe foi produzido por Forge Filmes e conta com a direção de Caíque Barboza e Thiago Barboza.


#65 Graziela Medori “Radical”



A cantora e compositora Graziela Medori lançou no dia 17/10 o videoclipe para “Radical”. A canção foi escrita na década de 70 por Claudya e Luiz Carlos mãe e tio da cantora, no momento histórico em que os artistas brigavam contra à censura que era colocada pelo regime militar.

“A mensagem da música se enquadra exatamente neste momento que estamos vivendo, de total retrocesso, onde você já não pode ser o que é, pois será de alguma forma censurado”, conta Graziela.


#66 DUPPY “A Cura (Feat. Prowla Owla (Fear Nuttin Band)”



A banda baiana DUPPY no dia 13/10 lançou um clipe em parceria com o norte americano Prowla Owla, cantor da Fear Nuttin Band. A faixa “A Cura” em seu vídeo retrata como é viver em um mundo onde ainda exista violência, preconceito e injustiça, tendo o amor como a cura de todos esses males.

A canção foi gravada entre os Estados Unidos e Salvador, e as imagens foram feitas na capital baiana, em pontos como  Humaitá, Itapoan e Parque da Cidade.


#67 Voltare “O Sol Já Vem”



A banda Voltare de Rio Claro (SP) lançou no dia 20/10 o videoclipe para a canção “O Sol Já Vem”. Um detalhe bacana que difere o lyric video de outros é que ele foi gravado também em libras. O trabalho foi feito com atores que emprestaram o corpo, mas não seguiram nenhum roteiro. 

“O nosso objetivo de gravar esse clipe foi transcender essa barreira”, comentou o músico Davi Selingardi.

Davi também dirige o clipe que teve seu roteiro feito pela banda e a produção assinada por Diapason Produções.


#68 Bia e Os Becks “Mar de Você”



A banda Bia e Os Becks de Teresina (PI) lançou no dia 08/10 o videoclipe para a faixa “Mar de Você”. A faixa integrará o álbum Margarethe que sairá no primeiro semestre de 2018.

O vídeo foi dirigido pela própria vocalista Bia Magalhães e conta com uma estética visual das antigas fitas VHS. A produção foi feita pela própria banda que também teve colaboração de fãs teresinenses e potiguares com imagens da praia de São Cristóvão, no Rio Grande do Norte.


#69 OQuadro “Jahggant”



A banda OQuadro de Ilhéus (BA) lançou no dia 24/10 o videoclipe para “Jahhggant”. A canção é o primeiro single de Nêgo Roque, novo disco da banda, realizado pela Isé Música Criativa e com data de lançamento marcada para o dia 9 de novembro. O videoclipe tem direção de Felippe Thomaz e edição e finalização de Rafael Ramos.

Os ritmos africanos foram o ponto de partida na criação, desde as fanfarras de New Orleans e carnavais antigos, além das pitadas de jazz e rap.

A letra fala sobre ancestralidade, por isso, usamos palavras de línguas oriundas como o banto, por exemplo. Algumas expressões são bem conhecidas na cultura baiana justamente por conta da umbanda e do candomblé”, explica Jef Rodriguez.

A junção refletiu no conceito “África Futurista”, que permeia toda a obra em uma brincadeira de presente e passado.

Essa música fala de um Continente para além das tradições, das conexões umbilicais entre ontem, agora e adiante. Reafirmando a base, mas se projetando para o que está por vir, que será resultado das lutas cotidianas”, acrescenta.


#70 Anavitória “Trevo (Tu) (feat. Diogo Piçarra)”



A dupla Anavitória lançou no dia 25/10 o videoclipe de uma nova versão da faixa “Trevo (Tu)”. Desta vez com a participação do cantor português Diogo Piçarra. O vídeo foi gravado no sotão de um casarão em São Paulo e não teve grandes produções. Assina a direção Felipe Simas


#71 Gamp “Versos Planos”



A banda mineira Gamp lançou no dia 27/10 o videoclipe para a faixa “Versos Planos”. O vídeo foi dirigido por Rafael Caminha e conta com imagens dos músicos tocando no estúdio. Gamp é uma das apostas do selos Midas Music, com direção artística de Rick Bonadio.


#72 Luedji Luna “Banho de Folhas”



A cantora baiana Luedji Luna lançou no dia 20/10 o videoclipe para a canção “Banho de Folhas”. A canção antecedeu o álbum Um Corpo no Mundo que foi lançado no dia 27.

A versão audiovisual de “Banho de Folhas” traz uma verdadeira imersão às imagens locais, carregada das texturas, cores, pessoas, símbolos e mares. Representa a procura da cantora por respostas e reconexão com sua fé para, então, cessar a angústia. A direção e fotografia são assinadas por Joyce Prado.


#73 Laventura “Esquizofrenia”


https://www.youtube.com/watch?v=nArCTPTeDgc


A banda paulista de hard rock Laventura disponibilizou em suas redes sociais no dia 27/10. O vídeo tem uma levada obscura exatamente para ilustrar o distúrbio mental, até por isso a banda aparece tocando em um cenário escuro com luzes baixas. A canção integra o álbum Gravidade.


#74 Anelis Assumpção “Receita Rápida”



Para dar inicio a divulgação de seu terceiro disco, Taurina, a cantora Anelis Assumpção lançou no dia 19/10 o videoclipe para a faixa “Receita Rápida”.

Com codireção da própria Anelis, ao lado de Dani Farnezzi, Isadora Gallas e Júlia Franco Braga, o clipe em preto e branco traz a cantora como protagonista, interagindo com diferentes tipos de materiais, como roupas e sacos de lixo, em uma sala branca.


#75 Haikaiss feat. Oriente “Dias Difíceis”



Cinco anos depois da primeira colaboração com o Oriente o Haikaiss lança mais uma parceria com o grupo.

O single “Dias Difíceis” no dia 26/10 teve seu clipe lançado e conta com filmagens realizadas em locais como Nova York, Los Angeles e San Diego nos Estados Unidos.

Com direção de Gabriel Pimenta e produção de Pedro Lotto e Billy Billy, a música aborda a realidade e perspectiva pessoal de cada um diante do atual cenário musical. Atualmente os grupos estão realizando uma turnê em parceria.


#76 Victorino “Sala de Atividades”



O músico gaúcho Victorino no dia 26/10 lançou o videoclipe para a canção “Sala de Atividades”. A faixa está presente no disco mês de maio. O local escolhido para a gravação do vídeo foi o Rio de Janeiro. Já a produção é assinada pela produtora Prime.

“A ideia de gravar no local onde se guardam as fantasias e carros alegóricos do carnaval do Rio foi justamente pra criar esta alegoria da ‘Sala de Atividades’, lugar de criação, de luz, mas também de destruição, caos”, conta o músico, “a letra, em si, veio de uma experiência de ter acordado por muitos dias em uma casa ao lado de um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) AD (álcool e drogas), onde toda manhã eu acordava com um grito: “Só por hoje!”, um ritual deste e de outros vários grupos de combate ao uso de drogas”. – conta o artista.


#77 NH2 “Inexo”



A banda NH2 de Maringá (PR) lançou no dia 27/10 o videoclipe para a faixa “Inexo”. A oportunidade surgiu quando acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Unipar, em Umuarama, estavam procurando uma banda para desenvolver e produzir um videoclipe com roteiro, como trabalho e entraram em contato com a banda propondo essa parceria.

A coordenação e orientação do projeto ficaram sob a responsabilidade de Ana Ribas. Já a produção foi feita por Bruna Bueno, Danilo Junio, Eduarda Castro, Joubert Matheus e Laryssa Uchôa.


#78 Maria Beraldo “CAVALA”



A cantora Maria Beraldo que toca ao lado de artistas como Arrigo Barnabé e Quartabê escolheu lançar seu single de estreia através de um videoclipe. A canção é o primeiro single da artista que lançará em 2018 seu disco pelo selo RISCO.

O vídeo foi dirigido por Filipe Franco (Panama Filmes), “Cavala” conta a história de amor entre duas mulheres.


#79 Siso “O Amor é 1 Arma de Destruição em Massa (feat. Letrux)”



O músico mineiro Siso lançou no dia 26/10 um lyric video em parceria com Letícia Novaes, a Letrux. O single escolhido foi “O Amor é 1 Arma de Destruição em Massa” faixa que está presente no novo álbum do artista: Saturno na Casa 4.

Escrita por Siso, “O Amor é 1 Arma de Destruição em Massa” brinca com os efeitos de um amor avassalador na vida de uma pessoa, que desconcerta ao mesmo tempo que se faz necessário. Letrux entra no dueto se entregando ao sentimento, enquanto aceita ​toda ​essa ​eletricidade ​e ​complexidade ​que ​vem ​junto ​a ​tal ​afeição.

Além dos vocais, a cantora também declama trechos de duas obras da escritora francesa Anaïs Nin: “Fogo” e “Henry & June”​, ambas compiladas a partir dos diários da autora.


#80 Onze:20 “Não Dá”



A banda Onze:20 de Juiz de Fora (MG) decidiu declarar seu amor pelos animais de estimação no videoclipe de “Não Dá” que foi lançado no dia 27/10.

O videoclipe mostra o amor e carinho dos animais de estimação, e é também uma campanha para adoção de filhotes. No fundo vermelho do vídeo, aparecem fotos de vários animais disponíveis pra adoção na PAAP (Associação de Proteção Animal e Ambiental de Poá/SP). A direção do vídeo é assinada por Mess Santos e a produção foi feita pela Movie 3.


#81 Rats “Do Meu Jeito”



A banda carioca Rats que em seu som mistura folk ao punk rock lançou no dia 31/10 o videoclipe para “Do Meu Jeito”. A faixa está presente no álbum Por Terra, Céu e Mar que foi lançado no ano passado pela Crasso Records. No vídeo a banda aparece tocando dentro de um estúdio de maneira um tanto quanto “rebelde”.

O clipe foi produzido pela Camisa Preta Filmes e tem direção de Felipe Monteiro.


#82 Matanza “Quando a Lua Cheia Sai: Um Maldito Filme do Matanza”



Os veteranos do Matanza lançaram no dia 13/10 um curta-metragem para a canção “Quando a Lua Cheia Sai”. Isso mesmo em plena sexta-feira 13!

O videoclipe foi gravado no Saloon 79, em Botafogo no Rio de Janeiro e dirigido por Alex Medeiros. Este, conta a história de um rapaz que exagera na bebida, fala demais e acaba perdendo algumas oportunidades na vida.

A trilha sonora do curta é embalada pela regravação de “Satânico”, presente no álbum Santa Madre Cassino (2001) e a inédita “Na Lama no Dia Seguinte”. Ambas foram gravadas e mixadas por Jorge Guerreiro e produzidas por Rafael Ramos.


#83 Molho Negro “Testosterona”



A banda de garage rock de Belém (PA) Molho Negro lançou no dia 27/10 o videoclipe para “Testosterona”. A faixa está presente no álbum Não é Nada Disso que Você Pensou que foi lançado neste ano. A direção, roteiro, edição e pós produção foram feitas pelo guitarrista João Lemos.

Sobre a origem da canção João Lemos comenta:

“Testosterona” é a nona faixa do nosso último disco, com exatos 59 segundos. É uma música que a gente fez pensando em sobre como o cenário em que a gente cresceu na música (o rock, o hardcore, o punk) em boa parte se tornou sectário, implicante e preguiçoso pra novidades. Longe de mim vir com aquele jargão de que o rock morreu, mas tem uns roqueiros que mereciam.”


#84 Winter “Just Stay”


https://www.youtube.com/watch?v=PvzV470tA9g


No dia 17/10 foi a vez da Winter, banda liderada pela curitibana Samira Winter que atualmente vive em Los Angeles na Califórnia lançar o videoclipe para “Just Stay”. Nas ondas do dream pop e shoegaze os materiais tem saído pelos selos Burger Records e no Brasil pela PWR Records. O clipe foi dirigido por Lorena Alvarado.


#85 Filipe Alvim “Miragem”



O músico mineiro Filipe Alvim lançou no dia 27/10 seu novo videoclipe. A faixa escolhida dessa vez foi “Miragem”, esta presente em Beijos lançado no ano passado via Pug Records. Co-dirigido pelo cantor ao lado de Luan Azevedo, o clipe bem humorado traz cenas com diversos personagens enquanto Alvim intepreta a canção para a câmera.


#86 CONGO BLUE “Concreto”



A banda paulistana Congo Blue lançou no dia 27/10 o lyric video para “Concreto”. A canção estará presente no EP da banda que está programado para ser lançado em 2018.

O lyric video mostra inúmeros pontos de São Paulo e na letra há uma metáfora com a Cidade Cinza. “Por mais caótica e frenética que seja, é aqui que eu encontro a minha paz, que eu me sinto em casa”, diz o compositor Pedro Palma que também assina a direção, imagens, motion e design


#87 Projeto R “Sempre em Frente”



A banda Projeto R de Rio Preto (SP) lançou no dia 28/10 o videoclipe para a canção “Sempre em Frente”. A faixa integra o EP Resiliência. Já o clipe foi dirigido por Marcelo Araújo.

“A escolha de “Sempre em Frente” foi influenciada pelos fãs e produtores que estão trabalhando com a gente no EP. Todos sempre disseram que ela era a faixa que tinha mais cara de single (música de trabalho), então resolvemos investir nela. Além disso, é uma música fala muito sobre a nossa forma de viver e encarar esse mercado, sempre em frente”, conta Marlon Ferri.


#88 Two Step Flow “Under Pressure”



O duo Two Step Flow de Caxias do Sul (RS) lançou no dia 26/10 o videoclipe para a faixa “Under Pressure”. O trabalho foi filmado em um pedreira de Caxias do Sul, onde, antes do desmatamento, haviam milhares de árvores.

Neste cenário, a produção retrata a pressão do dia a dia sob o olhar de uma criança que corre para sobreviver. Luz negra e tinta neon também foram utilizados no clipe. A direção é assinada por Felipe Nöthen e o roteiro por Wood Lusa.


#89 Lacuna “Doce Ilusão”



A banda de metal alternativo paulista Lacuna lançou no dia 31/10 o videoclipe para “Doce Ilusão”. A faixa integrará o EP de mesmo nome que será lançado em janeiro de 2018. Já o videoclipe foi dirigido e produzido por Julio Filmes.


#90 Sinera “Com as próprias mãos”



Diretamente de Santos (SP) a banda de hardcore/metal Sinera lançou no dia 10/10 o videoclipe para a canção “Com as Próprias Mãos”. A direção do clipe é assinada por Lucas Siqueira, já a produção por 20AGE produções.

Segundo a própria banda a canção fala sobre nossas batalhas diárias:

“Essa música é no geral um relato de pessoas que batalham todos os dias para conseguir algo melhor e satisfatório em suas vidas. Acreditem mais em vocês.”


#91 Alaska “Correndo com Tesouras”



A banda paulistana Alaska lançou aos 45 do segundo tempo do mês, no dia 30/10, o videoclipe para a faixa “Correndo com Tesouras”. O videoclipe fecha também um ciclo, é o último a ser lançado de Onda já que o grupo já prepara para o ano que vem seu sucessor.

“Durante esses dois anos, a gente cresceu muito em diversos aspectos e nós aprendemos muito com esse ciclo, principalmente sobre nós mesmos como artistas. Acho que estamos em uma transição muito importante agora, querendo e precisando respeitar nossa individualidade e sair da prateleira onde todas as bandas de ‘rock’ foram colocadas sem querer”, conta o vocalista e guitarrista André Ribeiro.

O vídeo foi dirigido por Manoela Cezar e Guilherme Garofalo, com produção da Filmes do Acaso.

“O álbum é conceitual, não é sobre a vida dos caras da banda. O clipe seguiu essa linha, ele abre para muitas interpretações por conta da escolha das imagens de arquivo; tem coisas ali que conversam diretamente com o ‘Onda’, outras que estão lá pra instigar sensações que a música passa, outras para expandir os significados… Mas ao mesmo tempo tem os caras tocando, e eles nunca aparecem completos pro espectador. Não é sobre eles”, conta a diretora.


#92 Thiago Ramil “Amora”



O músico e compositor gaúcho Thiago Ramil lançou no dia 28/10 o videoclipe para “Amora”. A música conta a história da paixão entre um pé de amora e uma bailarina. Está no álbum Leve Embora, que foi indicado ao último Grammy Latino como Melhor Álbum Pop.

O filme foi rodado na Praça Jornal do Comércio, no bairro de Santo Antônio, em Porto Alegre, é repleto de crianças que dançam, saltam, brincam e rodopiam no parque. A direção é assinada por Emília Abel e Lucas Carneiro Neves.

“O clipe surgiu da vontade de falar sobre o amor a partir de outras perspectivas”, conta Thiago


#93 Rubra “Animal (Part. Bruno Alpino e Gui de Bem)”



Em clima de Halloween a banda baiana Rubra lançou o clipe “Animal” no dia 31/10. Bruno Alpino e Guilherme de Bem, do grupo brasiliense Dona Cislene, fizeram participação especial. A música é o primeiro single do disco Holos, que será lançado até o fim deste ano. Já o vídeo foi dirigido por Douglas Mendes e produzido por Sense Films.


#94 Avalanche Hard Rock “Simplesmente pode ser você”



A banda santa-cruzense Avalanche Hard Rock lançou no dia 27/10 o videoclipe para “Simplesmente pode ser você”. O clipe foi dirigido por Bruno Cabral Gassen e Danilo Holder Baun e produzido por Douglas Martins.


#95 Pedro Pastoriz “Revelações”



O gaúcho Pedro Pastoriz lançou no dia 31/10 o videoclipe para a faixa “Revelações”. Esta que é a quarta canção do disco Projeções (2016) que saiu pelo selo RISCO. Já o clipe teve produção da Conspiração Filmes e direção e roteiro de Guilherme Nasser.

“Gravamos em karaokê/pizzaria bem peculiar no Centro de São Paulo. Alguns amigos atuaram, foi um dia engraçado, papos legais, cafés de peruca, cigarros com maquiagem”, lembra Pedro.

“Não sei se já me apresentei em inferninhos tão estilosos quanto o Art Pizza [onde foram as gravações], mas acho que já toquei pra platéias mais estranhas do que essa”, disse o músico para a Revista NOIZE.


#96 Corona Kings “Death Proof”



Os paranaenses do Corona Kings no dia 31/10 lançaram o videoclipe para a canção “Death Proof”. Sim, a faixa presente no novíssimo álbum dos caras, Death Rides a Crazy Horse, conta com o mesmo nome do clássico de Tarantino e as coincidências não param por aí.

“A música é inspirada no filme Death Proof, do Quentin Tarantino, onde o assassino dá carona para as vítimas e elas morrem. Por isso, resolvemos gravar o clipe dentro de um carro e pegamos emprestada a Kombi dos meninos da Bad Luke Fate”, explica Caique Fermentão, vocalista e guitarrista do Corona Kings. 

O vídeo foi dirigido e produzido pelo baterista do Deb and The Mentals Giuliano di Martino. Ambas as bandas fazem parte do selo Forever Vacation Records.


#97 Gabi e Os Supersônicos “Cirand’Alma”



A banda paulista Gabi e Os Supersônicos lançou no dia 31/10 o videoclipe para o single “Cirand’Alma”. O clipe foi produzido pela Infest Filmes, com direção de Paulo Marques Júnior e participação das bailarinas Nathaly Matsuda Franzosi e Nise Sena.


#98 Os Intrusivos “Vontade de Sair”



Para comemorar seus 10 anos de serviços prestados ao punk rock cearense Os Intrusivos lançaram no dia 27/10 o videoclipe para a canção “Vontade de Sair”. A faixa faz parte do disco Psicose e Depressão que foi lançado no ano passado. A direção e roteiro foram feitos pelo próprio vocalista Berg Uchôa.


#99 Alderia “Manaus”



Para homenagear sua cidade natal Manaus (AM) a banda Alderia no dia 23/10 lançou o lyric video para “Manaus”. O lançamento foi sincronizado como uma grande homenagem à cidade. A data escolhida é o aniversário de 348 anos da capital amazonense.

Manaus’ é um retrato muito íntimo da minha vivência nos últimos 12 anos na cidade. Eu vim de fora e tomei um tremendo susto com essa cidade robusta, cheia de indústrias e concreto e rodeada de uma das coisas mais impressionantes que existem no planeta Terra, que é a Floresta Amazônica. Como um olho do homem no meio de um imenso império da natureza, conhecer Manaus certamente foi uma das coisas que eu mais me impactaram na vida”, conta Zé Cardoso, guitarrista e vocalista da banda.


#100 Pedro Guinu “A Noite Melhora”



O músico mineiro radicado no Rio de Janeiro Pedro Guinu lançou no dia 23/10 o vídeo para a canção “A Noite Melhora”. Em seu som o artista mescla jazz, funk e uma boa dose de MPB.

“Adoro essa vibe jazz e black music de ‘A Noite Melhora’. É uma das minhas composições preferidas. Uma madrugada dessas, veio à minha cabeça aquele naipe de sopros da ponte. Cantei a melodia, gravei no celular e dormi. No outro dia, quando ouvi, já saí cantando ‘a noite melhora se você aparecer ”, conta Guinu.


#101 Kadu Magalhães “Casa Vazia”



O músico de Teresópolis (RJ) Kadu Magalhães lançou no dia 31/10 o videoclipe para “Casa Vazia”. Participam do vídeo casais em fases diferentes do relacionamento, alguns namoram, outros estão noivos ou já estão casados. Amigos do cantor e compositor, eles aceitaram participar do vídeo para ajudar a materializar a ideia de que “o futuro é uma casa vazia” para ser preenchida. A direção é de José Taunay e a música faz parte do EP Retorno.

A letra romântica foi inspirada na noiva do cantor, Thamires Freitas, que divide os vocais com Kadu Magalhães. Gravadas com tom intimista, todas as cenas do vídeo são dos casais olhando para o seu par: “A ideia era que todo mundo cantasse a música pra pessoa que divide (ou vai dividir) a casa, a vida”, conta Kadu Magalhães. Participam do clipe os casais Weber e Kelly; Arthur e Renata; Jonathan e Juliana; e Leonardo e Mayara.


#102 Mollotov Attack “Escolha”



A banda Mollotov Attack do abc paulista lançou no dia 30/10 o videoclipe para a “Escolha”. A faixa está presente no disco O homem é o que o homem faz. O vídeo foi dirigido por Marco Del Giorno e produzido por Insanidade Filmes.


#103 Letrux “Que Estrago”



Letícia Novaes (Ex-Letuce) lançou no dia 31/10 através de seu novo projeto Letrux o videoclipe para “Que Estrago”.

O vídeo foi co-dirigido pela própria artista, ao lado de Elisa Riemer. Juntas, elas colocaram Letícia em meio a colagens e inserções de cenas que ilustram o conteúdo da letra. A faixa integra o álbum Letrux em Noite de Climão.


#104 Arnaldo Tifu “O Rap Salva (Feat. Malokero Anônimo)”



O rapper paulistano Arnaldo Tifu lançou no dia 19/10 o videoclipe para a canção em parceria com Malokero Anônimo. A música compõe o EP #RAP 1997. O clipe e produção são assinados pelo próprio artista e o roteiro foi criado também em conjunto com Malokero.

“Em 1997 que cheguei à conclusão de que o rap seria capaz de salvar minha vida e me mostrar novas perspectivas. Desde então, comecei a desenvolver sendo crítico, escrever e ler mais, escutar mais músicas e ser curioso com o mundo. Nessas andanças, conheci muitas pessoas que foram salvas e resgatadas pela arte, pela cultura e pelo rap”, lembra Tifu.


PLAYLIST NO SPOTIFY


Desta forma chegamos a playlist com os clipes independentes lançados no mês de Outubro (2017). Dos 104 vídeos do post, 91 possuem as faixas no Spotify. Muito disso por conta que algumas faixas serão disponibilizadas quando o EP ou álbum forem lançados na plataforma e outros pelo artista/banda não ter material por lá.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-


Clipes Outubro


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido!!