S.E.T.I. aponta para o machismo velado em seu novo single “O Ilusionista”

 S.E.T.I. aponta para o machismo velado em seu novo single “O Ilusionista”

Máscaras. A sociedade é repleta delas e muitas vezes temos que conviver com lobos em pele de cordeiro. Em uma época repleta de ismos, fobias e ódio nas redes sociais é difícil não observar atrocidades e ficar calado.

As músicas do duo de Synthpop/Rock Alternativo S.E.T.I. sempre foram pautadas em sentimentos com canções mais abstratas e com interpretação um tanto quanto pessoal para o ouvinte. Desta vez na hora de compor a carga emocional de ver situações de perto fez com que a vocalista Roberta Artiolli quisesse falar de uma realidade que atinge milhares de mulheres no mundo todo – e infelizmente todo dia, o machismo.

Mas principalmente o velado, aquele do amigo “bacana” certinho mas que na hora do vamos ver solta algum discurso de ódio, se sente superior as mulheres e agride sua parceira – e amigas – fisicamente e emocionalmente. Roberta escreveu a canção com o sentimento de sororidade, ou seja, se colocando no lugar das amigas e mulheres próximas de seu convívio para dar vida a composição – e agora primeiro single do primeiro disco da banda – “O Ilusionista”.


SET
O S.E.T.I está preparando um novo disco. – Foto Por: Deu Zebraa

Desde 2012 na ativa o duo de Campinas (SP) é um velho conhecido dos leitores do Hits Perdidos tendo o primeiro EP, Êxtase, resenhado por aqui e tendo participado do tributo O Pulso Ainda Pulsa com uma bela e desconcertante versão de “Será Que É Isso O Que Eu Necessito”.

Em seu som Roberta Artiolli (Voz e synths) e Bruno Romani (baixo e programação) fundem o rock com o universo hipnotizante e hi-tech da música eletrônica. Após dois anos sem nenhuma canção autoral gravada a vontade de voltar para o estúdio era algo urgente. Afinal de contas quantas coisas acontecem e como uma banda evolui nesse meio tempo, não é mesmo?


Screen Shot 2017-06-12 at 20.14.46


Eles se inscreveram para o projeto Original’s Studio da Levi’s e foram escolhidos para gravar um single inédito para a edição paulista do projeto. A escolha foi a urgente e muito atual “O Ilusionista”. Este que também é o primeiro single do próximo disco do duo que tem previsão de lançamento para o segundo semestre.

O single foi gravado, mixado e masterizado por Alexandre Pereira no Zastrás Áudio em março de 2017. Já a produção é assinada por S.E.T.I. e Alexandre Pereira.


[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/327379512″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]


Assim como o tom da canção seu instrumental é mais pesado que os trabalhos anteriores e a imersão no experimentalismo dentro do rock industrial – quase punk e com ares de post-punk – vai de choque com a leveza do synthpop. Podendo ser até uma ótima trilha para um filme de terror pós moderno. É um tapa na cara da sociedade em todos os sentidos e mostra a evolução musical do projeto.

Para saber mais sobre a forte composição o Hits Perdidos conversou com a Roberta (Vocal e Sintetizadores) do S.E.T.I..

Roberta Artiolli: “Não somos uma banda que aborda sempre questões sociais. Em geral, a gente versa sobre sentimentos. Então, se a gente resolve falar sobre alguma questão social, é porque o tal assunto está incomodando bastante.

Eu sou mulher e, como todas as outras, passo por diversas situações irritantes e constrangedoras todos os dias. No entanto, não tenho um relacionamento abusivo, na qual o machismo vem da pessoa que dispõe de maior intimidade comigo.

Mas vejo muito isso acontecer ao meu redor e noto que quem recebe às vezes não percebe. Resolvi externar nessa letra a falsa preocupação que muitos caras demonstram ter com suas parceiras, parecendo sempre que eles estão as protegendo e “falando para o bem”, mas na verdade tentam incutir nelas que elas não podem, que elas não deveriam, que elas não são. Errado, amigo.”


Casa
A duo gravou o single “O Ilusionista” para o projeto da Levi’s. – Foto: Divulgação

Sobre a sonoridade do próximo disco e o conceito ela conta:

Roberta Artiolli: “Já sobre o som, ele aponta para onde estamos indo. O próximo disco vai turbinar todos os nossos elementos mais conhecidos. Onde é rock, vai ser mais rock. Onde é eletrônico, vai ser mais eletrônico. E onde houver momentos contemplativos, vai ser para pensar mesmo.

O disco todo terá um conceito de que tudo está amarrado e que seus gestos, ações e decisões impactam a vida do outro. E esse conceito de que tudo está ligado vai se refletir nas letras e nos timbres.”

Agora o que nos resta é aguardar pelo lançamento do álbum!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido!!