Com foco em música experimental Minimal Sets recebe SLVGRDS em sua estreia
Cansado com a dificuldade em encontrar espaços para tocar seu som fora da caixa e nada convencional V.Diasz decidiu buscar por novas possibilidades. O experiente músico do cenário paulista, que até chegou a morar no interior de Minas Gerais e hoje reside em Taubaté (SP), já teve selo independente e colheu frutos com seu projeto Sin Ayuda. São 10 anos colecionando histórias e parcerias no underground.
Mesmo com o fim do projeto ele não parou e começou a fazer diversos outros projetos como a SLVGDS (Salveguardas) e o Hesla – este último que esteve presente na coletânea de um ano do selo alagoano Crooked Tree Records.
Como podem observar os projetos mais recentes do artista flertam com sons bem mais experimentais e viajados que os tempos de Sin Ayuda. E isto também envolve complicações como a falta de valorização de todo um nicho musical que muitas vezes tem que “tocar de graça” ou é jogado para escanteio nas agendas de casas de shows.
Pensando nisso e observando o trabalho de músicos que admira, V.Diasz decidiu atuar também como produtor. Foi mais ou menos assim que surgiam as Minimal Sets, projeto que tem como objetivo valorizar e promover pockets shows de caráter autoral com foco em artistas que fogem do padrão encontrado no mercado fonográfico. Muitos deles que exploram o experimental, noise, programação eletrônica e adjacentes.
Primeira Edição
Na primeira edição das Minimal Sets o projeto recebe o duo Salvaguardas (SLVGRDS) que após 9 anos de hiato, retorna para sua primeira apresentação ao vivo. O projeto é composto por V.Diasz (Sin Ayuda) e Luis Meteoro (Seamus/Labirinto), estes que mantém uma amizade de mais de 10 anos e muito repertório de influências para apresentar.
O Que Esperar?
Segundo V.Diasz: Improvisos, programações e clima nonsense mutation. Em outras palavras muita piração, viagem por camadas sonoras, beats eletrônicos e muita entrega.
O show acontece no Hotel Bar localizado na Rua Augusta na travessa com a Mathias Aires neste sábado (27) às 21 horas e a entrada é no esquema 0800. Ou seja, é só chegar para apreciar este show de reunião. Para mais informações confira o evento no Facebook para acompanhar o projeto curta a página das Minimal Sets por lá também.
[Hits Perdidos] Conte mais sobre as origens das Minimal Sets e o que pretende com essa iniciativa?
V.Diasz: As Minimal Sets surgem da necessidade de não fazer parte de nada. Ao longo dos anos, nunca fui um artista que fez música comercial ou de tendência, e isso me fez ver o quanto é complicado pra quem não aposta no “certo’ conseguir shows ou até mesmo ser lembrado. A minha ideia (em um mundo perfeito) é produzir esses pocket shows de forma itinerante, até achar um lugar fixo. Ter uma periodicidade e até mesmo algo maior… Quem sabe um fest? Seria massa. Gostaria de agradecer ao Rogério Salles aka Cebola dono do Hotel Bar pela preza e por acreditar no embrião do projeto.
[Hits Perdidos] Como você descreveria o som do SLVGRDS e o que esperar do show deste sábado?
V.Diasz: SLVGRDS é como se o Tricky encontrasse o Alphex Twin para um café, o garçom é o Tommy Guerrero, o dono do bar é o John Frusciante e lá estava tocando Clan of Xymox (risos). Pode esperar muito DELAY e uma cervejinha gelada.
[Hits Perdidos] Como você enxerga os obstáculos para quem faz um som mais experimental no Brasil e quais são suas maiores referências?
V.Diasz: Com certeza é a falta de oportunidade remunerada de mostrar seu trabalho. No quesito banda, La Carne é a minha inspiração para uma carreira que eu gostaria de ter… Tocar porque é preciso, e não buscar tendências. Como produtor, tem um rolê em Sorocaba (que eu nunca fui) mas acompanho sempre e é bem legal, chama Experimentasom, com certeza é uma grande inspiração pras minimal sets.
[Hits Perdidos] Quais bandas pretende convidar para as próximas Minimal Sets
V.Diasz: Tem muita coisa rolando nesse formato. Mas pretendo chamar o Hez (projeto do henrique que tocava no College/Gigante Animal), Formafluída, Antiprisma, Capitão Além, Dois pés (trio de curitiba bem foda), D.Selvagi (Hierofante Púrpura), Moblins, American Freaks (duo novinho em folha de RN), Sketchquiet (do meu parça e boss Mario Alencar)… A lista é grande.. Agora é firmar parcerias e apresentar o projeto, para que ele consiga prosperar em alguma frente.
Playlist SLVGDS no Spotify oficial do Hits Perdidos
Para fechar o post pedi para o V.Diasz preparar uma playlist especial para o Hits Perdidos para aquecer para a estreia das Minimal Sets. Claro que um projeto com esse nome merecia ter seu SET divulgado por aqui.
1 Comment
Demais!!! Avoa!