Além dos shots de Corotinho: conheça o power trio Garrafa Vazia

Hoje vamos falar de uma banda um tanto peculiar, uma banda que tem todo o perfil podreira cool no melhor estilo Läjä Records. Uma prova disso é o lema escolhido pelo power trio de Rio Claro – SP:

Punk, Refrão e Cachaça!



E referências a cultura pop brasileira não faltam no repertório do Garrafa Vazia. A começar pelo nome do conjunto que vem direto da Copa do Mundo de 90 – Era Pré 7×1, amigos – na qual a malandragem entrava em campo e valia TUDO para sair de campo classificado.

PS: Mesmo na era pré 7×1, a Alemanha levou o caneco naquele ano (é 7×1 todo dia, pode confirmar)



O nome vem diretamente da expressão de Osmar Santos – talvez o maior radialista esportivo que este país já teve – que soltou a bomba antes do jogo Camarões x Colômbia: “agora eu quero ver quem tem Garrafa Vazia pra vender!”.

Formado em 2009, a gangue é composta por Mário Mariones (vocais e baixo), Hebert (guitarra ~ descalça ~ e vocais) e Ralph Vast Aka. Vadio (tambores dançantes, vulgo bateria). Eles já tem três registros de estúdio Os Garrafa (2011), Greatest Shits (2013) e Back To Bacana (2014). Além de uma Pedrerage Sessions #1 – gravada em Piracicaba – e um split (2014) com Hippies not Dead (banda de 1995 da cidade de São Carlos).

Mas vamos falar de coisa séria:



Fui introduzido a banda através de uma tática de guerilha – via facebook – onde TUDO VALE para mostrar seu som. Com os seguintes dizeres:

Já ouviu Corotinho? Corotinho é o milagre no potinho!



Não demorou muito para depois de algumas risadas: prestar atenção no som dos caras. Me remeteu ao bom humor de bandas como Garotos Podres, Periferia S/A, Zumbis do Espaço, Muzzarelas (Campinas – SP), Gramofocas (Brasília – DF) aliado as ironias do punk brazuca dos anos 80 – Ratos de Porão e Olho Seco – e com aquela despretenção do punkrock clássico de 77.

O escárnio, a ironia, a bebedeira, a auto-destruição e polêmicas fazem do som da banda algo divertido e porque não dizer: te convocam para o pogo com uma caneca na mão em ritmo de Oktoberfest.



O trabalho que atualmente divulgam é o Back to Bacana (2014), no qual conta com oito sons – gravados no melhor estilo nu e cru – em poucas horas na sede da Pé de Macaco S/A (produtora independente de São Carlos – SP). A capa do disco foi concebida por Luiz Berger e remete muito a genial capa do disco Brasil (1988) do Ratos de Porão em uma versão ainda mais bagaceira.




O disquinho começa e termina como um torpedo, músicas curtas e é realmente um verdadeiro tributo álcoolico a bagaceira. Claramente não deve ser levado a sério e a gargalhada é liberada. Você percebe facilmente que a banda mais se diverte gravando do que se preocupa em deixar tudo certinho e careta.

Em pouco mais de 15 minutos, você já ouviu tudo e já aperta o play de novo na descobrir qual a letra mais engraçada do repertório. O destaque fica para “Incurável Coriza” no melhor estilo Garotos Podres de ser.

Mas se o som é um grande parque de diversões a identidade visual tem que acompanhar todo esse ritmo de fim de festa.



Os caras tem até uma música protestando contra o estilo consumista que de quebra brinca com um dos maiores clássicos do Reggae.



Em outra eles criaram uma espécie de filme de terror – alá Zumbis do Espaço – tirando onda com a programação lamentável da televisão brasileira.



Em “Geração Iogurte”, não sobra espaço para geração criada a leite de pêra se defender.



Com Garrafa Vazia, a diversão é garantida. Em breve o grupo pretende lançar mais um split e um novo disco com inéditas. Ficamos no aguardo mas temos a certeza que com Garrafa Vazia a diversão impera e não existe mal tempo.



Bandcamp
Soundcloud
Facebook
Youtube
Contato

This post was published on 14 de outubro de 2015 5:02 pm

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Ente embarca em um sonho lúcido no experimental “Voltarei a Ser Parte de Tudo”

Em nosso radar desde o ano passado, o quarteto carioca Ente apresentou, no começo de…

22 de abril de 2025

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

This website uses cookies.