30 documentários musicais que (provavelmente) você nunca ouviu falar

Documentários musicais são como caixinhas de chocolate: você nunca sabe o que esperar.

Assistir a um documentário é um exercício de aprendizado.  Nele encontramos todo trabalho de pesquisa ”mastigado” e resumido para as telonas.

Muitos deles demoram anos e exigem uma árdua pesquisa de campo por parte dos documentaristas, seja realizando entrevistas, buscando dados em biografias e averiguando veracidades e contradições.

Aqui no Brasil costumam existir pequenas mostras de cinema onde o conteúdo é exibido porém apenas uma pequena parcela da população tem acesso as exibições. O que é uma pena.

Uma iniciativa bacana que tem rolado nos últimos 6 anos é o In-Edit Brasil. Nele são exibidos documentários, alguns diretores são convidados para palestrar, ocorrem alguns shows e o melhor de tudo: a preços super acessíveis.


in edit


É bem verdade que as sessões estão sujeitas a superlotação e que dependendo da popularidade do artista/banda retratado  é bom chegar cedo.

Não é á toa que o In-Edit Brasil tem tudo para se tornar o SXSW tupiniquim. A edição de 2014 aconteceu recentemente durante os dias 1-11 de maio com direito a exibição extra (fora do período da mostra) do documentário ”Filmage” (2013) no dia 14.

Apesar da mostra receber muitos documentários muitos outros passam longe de ser exibidos no país. Outros graças a internet são possíveis de encontrar em sites como Pirate Bay e fóruns de internet.

Sabendo disso e da dificuldade de saber muitas vezes da existência dos documentários tive a ideia de facilitar as coisas para vocês.

Fiz uma seleção de 25 documentários que provavelmente você não saiba da existência ou assistiu. E caso tenha ouvido falar de algum e não foi atrás, fica registrado aqui o lembrete.

1. Rocksteady: The Roots Of Reggae (2009)

Um documentário obrigatório para quem curte reggae, ska, rocksteady, dub e afins. O filme parte da ideia de registrar o encontro entre ”mitos” dos gêneros.

Muitos destes morando longe da tropical Jamaica a muitos anos e que nunca tiveram o merecido reconhecimento.

Ao fim do documentário é possível ver o registro de um show mais do que especial e emocionante de reunião os velhos amigos.  Uma grande celebração ao rítmo caribenho, suas ramificações e sua história.

Confira aqui o documentário completo.

2. Trying It At Home (2014)

O documentário de aproximadamente 40 minutos busca retratar a cena independente DIY americana atual.

Frank Turner, Jeff Rosenstock, Chris Clavin, David McWane entre outros contam os desafios e vivencias da cena underground atual.

Assim como as bandas retratadas nele, o documentário é feito por uma produtora totalmente independente e soa ”amador”. O que dá ainda mais graça e vontade de assistir.

3. Once Upon A Time In New York: The Birth Of Hip Hop, Disco &Punk (2007)

O documentário feito pela rede de TV britânica BBC busca contar um pouco da história musical de uma das maiores e influentes cidades do mundo: Nova Iorque.

Com uma cultura riquíssima a cidade sempre ditou tendências e em muitas vezes foi considerada: ”o lugar para se estar”.

4. One Nine Nine Four (2009)

No fim dos anos 80 o punk estava em baixa. Muitas bandas estavam parando, a cena estava enfraquecendo e o rock vivia os tempos de hard rock e hair bands.

Eis que começa a aparecer em pequenos clubes bandas que começam a mudar o rumo da cena punk. Artistas como Green Day, Rancid, The Vandals, Guttermouth, Offspring e Pennywise começam a aparecer. Outras bandas que viviam tempos de baixa como Bad Religion e NOFX voltam a ganhar a atenção da mídia.

Pronto, em 1994 a bomba explode e todo mundo começa a ouvir punk rock (novamente) com essa nova geração.

O documentário é narrado pelo skatista Tony Hawk, sim aquele moço que realizou o primeiro 900 da história. Ele que durante os final dos anos 90 teve uma série de jogos para vídeo game que marcou época por contar com bandas dessa leva em sua trilha.

Confira aqui o documentário:

5. A Band Called Death (2012)

O documentário conta a história da banda proto punk Death.

A banda era punk muito antes do próprio punk existir. O conjunto era formado por uma família negra de Detroit e o que mais impressiona é: uma banda tão diferente e trangressora não ter alcançado o merecido sucesso.

O documentário tenta explicar os ”porquês” de tudo isso e o lado família e espiritual que ligam a banda. Um daqueles documentários OBRIGATÓRIOS para quem gosta de música.

Vale lembrar que o documentário esteve presente na edição do In-Edit Brasil de 2014.

6. Big Star: Nothing Can Hurt Me (2012)

O documentário busca contar a curta carreira da banda setentista Big Star.

Tendo potencial para despontar de bandas como Beatles e Rolling Stones, a banda de Memphis nunca conquistou o aclamado sucesso comercial. O grupo caiu nas graças de uma outra geração na qual eles jamais sonharam conquistar.

7. Color Me Obsessed: A film about The Replacements (2011)

O documentário busca contar a história do Replacements. A banda da mesma cena musical do Hüsker Dü teve diversos altos e baixos.

De shows caóticos a disco produzido por Tommy Ramone, a banda viveu dias de glória ao mesmo tempo que comeu o pão que o diabo amassou.

A banda voltou no ano passado para a última edição do Riot Fest e desde então tem se apresentado em diversos festivais como uma das headliners.

8. 1991:The Year Punk Broke (1992)

O documentário conta com imagem da primeira tour pela europa do Nirvana junto com bandas como: Sonic Youth, Dinosaur Jr., Gumball, Ramones, Agnostic Front, Babes In Toyland entre outras.

9. Searching For Sugar Men (2012)

O documentário conta a história de Rodriguez, um cantor dos anos 70 que não teve sucesso comercial nos Estados Unidos.

Segundo o dono da gravadora por lá o disco vendeu apenas 6 unidades. Mas o que ele nunca soube é que na África do Sul ele era cultuado no mesmo nível de Elvis Presley, Beatles e Rolling Stones.

O filme retrata o trabalho de pesquisa intenso do documentarista suéco em descobrir quem era o tal do ”Rodriguez” que ele tinha tão poucas informações sobre.

Diversas lendas urbanas sobre o possível suicídio do cantor circulavam em território africano, o documentário ganha outro rumo quando descobrem que Rodriguez está vivo e agora tem a possibilidade de conquistar o sucesso que nunca teve.Tudo isso muito longe de sua terra natal.

Emocionante, sensível e humano, o documentário foi exibido no país na edição do In-Edit Brasil de 2013. Sendo bastante premiado.

A parte triste de tudo isso é que o jóvem documentarista foi encontrado recentemente.

Confira aqui o documentário

10. What We Do Is Secret (2007)

Apesar de não ser um documentário o filme conta a história de Darby Crash, lendário vocalista do grupo punk californiano The Germs.

Uma curiosidade fica pelo ator (Shane West) que interpretou Darby ser muito fã da banda e ter implorado o papel para o diretor Rodger Grossman.

11. Springsteen & I (2013)

O documentário é um pouco diferente do que você deve estar acostumado. Nele o foco não é a história de Bruce Springsteen e sua mítica trajetória, e sim os fãs.

Feito de maneira colaborativa, o diretor pediu para os fãs mandarem vídeos contando sua história pessoal e singular com Bruce. Durante o documentário é possível ver trechos dos vídeos enviados pelos fãs.

Destes milhares de vídeos alguns felizardos foram selecionados e tiveram a oportunidade de viajar para o Reino Unido, assistir a um show do Boss na primeira fileira e ainda conhecê-lo pessoalmente.

Um documentário que agrade de fãs fervorosos de Bruce Springsteen á curiosos. O filme chegou a ser exibido no país em pouquíssimas salas da rede Cinemark durante o ano passado.

12. Boys From Nowhere: The Story of Boston’s Garage Punk Uprising (2014)

Este documentário que conta a história das primeiras bandas de garage punk de Boston ainda não foi exibido mas segundo a produtora em breve teremos maiores informações.

Mas você pode conferir o trailer aqui:

13. Crass: There’s No Authority But Yourself (2006)

O documentário conta a história de uma das bandas mais anti-sistema que já existiu, o Crass.

Durante 64 minutos ele busca mostrar as condições em que a banda vive hoje em dia, sua filosofia de vida e a briga contra a rainha e seus seguidores.

14. Instrument (2003)

Após o fim do Minor Threat Ian Mackaye começou um novo projeto: o Fugazi. Tendo durado de 1986 a 2003 (quando entrou em hiato) a banda marcou época e é um dos maiores nomes da cena post-hardcore.

Confira aqui o documentário.

15. The Other F Word (2011)

O documentário conta de contar um dos maiores desafios na vida de qualquer rockeiro: ser pai.

De maneira descontraída, dramática e espontânea o filme tem como personagem principal o vocalista do Pennywise: Jim Lindberg e seu drama pessoal em sair da banda para poder passar mais tempo com sua família.

Além disso nele você encontra depoimentos de caras como: Fat Mike, Lars Frederiksen e Duane Peters.

16. New York Doll (2005)

O documentário conta a história de Arthur Kane, ex membro do New York Dolls.

Tendo passado por diversos problemas com bebida, Arthur entra para a igreja mórmon e abandona o mundo de ”sexo, drogas e rock’n’roll” dos dias de dolls.

Ele é diagnosticado com leucemia, o que comove os antigos amigos de banda que decidem fazer um grande show de volta. Único afastado da carreira musical Arthur volta a tocar baixo e vira o centro das atenções do retorno.

17. I’m Trying Not To Break Your Heart (2002)

O documentário mostra as gravações do disco ”Yankee Hotel Foxtrot” da banda americana Wilco. Um dos maiores sucessos do conjunto o disco quase não foi para o mercado. 

Com problemas durante o processo criativo entre gravadora e banda, o selo acaba demitindo o Wilco. Mesmo assim, eles com a fita mestra em mãos decidem finalizar o álbum e lança-lo.

18.  No Room For Rockstars (2012)

Gravado durante o festival Warped Tour de 2010 o documentário conta a história de um dos maiores festivais de música alternativa do mundo.

19. Afropunk (2003)

O documentário retrata a cena afro americana de punk rock.

O mais interessante deste registro fica por conta de dilemas como: preconceitos, auto-aceitação e conquista de seu espaço dentro de um mercado que muitas vezes é racista e xenofóbico.

20. Hated: GG Allin And The Murder Junkies (1994)

O documentário conta a história de um dos personagens mais pirados e escatológicos da história da música GG Allin, o punk mais punk de todos os tempos literalmente.

Morto em 1993 por overdose de drogas, o vocalista era odiado por seus fãs. Com um público bastante hostil não era incomum ver em seus shows ele colocar garrafas em seu ânus, cenas de nudez e auto flagelação durante suas performances. GG também relizava o famoso ”número 2” em cima do palco e em seguida comia os restos fecais.

É bom avisar antes esse tipo de coisa para que não ocorram surpresas durante a exibição.

21. Blank Generation (1980)

Mais um da lista que não é documentário mas ao mesmo tempo não deixa de ser também. Blank Generation conta a história de uma jornalista tentando cobrir a história de uma ascendente estrela do punk rock: Richard Hell, sim, do Voidoids.

Ele mesmo participa do filme ao lado do artista Andy Warhol que também faz parte do elenco.

22. NOFX Backstage Passport (2008)

É um DVD também exibido como série para televisão retratando a tour mundial da banda NOFX no ano de 2006. Todos os problemas, confusões, drogas e dia a dia são retratados.

O ponto alto do documentário fica por conta do drama vivido por Kent, manager do NOFX, que durante um grande vexame em um trem decide largar a bebida.

23. Joe Strummer: The Future’s Unwritten (2007)

O filme conta a vida de Joe Strummer, eterno vocalista do The Clash. Falecido em 2002 aos 50 anos, Joe é homenageado. Nele é retratada sua vida pessoal, profissional e o legado que deixou.

24. Fred Perry: Subculture (2006)

Subculture é uma série de pequenos documentários feita pela grife Fred Perry e o diretor de cinema: Don Letts. Além de um festival que acontece anualmente.

Como a marca sempre teve alta indentificação com a contra cultura e o movimento underground nada mais justo do que prestar essa homenagem a seus consumidores.

25. The Revival Tour Documentary (2013)

O documentário conta a história do festival Revival Tour. Nele músicos folk excursionam pelos Estados Unidos e europa.

Seu fundador do festival é ninguém menos que Chuck Ragan (Hot Water Music) e dentro do line-up sempre estão presentes carreiras solos de outros ícones do punk americano em suas respectivas carreiras solo.

Além da banda, ter uma próspera carreira solo, ser dono de festival e carpinteiro ele se aventurou recentemente em escrever o livro: ”The Road Most Traveled” (2012) reunindo histórias dos duros dias de estrada de artistas, bookers, donos de casas, produção e todos os envolvidos no show bizz.

26. American Hardcore (2006)

O filme busca contar a história da cena punk rock americana durante os anos de 1980 a 1986. Super completo, ele buscar retratar as mais diferentes cenas do hardcore do país.

Confira ele aqui.

27. Brooklyn Rocksteady (2013)

O documentário busca retratar a cena de rocksteady nova iorquina. Um dos maiores representantes da cena é a banda Slackers porém o documentário abrange desde bandas, colecionadores de vinil, dj’s, gravadoras a fãs.

Você pode conferir ele aqui.

28. Upside Down: The Creation Records Story (2010)

O documentário conta a história da caótica e revolucionária Creation Records, gravadora de Alan McGee. Visionária e cheia de talentos reunidos a gravadora passou por poucas e boas até sua falencia.

Bandas como Oasis, Primal Scream, Jesus & The Mary Chain, Libertines entre outras estão no currículo de produtor de Alan.

Confira ele aqui.

Boatos dizem que a gravadora está voltando a ativa e que já está fechado o contrato com uma ”grande banda”. Agora é só esperar para ver o desfecho dessa novela.

29. The Obsessed (1994)

Documentário sobre a banda de Doom Metal The Obsessed.

Nele diversas figuras como: Henry Rollins, Ian MacKaye & Joe Lally (Minor Threat, Fugazi); Peter & Franz Stahl (Scream, Wool); Dale Crover (Melvins); Tesco Vee (The Meatmen, Tesco Vee’s Hate Police); Bruce Merkle (Harlingtox A.D.); Pepper Keenan (Corrosion Of Conformity, Down); Lee Dorrian (Cathedral); Don Fleming (Velvet Monkeys, B.A.L.L., Gumball); Jennifer Finch (L7); David Teague (Muzza Chunka); Jay Yuenger (White Zombie); Tom Lyle (Government Issue); Phil Anselmo (Pantera, Down) falam sobre o lendário conjunto.

30. The Punk Singer (2013)

O documentário que também foi exibido na edição de 2014 do festival In-Edit Brasil narra a história de uma das mais importantes líderes do movimento musical das Riot Girls, Kathleen Hanna.

Além de falar sobre a carreira com as bandas Bikini Kill, Le Tigre e The Julie Ruin o filme aborda sua vida pessoal e sua saga contra a doença de lyme. Esta última que a impossibilitou por anos: cantar.

Advertisements

One thought on “30 documentários musicais que (provavelmente) você nunca ouviu falar

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s