Willis Earl Beal chegou a morar nas ruas de Albuquerque, Novo México (EUA), antes de conseguir lançar o seu primeiro disco. Foi a partir desta experiência que ele começou a cantar canções viscerais para ajudá-lo a lidar com a dura realidade de viver ao relento. Após conseguir um emprego de porteiro em um motel, o cantor de 27 anos se dedicou intensamente a música até chamar atenção com a mistura de soul, blues e lo-fi aliados a rimas típicas do rap.
Essa rica combinação você percebe ao longo do disco de estreia ‘Acoustomatic Sourcery‘ lançado pelo selo Hot Charity / XL Recordings em 2012. Com vocais hora intimistas, hora rasgados, Willis encontra o casamento perfeito entre o hype de bandas lo-fi com a vanguarda revival do blues/soul. Um bom exemplo disso é o single ‘Evening Kiss’ que ganhou uma versão ao vivo emocionante apresentada no consagrado programa de televisão inglês comandado por Jools Rolland.
A faixa ‘Swing On Low’ é outra que merece bastante destaque no disco pelo seu misto de estilos num vocal blueseiro com arranjos de teclados. Assim como a bonita balada ‘Away My Silent Lover’, que fecha o disco.
O álbum tem seus ‘highs and lows’ partindo de músicas animadas, mas sem esquecer o lado reflexivo e emotivo. Isso ajuda a notar até onde o talentoso vocal de Willis Earl Beal pode chegar, o que enriquece bastante a obra e faz com que o álbum possa ser ouvido a qualquer hora.
É interessante notar que Willis não tem apenas chamado a atenção do público, mas também de artistas consagrados como a veterana Cat Power, que convidou o cantor para excursionar com a sua banda em uma turnê americana.
O próximo álbum do cantor, ‘Nobody Knows’, será lançado no dia 9 de setembro e o tracklist do trabalho já foi inclusive divulgado. A faixa ‘Coming Through’ contará com a participação de Cat Power. Outra faixa que estará no disco e tem causado certa polêmica nas redes sociais é ’Black Beauty’. Ela é uma resposta de Willis à aclamada cantora pop Lana Del Rey a quem ele sampleia os vocais na canção.
Soundcloud – ouça música sobre polêmica
Colaboração feita para a Madmag publicada no dia (28/08/2013)
This post was published on 13 de maio de 2014 5:21 pm
Festivais mexicanos e a desigualdade de gênero: quando a curadoria define quem pode existir O…
Em entrevista exclusiva Patrick Flynn, do Fiddlehead, o vocalista fala sobre a transição do Have…
Em entrevista, o Reverendo Frankenstein fala sobre o EP Renascido!, a nova formação e a…
Jéssica Falchi: Solace marca a estreia solo da guitarrista em um EP instrumental que expande…
Entre lançamentos e movimentos, o momento da música portuguesa Nos últimos tempos, um movimento silencioso,…
No álbum de estreia, a banda Wilza transforma herança grunge, punk e humor ácido em…
This website uses cookies.