Willis Earl Beal: Lo-Fi e Blues sem escalas

 Willis Earl Beal: Lo-Fi e Blues sem escalas

Image


Willis Earl Beal chegou a morar nas ruas de Albuquerque, Novo México (EUA), antes de conseguir lançar o seu primeiro disco. Foi a partir desta experiência que ele começou a cantar canções viscerais para ajudá-lo a lidar com a dura realidade de viver ao relento. Após conseguir um emprego de porteiro em um motel, o cantor de 27 anos se dedicou intensamente a música até chamar atenção com a mistura de soul, blues e lo-fi aliados a rimas típicas do rap.

Essa rica combinação você percebe ao longo do disco de estreia ‘Acoustomatic Sourcery‘ lançado pelo selo Hot Charity / XL Recordings em 2012. Com vocais hora intimistas, hora rasgados, Willis encontra o casamento perfeito entre o hype de bandas lo-fi com a vanguarda revival do blues/soul. Um bom exemplo disso é o single ‘Evening Kiss’ que ganhou uma versão ao vivo emocionante apresentada no consagrado programa de televisão inglês comandado por Jools Rolland.



A faixa ‘Swing On Low’ é outra que merece bastante destaque no disco pelo seu misto de estilos num vocal blueseiro com arranjos de teclados. Assim como a bonita balada ‘Away My Silent Lover’, que fecha o disco.

O álbum tem seus ‘highs and lows’ partindo de músicas animadas, mas sem esquecer o lado reflexivo e emotivo. Isso ajuda a notar até onde o talentoso vocal de Willis Earl Beal pode chegar, o que enriquece bastante a obra e faz com que o álbum possa ser ouvido a qualquer hora.

É interessante notar que Willis não tem apenas chamado a atenção do público, mas também de artistas consagrados como a veterana Cat Power, que convidou o cantor para excursionar com a sua banda em uma turnê americana.

O próximo álbum do cantor, ‘Nobody Knows’, será lançado no dia 9 de setembro e o tracklist do trabalho já foi inclusive divulgado. A faixa ‘Coming Through’ contará com a participação de Cat Power. Outra faixa que estará no disco e tem causado certa polêmica nas redes sociais é  ’Black Beauty’. Ela é uma resposta de Willis à aclamada cantora pop Lana Del Rey a quem ele  sampleia os vocais na canção.

Soundcloud – ouça música sobre polêmica

Colaboração feita para a Madmag publicada no dia (28/08/2013)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido!!